Friday, September 16, 2016

HQ: The Dark Knight III: The Master Race (Cavaleiro Das Trevas III: A Raça Superior) - Livro 5

Nota: 7,5 / 10

A edição anterior de TDK3 não foi lá essas coisas; enrolômetro ligado na potência máxima, referências que a dupla Azzamiller se recusa a explicar, marola, marola, marola. Tudo isso fez com que eu passasse a ficar menos motivado a ir nas bancas comprar o próximo número, ainda mais com a série de intempéries que venho enfrentando nos últimos meses.

Claro que não estou aqui para me queixar de meus problemas, e sim dos problemas da HQ que é o "livro cinco" de TDK3. E para minha surpresa, a narrativa melhorou um pouco sim, nada demais, mas agora parece que já está engatando outra marcha para se dirigir à conclusão da história. Mais ação, menos enrolação, e um clima que remete bastante à primeira história dos anos 80. Claro, com alguns problemas ainda, mas mesmo assim, algo de mais valor do que a quarta edição... exceto, é claro, pela mini-revista.

A trama começa com Gotham indo em béstia, sendo destruida, detonada pelo povo de Kandor. Virando a página, vemos uns caras de lancha, levando o Flash para o morcego, no que parece ser um esgoto, e o velocista, claro, está com as pernas detonadas. Nenhuma explicação do porque o Crazy Steve (apelido do Linkara ao Batman do Miller, lembra?) arrebentou as pernas dele, apenas o maluco dizendo na narração que não é hora de curar, mas sim de "alimentar a doença", se referindo ao reino de terror que assola Gotham e a Terra. A-ham. Ok, alimentar a doença.

É isso que você quer falar, Miller: "oi eu sou o goddam Batman, sou fodão pacarai, todo mundo perto de mim não passa de um borra-bosta, bobalhão, um peãozinho que eu uso do jeito que eu quero; claro que eu tô detonado e fudido depois de anos de batalha intensa contra o crime e não me aguento em pé sem anestésicos e minha bengala, mas vejam... VEJAM COMO SOU FODÃO!"

Aiaiai, pois bem, a Batgirl da mini-revista da edição anterior era na verdade... Carrie Kelley??? Mas e a Barb... tá, que se dane, Carrie Kelley, "tá serto", Miller, ok. Dotô mandou não contrariar. Ela, deslumbrada com tudo que vê ao lado do Aquaman estão sendo transportados por um enorme... tubarão-martelo? Enfim, estão os dois em cima da cabeça do peixão, há metros de profundidade abaixo da água e o Aquaman aponta para algo, e... opa, opa, não é hora para isso, mais história, mais história... corta para o povo de Kandor e a Lara.

Quar explica a Lara que não quer matar a raça humana, mas sim, inspirá-los a se auto-destruírem, fazer com que os humanos façam o que fazem melhor, que como Lara observou, é destruirem a si mesmos. Ok, isso foi até uma crítica boa, dado o mundo atual, meio clichê, mas ok, nada demais. Evoca a figura do puro mal. Não sei se o objetivo foi pegar carona no Coringa de Nolan, afinal de contas, não vi até agora algo que explicasse as ações do líder de Kandor, mas enfim.

A Mulher-Machovilha só bate o ponto de novo em 5 míseros painéis, reclamando que o isolacionismo a incomoda. Tá ficando chato, hein? Quando é que vou ver alguma ação amazona aqui nessa budega? Até agora a amazona está na história só de enfeite. Nossa, eu acabo de reclamar que algo que veio de TDK2 não está tendo utilidade na história? Puts, então deixa pra lá, senão vai começar a parecer que eu gosto daquela merda!

Enfim, o Aquaman vai lá no Ártico libertar o Superfrouxo da matéria-negra e ele ressurge todo heróico. Espero que agora ele tenha uma utilidade na história ao invés de trepar em pleno voo com a Machovilha e falar de sexo com humanos com a filha-decepção dele.

Enquanto Quar filosofa sobre a natureza destrutiva do ser-humano e derrama lágrimas ao pensar o quanto serão "adoradores valorosos", Batman já cai matando com seu tanque de guerra (aquele de TDKR, lembra?) e sua armadura, também filosofando, o quanto o medo é um aliado valoroso, bem na veia do "eu almoço medo, janto medo cago medo e tomo medo no café da manhã... yiiihhhaaaaa!".

Carrie pula na garupa do Superman e os dois vão voando ate a caverna, onde Barry está "manipulando padrões climáticos e variáveis". Agora vejam isso: o plano do Batman, esse tempo todo, era colocar o Barry processando rapidamente os dados de padrões climáticos para que eles pudessem gerar uma chuva de kriptonita que enfraqueceria os kandorianos, possibilitando que o morcego e seus aliados tivessem um combate de igual para igual com eles! Ah, você deve estar perguntando por que o morcegão quebrou as pernas do velocista?

