Sunday, June 24, 2018

FILME: The Death of Superman

9,5 / 10
Nova adaptação do arco trágico da morte do homem de aço é excelente e supera as expectativas!

Confira minha opinião!

Título brasileiro: A Morte do Superman
Direção: Jake Castorena, Sam Liu
Elenco de vozes original: Jerry O'Connell, Rebecca Romijn, Rainn Wilson, Rosario Dawson, Nathan Fillion, Christopher Gorham, Matt Lanter, Shemar Moore, Nyambi Nyambi, Jason O'Mara, Jonathan Adams, Rocky Carroll, Trevor Devall, Paul Eiding, Patrick Fabian, Jennifer Hale, Charles Halford, Erica Luttrell, Max Mittelman, Toks Olagundoye, Rick Pasqualone, Amanda Troop, Cress Williams


Enquanto escrevo estas palavras, acabei de ligar as luzes agora, terminar a projeção do filme, e ainda estou animado com tudo que aconteceu. Antes de entrar na opinião do filme em si, eu quero fazer uma breve recapitulação com você, meu caro leitor, só pra que você tenha a dimensão exata da importância disso tudo para o universo animado da DC.

Nos anos 90, haviam roteiristas escrevendo histórias do Superman, assim como em qualquer outra década. Porém, estes roteiristas sempre vinham com piadas no final de seus roteiros; quando chegavam no clímax da história, alguém gritava "e então o Superman morre!", só pra descontrair.

Claro, naquela época ninguém era louco de realmente pensar em matar a galinha dos ovos de ouro da DC, então sempre terminavam a história de modo feliz. Mas então, uns caras acabaram perdendo o juízo em 1993. Eram Dan Jurgens, Roger Stern, Karl Kesel e outros, que resolveram dar um passo a frente e dizer: "agora vamos matar o Superman!"

Imagine naquela época as pessoas em polvorosa! Ninguém havia promovido uma carnificina de super-herói daquela magnitude até então! Claro, isso foi uma inteligente manobra editorial da DC para vender muitas revistas. Muita gente não acreditou de que eles fossem realmente capazes de fazer isso... até verem esse volume aí ao lado sendo vendido em todas as bancas.

Eu devia ter uns 14 anos quando vi. Lembro do tremor nas mãos e o pulsar forte do meu coração ao pegar essa revista e folhear. Eu mesmo não conseguia acreditar. Olhava para o emblema ensanguentado do Superman no fundo negro da capa. Folheava, folheava, folheava... esperava pelo tradicional final feliz... mas a coisa só piorava, quanto mais eu virava as páginas! Cheguei ao final e me dei conta da verdade doída: eles... eles... mataram o homem de aço! 😢

Meu coração de fã ficou pesado naquele momento. Muita gente também se lamentou. O Superman era um ícone, como que alguém pode ter pensado em matar ele daquela forma? Mas é claro, algum tempo depois, a gente leria as histórias que se seguiram e descobriria que o Superman ressuscitaria depois de alguns arcos dramáticos, e no final, tudo ficava bem! No fim das contas, a DC queria criar apenas uma demanda para vender mais quadrinhos, e conseguiu. Depois desta história, matar heróis famosos acabou se tornando rotina nos quadrinhos. Barry Allen, Hal Jordan, Steve Rogers, em qualquer editora você veria isso acontecer a partir daquele momento. Hoje nem é algo mais tão impactante assim, quando dizem hoje que vão matar algum herói, a primeira coisa que a gente pensa é "e já tem data pra trazerem ele de volta?", ou seja, virou algo corriqueiro e brega no mundo dos quadrinhos. Mas naquela época, impactou bastante.

Anos depois, a DC termina o seu DCAU nas séries animadas e resolve começar a fazer filmes animados como vemos ainda hoje. E o primeiro filme animado que a DC produziu pelo selo DCUAOM foi Superman: Doomsday. Este filme de 2007 é uma adaptação meio imprecisa da história trágica do homem de aço. Em apenas uma hora e 15 minutos, eles fazem Superman enfrentar o Apocalipse, "morrer", ou melhor, ficar apenas desacordadinho por alguns dias, e voltar para a desforra contra um Superman falso e malvado que Luthor fez. Fez sucesso e foi bem aceita na época porque era a única coisa que tinha adaptando a obra. Eu pensava "puts, finalmente a DC criou culhões e resolveu fazer essa história". É uma animação bacana, mas meio covarde e muito reducionista, corta diversos elementos da história original.

