Thursday, January 26, 2017

EP: The Search For Everything: Wave One - John Mayer

Nota: 10 / 10

Cara, faz muito tempo que eu estou querendo falar de John Mayer aqui no blog! Sou fã do músico, tenho todos os discos. Agora... esse novo projeto do cara vai dar um trabalhinho, hein! Pra quem está por fora, eu explico: o Mayer resolveu apostar no formato digital de EP. Ele falou que seu trabalho ao longo desses anos de ausência produziu muita música, então ele vai lançar o disco The Search For Everything a prestação... 4 músicas de cada vez... todo mês! Este é o lote de Janeiro, que ele chama de Wave One. Ou seja, todos os meses vai ter uma onda nova de músicas do cara ao longo de 2017. Uau!

Eu não consigo me lembrar de nenhum outro artista que lançou um disco dessa forma! Mayer está realmente inovando na abordagem, apresentando o conceito de álbum episódico. Eu já ouvi falar de videogame episódico, a Telltale faz isso muito bem a anos, inclusive eu resenhei Back to the Future: The Game aqui no blog, só pra citar um exemplo. Mas disco episódico eu nunca havia visto. Será que a moda pega na indústria musical?

Enfim, serão artigos curtos que eu vou escrever, porque serão quatro músicas todo mês. Eu não poderia deixar passar qualquer oportunidade para falar do John Mayer, e esta aqui parece bem interessante. Eu só me pergunto como é que o disco-antologia vai ser disponibilizado no fim de tudo, mas isso é outra história.

Wave One, lançado agora dia 20 de Janeiro, é o primeiro lançamento em estúdio do cara em quatro anos! Seu último lançamento foi o álbum Paradise Valley, em 2013. Portanto, fazem quatro anos que eu estou aguardando música nova dele. Mas a espera valeu a pena.

Vamos falar do lote de quatro canções que o músico disponibilizou este mês, via iTunes e Spotify. A primeira, "Moving On And Getting Over" é uma boa faixa soul com incursões de blues; a segunda, "Changing", é uma bonita balada com relances de country e um solo intermediário bem remanescente do blues, parece até sobra de Paradise Valley.

Também gostei da balada "Love On The Weekend", com um ritmo mais upbeat e melodias mais acaloradas. Fechando este lote de Janeiro, a delicada balada só ao piano "You're Gonna Live Forever In Me".

Valeu a pena esperar todo este tempo por música nova do artista. Wave One pode não ser muita coisa agora, mas tem músicas adoráveis e que valem a pena manter no seu play por algum tempo. Em Fevereiro, o músico disse que vem mais um lote por aí, a Wave Two. Que ele tenha a mesma qualidade que este primeiro que acabamos de ouvir.

The Search For Everything (2017)
Wave One (Janeiro)
(John Mayer)

Tracklist:
01. Moving On and Getting Over
02. Changing
03. Love on the Weekend
04. You're Gonna Live Forever in Me

Selo: Columbia / Sony Music

Banda:
John Mayer: voz, guitarras
Pino Palladino: baixo
Steve Jordan: bateria, percussão
Greg Leisz: guitarra (faixa 2)
James Fauntleroy: teclados (faixa 1)
Larry Goldings: teclados (faixa 1), órgão (faixa 2)
Davide Rossi: cordas (faixa 4)

Discografia:
The Search For Everything (2017)
  * Wave Two (Fev/17) - EP
  * Wave One (Jan/17) - EP
- Paradise Valley (2013)
- Born and Raised (2012)
- Battle Studies (2009)
- Continuum (2006)
- Heavier Things (2003)
- Room for Squares (2001)

No comments:

Post a Comment