Friday, July 19, 2019

MATÉRIA: As vantagens de se ter um Google Chromecast

Faz pouco tempo atrás, eu comprei um Google Chromecast. Meu fascínio com este acessório já vinha de alguns meses, quando eu comecei a pesquisar sério a respeito e a avaliar as vantagens de se comprar um.

Após 3 semanas utilizando o dispositivo, eu posso concluir que se trata de uma das coisas mais bacanas que se pode ter em seu sistema de entretenimento.

Nesta matéria, vou fazer algo que eu não costumo fazer, falar de um tipo de acessório. Vejo que pouca gente conhece, então achei boa a ideia de se falar a respeito.

Para começar, vamos descrever o que exatamente é um Chromecast. Ele é uma peça como esta da imagem, com entrada HDMI e uma outra entrada pequena igual a conexão dos celulares Samsung, que você instala em sua TV, seu Blu-Ray Player, seu video-game, ou onde você quiser e tiver uma entrada disponível. Inicialmente eu o instalei na minha TV, mas como tenho um sistema de Home Theater, achei mais conveniente depois instalá-lo atrás do meu Blu-Ray Player, para poder usufruir do som de cinema.

Aí depois que instalar, você pode transmitir tudo quanto é vídeo diretamente de seu computador, de seu tablet, ou mesmo do celular, para a tela da TV. Ou seja, o acessório transforma sua TV em uma smarTV muito superior a tantas que temos por aí a venda.

Vamos conhecer um pouco o histórico deste aparelhinho para depois eu explicar por que você deveria ter um.

A primeira geração dele surgiu em 2013, e era bem parecida com um dispositivo de flash-drive, ou o famoso USB, mas o funcionamento era o mesmo da versão atual, talvez um pouco inferior a geração atual, claro, não sei precisar, porque nunca peguei um.

Apesar de todos os features que ele tinha à época, como eu sempre possui um Xbox 360 que eu adquiri em 2012, eu nem pensava em adquirir um chromecast, afinal de contas, quem se lembra bem, só tínhamos o Netflix como serviço online bom de streaming nesses dias, e verdade seja dita, o Netflix nessa época era mil vezes melhor do que a porcaria do serviço deles que temos hoje. Até hoje eu mantenho o meu 360 e o app do Netflix ainda funciona muito bem, muito embora eu já não faça mais uso dele, deixando o Xbox só pra games mesmo.

Já a segunda geração saiu em 2015, e ele já adquiriu um formato bem mais semelhante ao que temos hoje, que é essa rodela com o cabo pendurado. Diz as especificações que esse formato é melhor porque tem mais capacidade de antena.

Em 2015, eu ainda estava muito bem entretido com meu Xbox e também não pensava na aquisição de um dispositivo desses, então novamente deixei passar. Porém, algumas coisinhas bem interessantes já começavam a aparecer na internet além dos clássicos Netflix, YouTube, Spotify, etc. Um exemplo, é o Popcorn Time, que é um serviço gratuito, mas ainda não foi o bastante para me convencer.

Então, chegamos à nossa terceira geração do dispositivo, que saiu agora em Outubro de 2018, e por isso é ainda bastante jovem, mas bem interessante, e realmente um ótimo acessório, eu comprei e pude comprovar a qualidade.

Todos eles tem semelhanças em relação ao sistema que utilizam. É um sistema operacional de firmware, ou seja, dentro do próprio chip do acessório, com um micro-processador contendo codecs, memória, suporte a antena e wi-fi, e ainda bluetooth, com comunicação de rádio, e recursos bem interessantes que permitem a máxima interação. E os recursos foram melhorando bem de uma versão para outra, pois quem usou o primeiro, dizia que a transmissão atrasava e travava um pouco, mas esse problema foi bem reduzido depois que adotaram o formato rodela. A qualidade de áudio e principalmente de vídeo também parece ter melhorado, e hoje você já pode reproduzir tudo exatamente como aparece em seu computador, seja lá a potência que ele tiver, ou em seu tablet ou smartphone. É altamente prático. A reprodução de vídeo hoje, só para se ter uma ideia, já chega a 1080 pixels à 60 quadros por segundo, o que já é uma configuração bem robusta, e a versão Ultra, essa aí do lado, que saiu em 2017, a mais cara da linha de Chromecasts, permite inclusive transmissão de arquivos em 4K, coisa que as versões normais teoricamente não permitem, mas creio que se você estiver espelhando a sua tela, não há problemas quanto a isso. Eu já rodei praticamente tudo que eu esperava rodar no dispositivo.


Para conectar e usar o chromecast, é muito simples. Ligue ele na sua entrada de HDMI, e no buraco do Samsung que ele tem, ligue na energia. Você pode optar por ligar direto na tomada ou em uma entrada USB na sua TV ou aparelho de escolha.


Depois, você vai pegar seu smartphone, e fazer o download do aplicativo Google Home. Nele, seu sistema irá reconhecer o chromecast e permitir que você transmita conteúdo. Você pode transmitir de qualquer fonte, do seu computador, do celular, do tablet, de onde você quiser. Pronto. Em praticamente tudo vai aparecer pra você um botão novo, que indica que aquele conteúdo é transmissível. Também tem no seu Chrome, o navegador da Google, a opção respectiva. Se você reparar, no navegador tem os três pontinhos verticais, clique neles, vá em "Cast", ou "Transmitir" em português, e pronto, você pode transmitir só o vídeo, ou um arquivo, ou a tela inteira de seu computador.

Em suma, transmitindo a tela inteira, podemos dizer que ele aceita absolutamente tudo que você jogar ali.