Teve também a morte do Superman dos cinemas que eu já relatei aqui, mas essa foi no máximo ok, nada tão especial. Apenas serviu para chamar a atenção das pessoas leigas desse elemento da mitologia das HQs da DC e logo depois teve o filme da Liga da Justiça que já trouxe ele de volta.

E então, chegamos no dia de hoje! E que dia!!

ATÉ QUE ENFIM ACERTARAM!

The Death of Superman é, seguramente, a melhor adaptação desta história do Superman e também, pelo menos até o momento, um dos dois melhores filmes de super-heróis que tiveram este ano ao lado do novo dos Vingadores.

Esta versão deste arco trágico do personagem foi incluida no DCAMU, o universo cinemático animado atual da DC. O resultado? Excelente!

A trama começa como qualquer outra história dos personagens da DC. Ela reúne diversos elementos da mitologia do personagem e trabalha eles individualmente. Durante uns 20 minutos de animação a gente vê o Super sendo o Super, os outros personagens que o rodeiam, sua rotina, etc. A gente até se esquece que esta narrativa terá um fim trágico. Coisas triviais são tratadas, como o carinho que Metropolis tem pelo herói, o fato dele ter deixado de paquerar a Diana e começar a se declarar para a Lois, que é uma bem-vinda correção de curso que estas animações fizeram se comparado ao Superman dos Novos 52. Tem também o Lex Luthor, que tem algumas interações com o Super e quando vai explorar algo, vê que um meteoro caiu no oceano, e vai atrás de ver o que é.

Para quem conhece a história, sabe que aquele é o Apocalipse, o monstro que vai matar o Superman. Durante boa parte da animação agora, a Liga da Justiça tenta dar cabo do monstro, mas nenhum herói é páreo para ele, nem mesmo o Batman com todo seu preparo! Faltando 26 minutos de animação, o Superman chega para socorrer todo mundo eeeee... todo mundo já sabe o que acontecerá a partir daí. Sangue, vísceras, uma batalha épica e grandiosa entre os dois antagonistas, Superman sangrando pra caramba, tendo seu uniforme rasgado, e também levando muita porrada do monstro, e também dando porrada de volta. A batalha estremece tudo.

Os dois antagonistas se envolvem no embate de proporções cataclísmicas. E, assim como nas HQs, Superman derrota o monstro e cai nos braços de Lois para finalmente morrer... desta vez, de verdade. Ao final, vemos a Liga se lamentando, o funeral, a tristeza de Metropolis em perder o seu protetor, o choro e o luto de Jonathan e Martha Kent, e mais algumas coisas.

Que narrativa bacana! Agora sim! A DC se redime e faz uma adaptação digna desta história do Super, com roteiro excelente, dinâmico, utilizando-se bem de todos os personagens, e também prepara terreno para a sequência da história no ano que vem, que trará para nós o arco dos falsos Supermen!

Tem até algumas referências lá no meio! Por exemplo, tem uma cena em que o Super salva a Lois em um helicóptero, mas ele já está bem enfraquecido com a batalha contra o Apocalipse, então a Lois diz "peguei você", e o Super responde "você me pegou, mas quem pegou você?", numa clara e escancarada referência ao Superman de 1978 estrelando Christopher Reeve! Adorei esta cena!

Eu não consegui esconder a empolgação ao final do filme! Nas cenas entre-créditos, a gente vê os próximos eventos tomando corpo! Teremos o Superman andróide, teremos o Superboy, teremos o Superman de metal, enfim, teremos toda aquela narrativa das HQs sendo desenvolvida aqui nos filmes subsequentes, então cabe a pergunta que eu mencionei antes: "e já tem data pra trazerem ele de volta?"

Bom, não sei ao certo! Ainda não ficou muito claro pra mim se o filme Reign of the Supermen trará já de volta o herói, ou se será apenas uma segunda parte para o seu retorno ser construído. Vamos ver ano que vem o que teremos. No momento, eu só posso dizer que estou muito feliz e animado com esse resultado, recomendo com força este novo filme da DC, e não vejo a hora do ano que vem chegar para checar a sequência. Eu li esta história de novo faz muito tempo atrás, então não me recordo de cabeça dos mínimos detalhes, mas sei o que eu estou ansioso para ver: o Superman cabeludo com a roupa preta alienígena dele, os Supermen substitutos, e o que tudo isso irá desencadear. Espero que a equipe do DCAMU mantenha-se firme e inspirada para nos trazerem boas sequências.

The Death of Superman (2018)
Produção: Alan Burnett, Sam Liu, