Friday, May 3, 2019

NO CINEMA: Avengers: Endgame

10 / 10
Quarto filme dos Vingadores é uma conclusão digna e épica!

Confira minha opinião!

Título brasileiro: Vingadores: Ultimato
Direção: Anthony Russo, Joe Russo
Estrelando: Robert Downey Jr., Chris Evans, Chris Hemsworth, Mark Ruffalo, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Don Cheadle, Paul Rudd, Bradley Cooper, Karen Gillan, Josh Brolin, Benedict Cumberbatch, Chadwick Boseman, Tom Holland, Zoe Saldana, Gwyneth Paltrow, Evangeline Lilly, Tessa Thompson, Rene Russo, Elizabeth Olsen, Anthony Mackie, Sebastian Stan, Tom Hiddleston, Vin Diesel, Dave Bautista, Chris Pratt, Tilda Swinton, Jon Favreau, Natalie Portman, Marisa Tomei, Michael Douglas, Michelle Pfeiffer, William Hurt, Winston Duke, Robert Redford, Samuel L. Jackson, Ken Jeong, Stan Lee, Jim Starlin, Matthew Berry, Brie Larson


Eu voltei do cinema faz pouco tempo e ainda não sei o que falar... pela primeira vez em muito tempo eu estou sem palavras pra comentar um filme de quadrinhos! Já estive sem palavras antes em outros filmes, com dificuldades de começar a escrever, mas agora estou atônito pra falar de Vingadores! Velho, que espetáculo foi este filme! Do começo ao final, foi absolutamente fantástico! Se o universo da Marvel Studios nos cinemas terminasse aqui mesmo, eu me daria por satisfeito! Foi um verdadeiro final épico à uma história que começou em 2008 com Iron Man, caminhou até aqui e nos entreteu e maravilhou com diversos momentos memoráveis. Houve tropeços sim, muitos aliás, mas as qualidades do MCU se sobressairam, e formaram uma narrativa épica, linda e sem precedentes.

A trama é até simples, se for ver: Thanos fez tudo aquilo que vimos em Avengers: Infinity War e agora vemos o aftermath disso tudo, como os sobreviventes estão lidando com isso. Para resumir, os Vingadores originais e mais alguns sobreviventes se reúnem e se animam em bolar um plano para reverter tudo isso, e o plano envolve sabe o que? Viagem no tempo! Este é o pretexto certo que eles acham para incutir no roteiro vários momentos dos outros filmes do MCU, em uma grande celebração nostálgica deste universo. É uma ópera em seu gran finale, recuperando temas dos seus trechos anteriores e soando o gongo final que irá dar o fecho épico desta grande odisseia. Eu não posso falar muito, cada esquina do roteiro deste filme é um spoiler, então eu vou fazer uma pequena reflexão que vai sumarizar meus pensamentos.

Há um momento na vida em que você tem que lidar com seu passado. Reavaliar sua vida, sair da sua zona de conforto, pegar os erros, os acertos, o que ficou pendente, colocar tudo isto em uma balança e pesar para medir o saldo final de sua vida. Este pode ser o grande momento que você poderia estar esperando (ou não) para realizar um feito grandioso e maior que você mesmo. Esta pode ser a oportunidade para finalmente provar seu valor e até sair de cena, e viver algo que ficou pendente em sua vida. O momento em que se escolhe para deixar nas mãos de outras pessoas o seu legado e seguir sua vida.

Então você terá todos aqueles que são importantes ao seu redor, para presenciar o momento mais alto de sua existência, ou para presenciar a sua saída de cena. E não há coisa mais importante do que você ter mostrado que sua vida inteira valeu de alguma coisa, mesmo que seja apenas por um breve momento. Quando o círculo se fecha, quando a batalha está ganha, quando seu valor foi provado, e todos estão ao seu redor, vendo o que você fez, você não precisará ver seu inimigo tombar diante de você. Apenas saberá que você foi importante. Muito importante. Que você influenciou uma geração inteira de pessoas que estarão falando de seu trabalho por anos a fio.

Ao final de tudo, você pode nem estar mais aqui; ou estará de cabelos brancos, sem forças, talvez nem tenha condições de sustentar o peso que outrora sustentara. Mas todos saberão o que você fez. Como você encorajou milhares e milhares de pessoas a serem melhores. E isso porque você mesmo teve a coragem de mudar a si mesmo durante a jornada. Escolha algo pela qual você acha que vale a pena morrer. Dê tudo de si. Veja seus atos resultarem em frutos. Veja as gemas que você cultivou emanarem uma luz duradoura... na coragem de um vingador. AVANTE!

Esta é minha reflexão. Este é meu parecer. Personagens vão morrer. Isso eu posso te adiantar. Nada mais posso te dizer, tudo será um spoiler. Apenas dizer que eu ri, chorei, pensei, refleti, me empolguei, me diverti, e que foram dez anos absolutamente extraordinários de MCU... como eu disse antes, com tropeços sim, mas foram. Quem nunca tropeçou? Este filme não tem cena entre e nem pós créditos, mas se você é um grande fã da Marvel, do MCU, de HQs, então eu te peço que fique até o final dos créditos! Acredite, vai valer a pena! A sensação é que o círculo que se abriu em 2008, se fecha aqui.

Avengers: Endgame não é o último filme da Fase 3 do MCU, ainda temos o segundo filme do Homem-Aranha, Spider Man: Far From Home, este sim que termina a Fase 3. Mas enquanto Endgame é o gran-finale da narrativa, ao que tudo indica, Far From Home funcionará como um epílogo do MCU para esta fase toda. Em Julho saberemos com certeza. Uma convicção eu tenho: talvez a Marvel tenha alcançado o topo de seu jogo nos cinemas; talvez a era de ouro da editora do nosso querido e saudoso Stan Lee, que faz sua última participação aqui neste filme, tenha se encerrado na Fase 3. Eu sinceramente espero que venham mais filmes ótimos no futuro se eles forem dar continuidade, mas não consigo ignorar este sentimento de que eu, você, e todos que foram nos cinemas e pagaram o ingresso de cada filme presenciou uma era realmente de ouro para a Marvel.

Acho que eu nem preciso dizer mais nada, preciso? Avengers: Endgame está entre os melhores filmes de HQs do ano, e merece ser visto em tela gigante. É um final digno para este arco das Gemas do Infinito, é um filme legendário de HQs e uma diversão enorme. E se você assim como eu não estava interessado naquela personagem enfiada de última hora no MCU, não se preocupe, que ela nem aparece tanto e se não estivesse por lá, o filme teria funcionado sem ela do mesmíssimo jeito. Foque na principal razão de você estar no cinema de ingresso comprado: pelos Vingadores, pelo MCU, e pelo que tudo isso representou pra você e pra mim durante esses dez espetaculares anos. Boa diversão!

Avengers: Endgame (2019)

Produção: Kevin Feige, Jon Favreau, Michael Grillo, Victoria Alonso, James Gunn, Stan Lee, Trinh Tran, Stephen McFeely, Mitchell Bell, Christopher Markus
Roteiro: Stephen McFeely, Christopher Markus (baseado em personagens e universo criado pela Marvel Comics, com artistas como Stan Lee, Jack Kirby, Jim Starlin e centenas de outros)
Trilha sonora: Alan Silvestri

Filmes do Universo Cinemático Marvel:
ESPECIAL: Universo Cinemático Marvel

Trailer:

No comments:

Post a Comment