Eu já cheguei a transmitir até mesmo games para a tela de TV, e o melhor: se você tiver um teclado ou mouse, ou mesmo joystick sem-fio, poderá usar seu computador como um verdadeiro console, e jogar da sua sala.

Na minha casa, meu escritório fica bem do lado da sala de estar, então é muito fácil para mim realizar transmissões. A distância é curta, o que facilita a conexão. Recentemente, por exemplo, estou reassistindo a série de filmes inteira do Rocky Balboa, desde o primeiro filme, e para isso, estou usando de serviços como o Popcorn Time e o Oldflix, e transmitindo para a minha TV de 44 polegadas com o som de cinema do meu sistema de home theater. É sensacional! Era tudo que eu queria! Poder colocar um filme pela internet, por qualquer fonte que fosse, e assistí-lo pela TV da minha sala de estar, deitado no sofá, com minha família. Isso até mesmo poupa seu dinheiro na compra de DVDs ou Blu-Rays, se você quiser, porque a tecnologia de mídia não é mais requisitada, tem-se tudo na internet, e é facilmente transmissível! Eu temo até que o armário com a minha robusta coleção de DVDs, que conta com pouco mais de 800 títulos (uma vida inteira colecionando) está para ficar apenas como mais uma decoração da casa, com eventuais incursões aqui ou ali. Mas vamos ver o que acontece.

E quanto aos serviços? Pegam todos?

SIM!


Alguns serviços que existem são padrões em todos os lugares, como o Netflix que todo mundo conhece, o YouTube, o Spotify, e o HBO GO, por exemplo. Mas se você quiser fugir das obviedades, tem o Amazon Prime Video, que considero excelente também, sou assinante faz poucos meses, e estou curtindo muito. Tem o Oldflix, que é um serviço brasileiro de filmes e séries antigas, filmes em preto e branco, filmes silenciosos, filmes de gângsteres, épicos, religiosos, dos anos 40, 50, 60, 70, 80, etc. Se você aprecia o cinema clássico, então poderá adorar a ideia de ter o Oldflix para ver Casablanca, por exemplo, na telona grande de sua TV, via streaming, ou até mesmo reviver séries como The X-Files, Twilight Zone, Bewitched, e por aí vai. Tem o Looke, que também é brasileiro, e trabalha bem com a engenharia de uma locadora virtual, você acessa, faz uma conta e pode alugar um filme por um preço ou comprá-lo por um preço mais caro, e a vantagem dele, é que as produções recentes do cinema não demoram pra sair, então se você perdeu Avengers: Endgame, por exemplo, logo logo aparece por lá, ainda este ano.

Eu também gostaria de citar serviços de meu gosto pessoal. Tem por exemplo um alternativo do Youtube, que aliás, está vindo com a promessa de substituir o Youtube inclusive, chamado BitChute. É bem novo, e o app dele ainda tem que passar por melhorias, mas o serviço online dele é excelente, e não tem as restrições e censuras absurdas dos termos do Youtube, o que conta com uma grande vantagem para quem quer abrir um novo canal. Outro, que inclusive é novo e bem interessante, é o Lumine, que oferece documentários interessantes, principalmente para quem procura uma visão diferente de assuntos conhecidos. Tem também o Popcorn Time, que é gratuito, e eu uso sempre que eu não acho algo pelos serviços convencionais. Além disso, eu adoro desenhos, principalmente os clássicos, como Jonny Quest, Freakazoid!, Animaniacs, Popeye, entre inúmeros outros, então eu uso dois serviços gratuitos online chamados KissCartoon e KimCartoon. O único problema é que não tem língua portuguesa pra eles, então seu inglês deve estar afiadíssimo, mas dá aquela sensação ótima ver o seu desenho favorito da infância na telona da TV, e o streaming do KimCartoon, por exemplo, é tranquilíssimo! Eu assisto Tom and Jerry com minha filha pequena através desse serviço.

Enfim, deu pra perceber a enorme vantagem de se comprar um chromecast, não deu? Eu pessoalmente estou amando cada minuto que eu passo na TV, ligando meu Oldflix e vendo um filme ou série antiga, ou então indo lá no Prime Video ou no Popcorn Time para ver algo mais recente, e tudo sendo transmitido na tela da minha TV, sem a necessidade de eu ter que ficar na tela do computador sentado na minha cadeira, como eu fazia antes.

Ou então espelhando meu celular Motorola e jogando Final Fantasy: Brave Exvius, ou Zombie Tsunami, ou mesmo DomiNations pela tela da minha TV enquanto controlo pelo meu aparelho. É fantástico! Se você é o tipo de cara como eu, que ama filmes e séries, considere a compra! Nas lojas está em torno de uns 400 reais com imposto, mas se você for na internet, principalmente no Mercado Livre, você consegue um Chromecast 3, atual, por um valor aproximado de 170 reais, ou 200 reais. Ou seja, é um tremendo custo-benefício para um cinéfilo! Ou mesmo para o fã de música, que vai poder usufruir de um som nas caixas de som da TV, diretamente via streaming pelo Spotify ou pelo Youtube, sem precisar gastar um centavo.

Enfim, as possibilidades são imensas. Eu recomendo a compra desta pecinha, que facilitou tanto a minha vida desde que eu a adquiri. Vale a pena!

1 comment:

  1. Your article is extremely useful.Everyday your diary inspire ME nice deal} and helped to develop one thing new like I actually have developed a replacement app how to get free spotify premium apk
    : this is often great and pleasurable.Thanks for the awing posts , please keep updated often.

    ReplyDelete