Saturday, January 28, 2017

CANTO DO CISNE: John Hurt

Mal Janeiro terminou, e já sinto um incômodo cheiro de 2016 novamente. Morreu o ator John Hurt. Não deu um mês depois da morte de Debbie Reynolds no ano passado, e já me morre mais um ator. Triste. Um ótimo ator. Estou meio que remodelando esta sessão do meu blog para algo mais simples. Mas mesmo assim, com o mesmo objetivo, honrar a trajetória de um grande talento que se foi.

Do topo da minha cabeça, consigo  me recordar de algumas das mais memoráveis performances de Hurt das quais me lembro sempre com entusiasmo: o Kane do filme Alien, de 1979 e a reencenação cômica da cena clássica de Alien pelo mesmo John Hurt na excelente comédia Spaceballs, de 1987, que satiriza Star Wars; o Caligula da série de TV I, Claudius, de 1976; a voz de Aragorn na adaptação animada de Lord of the Rings, de 1978, muito bacana pra quem só conhece os filmes de Peter Jackson; o John Merrick, no desconcertante filme The Elephant Man, de 1980, filme que me causou repulsa ao ver um protagonista tão horrivelmente deformado; o Broom, dos ótimos filmes de Hellboy; também lembro de em 2011 tê-lo visto junto de Gary Oldman no ótimo filme Tinker Tailor Soldier Spy, que eu adorei; um dos poucos filmes baseado em quadrinhos que Hurt participou, junto dos Hellboy, V for Vendetta, onde ele interpreta o personagem Adam Sutler, o que lhe rendeu algumas cenas bem clássicas do gênero filmes de HQs; e por último, mas não menos importante, o personagem Ollivander, da série de filmes do bruxo Harry Potter, que quem é mais novo, deve se lembrar sempre com carinho.

Hurt fez outros diversos papéis em sua longeva carreira, e nos deixa agora, aos 77 anos, neste mesmo dia. Ele nunca foi o tipo de ator de estrelar filmes, apesar de ter estrelado alguns, sempre se destacou mais mesmo pelo seu papel de ator coadjuvante, mas sempre fez estas atuações com esmero e profissionalismo... ou a grande parte delas, nos filmes bons em que esteve envolvido. Era um excelente performer, e com certeza nos deixará saudades. Descanse em paz! Vou deixar vocês com uma bela lista que o perfil Watch Mojo do Youtube fez em 2014, com suas atuações mais marcantes.

No comments:

Post a Comment