Monday, July 30, 2018

NO CINEMA: Mission: Impossible - Fallout

9 / 10
Novo episódio da cinessérie Mission: Impossible traz para nós uma nova aventura eletrizante de Ethan Hunt dirigida pelo mesmo diretor do filme anterior, com todos aqueles temperos conhecidos que já estamos habituados. Bom escapismo e diversão garantida com as estripulias de Cruise na telona.

Confira minha opinião!

Título brasileiro: Missão: Impossível - Efeito Fallout
Direção: Christopher McQuarrie
Estrelando: Tom Cruise, Henry Cavill, Ving Rhames, Simon Pegg, Rebecca Ferguson, Sean Harris, Angela Bassett, Vanessa Kirby, Michelle Monaghan, Wes Bentley, Alec Baldwin, Wolf Blitzer, Dj Harvey, Frederick Schmidt, Kristoffer Joner


Novamente, a adrenalina! Novamente, a ação! Novamente, o impossível, tornando-se possível diante de seus olhos. Eu simplesmente adoro os filmes de Ethan Hunt, de James Bond, de Jason Bourne, basicamente por conta deste fator incrível e da excitação vertiginosa que eles proporcionam: o escapismo pelo absurdo.

Assistir um filme da série é sempre uma grande diversão para mim. Mesmo naquelas partes em que você pára e fica dizendo "nãããão, Ah vá!! Oh, c'mon! Putakipariu meu, agora forçou até as últimas consequências!" MAS EU ADORO! Eu sei que é uma baita mentira cavernosa, mas eu dou um sorriso de orelha a orelha. Mas sempre tem as partes feitas pelo Cruise, e ele jura de joelhos que ele fez tudo. Vamos dar crédito ao cara, porque não é qualquer ator que pode ser o seu próprio stuntman.

Na nova trama da série, que se passa dois anos após a captura de Solomon Lane no filme anterior, temos um flashback inicial com um sonho de Ethan e seu antigo caso, e logo depois ele recebe a missão "caso ele escolha aceitá-la", que sempre aceita e se auto-destrói em 5 segundos no fim. Talvez a única reclamação que eu tenha com a série é que eu acho que as auto-destruições poderiam ser mais elaboradas. Quando o Ethan acaba de receber o briefing, a coisa simplesmente solta uma fumacinha e queima, pronto. Poderia ser algo mais exagerado, considerando que a própria ação da série já é exagerada por si.

Enfim, no briefing, Ethan descobre que Solomon voltou para assombrar ele e o time da IMF, e também vai ter que ir atrás de um cara chamado John Lark e seus "apóstolos", que está por trás de uma operação de chantagem envolvendo plutônio. Os tais apóstolos são o que restou da organização chamada de O Sindicato, já desmantelada pela equipe de Hunt. Dentro desta bagunça, também está outra agência para a qual trabalha um tal de Walker, que é o personagem interpretado pelo Henry Cavill, aquele que ele tinha que manter o bigode nas refilmagens de Justice League. Eu nem achei grande coisa, inclusive acho que em algum momento da trama eles poderiam ter removido o bigodão dele (o filme dá algumas deixas para que isso acontecesse), mas enfim, ele mantém a pelanca debaixo do nariz e Justice League ganha os efeitos de remoção digital meio tosquinhos que todo mundo viu ano passado.

Bom, a agência do Walker, a CIA, quer também ir atrás do John Lark, mas tromba com a IMF de Hunt. As duas se estranham no começo, depois agem em parceria, depois se estranham de novo, enfim, Walker é o meio-herói, meio-anti-herói da coisa. Eu não posso revelar muitas coisas porque senão vou estar dando spoilers fortes, mas ele e o Hunt trabalham juntos, nos proporcionando cenas muito legais de ação do filme, quando eles usam todo conhecimento de infiltração que lhes é característico; Cavill já mostrou, como Superman, como ele pode transitar fácil entre ser o bom moço, para ser uma grande ameaça, e aqui, ele novamente nos mostra que quando ele quer, ele é seu melhor companheiro, mas quando ele se vira contra você, vira o capeta. Porém, esta não é a parte melhor do filme.

Num filme da série, a parte melhor é aquela com o feito impossível, aquele feito incrível que todo mundo diz "puta merda, quase que o cara se estatela!"; todo filme da série tem um desses! Aqui é a batalha no clímax do filme, num penhasco! É simplesmente de tirar o fôlego! E tem várias coisas acontecendo, tem o Hunt com o Walker em uma batalha de helicópteros, tem o Luther tentando desarmar uma bomba para não morrer lá mesmo perto de uma barraca, tem o Benji e uma agente enfrentando o Solomon Lane, enfim, tem muita coisa bacana! Mas as cenas do penhasco são as melhores, e as mais arriscadas! O que mais te dá aquele calafrio é pensar que o próprio Cruise pode estar fazendo essas proezas, como ele próprio alega. A cena que ele fica pendurado por um cabo, tentando subir em um helicóptero, me dá vertigem!

A nova aventura da série também traz questionamentos interessantes: Ethan Hunt é tido por um dos manda-chuvas da IMF, Alan Hunley, personagem de Alec Baldwin, como um cara que sempre está na fina linha entre escolher salvar uma vida ou o máximo de vidas possível das pessoas. E neste filme, ele terá que lidar com este dilema mais do que em qualquer outro momento em sua carreira de espião.

Esta mesma trama faz um comentário crítico em relação às agências de inteligência dos EUA que, venhamos e convenhamos, podem não ser assim tão "inteligentes", e coloca a CIA como pedra no caminho para a IMF fazer o seu trabalho; sinal dos tempos? Creio que um tipo de comentário desses, em um mundo em que nem mesmo o FBI se mostra assim tão confiável mais, é bem pertinente, dado o calhamaço de notícias falsas que circulam em jornais oficiais hoje em dia.

Enfim, mais um ótimo e digníssimo filme da série, dirigido pelo mesmo Christopher McQuarrie do filme anterior e de outras empreitadas com Cruise, como a série de Jack Reacher. Sua sessão, caso você decida aceitá-la, será divertida e você terá duas horas e meia de pura diversão e escapismo. Recomendado, e com direito a pipoca e refrigerante no cinema!

Mission: Impossible - Fallout (2018)

Produção: J.J. Abrams, Tom Cruise, David Ellison, Christopher McQuarrie, Dana Goldberg, Don Granger, Jake Myers, Tommy Gormley, Raphaël Benoliel
Roteiro: Christopher McQuarrie (baseado na telessérie original criada por Bruce Geller)
Trilha sonora: Joe Kraemer (com tema original de Lalo Schifrin)

Outros filmes desta cinessérie:
- Mission: Impossible - Fallout (Missão: Impossível - Efeito Fallout) (2018)
Mission: Impossible - Rogue Nation (Missão: Impossível - Nação Secreta) (2015)
- Mission: Impossible - Ghost Protocol (Missão: Impossível - Protocolo Fantasma) (2011)
- Mission: Impossible III (Missão: Impossível 3) (2006)
- Mission: Impossible II (Missão: Impossível 2) (2000)
- Mission: Impossible (Missão: Impossível) (1996)

Trailer:

No comments:

Post a Comment