A resposta, incauto leitor, é: NUM SEI!

Explicação? Ahahahah! Você ainda dá muito crédito ao Miller, garoto inocente!

Mas peraí, peraí... como foi que o morcego conseguiu semear as nuvens para gerar uma chuva de kriptonita sintética em tão pouco tempo, e sem nem mesmo os kandorianos suspeitarem de algo? Oi, Azzamiller! O que foi que eu perdi? Cara, esse foi um dos maiores deus ex machina que eu já presenciei! É muito pra engolir em tão poucas páginas! Eu estou perplexo! Isso é só para mostrar de novo que o Batman é fodão pacarai, senhores?

E como se isso não bastasse, não é só o Batman que tem uma armadura de proteção contra suas condições fisicas geriátricas... ele também fez uma para proteger o Superman da kriptonita! Os dois maiores heróis do mundo parecendo uma dupla de Transformers no painel final desta edição! Haja forçação de barra! Mas até que essa patota toda foi até mais legal em comparação com a edição anterior. Nada de impressionante, mas mesmo assim, legal. No final, mais esquetes de Andy Kubert para a revista.

Passado a parte melhor da história, tá na hora da porcaria da mini-revista, outra vez ilustrada porcamente pelo Miller. E como se já não bastasse, dessa vez ela é sobre Lara! LARA! A personagem mais insípida que o Miller poderia ter criado para o seu Batman! Ai meu saco! Pego Dark Knight Universe Presents: Lara - #1, e já começo a vislumbrar aquelas caricaturas escrotas do Miller.

Mas o pior é o enredinho pederasta! Baal fica de fricotes com Lara, ele faz aquele tipinho garoto rebelde, todo torto, pegando um carro com pessoas e atirando com a intenção de matar, e Lara salva o dia, só pra depois eles ficarem naquele xavequinho de fica, não fica, beija, não beija. Lara dá o ombro frio para Baal até que o molecão vai lá e a beija. Lara reage e chuta o traseiro dele, só pra depois... beijar ele de volta! Baaaahhhh! Que bosta!

Se a intenção aqui foi mostrar uma personagem dividida entre a sua raça e o planeta que a acolheu, então olha, foi muito mal e porcamente executado! Puta que pariu, só falando assim! Mas também... não se esperava nada mais do Miller nessas mini-revistas. Quem sabe na próxima eu crio juízo e leio só a revista principal mesmo.

E é aqui que eu paro de novo. Apesar de ter tido algum avanço narrativo e alguma melhora na dinâmica, os exageros e inconsistências ainda continuam permeando esta minissérie. Vai ver que no final melhora. Assim espero. Aliás, minha alegria agora é que começou a contagem regressiva! Faltam só mais quatro edições e aí eu estarei livre do Miller! Uhuuu! Chega logo, livro nove!

The Dark Knight III: The Master Race - Book 5 (Agosto/2016)
Título em português BR: Cavaleiro Das Trevas III: A Raça Superior - Livro Cinco
Total de edições: 9
Data de lançamento no Brasil: Setembro/2016

Editora: DC Comics
Formato: Minissérie mensal
Roteiros: Frank Miller, Brian Azzarello
Desenhistas: Andy Kubert (principal) / Frank Miller (Lara 1)
Coloristas: Brad Anderson (principal) / Alex Sinclair (Lara 1)
Arte-finalista: Klaus Janson (principal) / Frank Miller (Lara 1)
Letrista: Clem Robins
Editor: Mark Doyle, Rebecca Taylor, Dave Wielgosz

Edições:
- Livro 9 (Jun/2017)
- Livro 8 (Mai/2017)
Livro 7 (Fev/2017)
- Livro 6 (Dez/2016)
- Livro 5 (Ago/2016)
Livro 4 (Jun/2016)
Livro 3 (Abr/2016)
Livro 2 (Fev/2016)
Livro 1 (Jan/2016)

Parte da série de HQs que engloba:

Dark Knight Returns: The Last Crusade (Cavaleiro das Trevas: A Última Cruzada) (2016)
The Dark Knight III: The Master Race (Cavaleiro Das Trevas III: A Raça Superior) (2016)
- The Dark Knight Strikes Again (Batman: O Cavaleiro Das Trevas 2) (2001 - 2002)
- The Dark Knight Returns (Batman: O Cavaleiro Das Trevas) (1986)

No comments:

Post a Comment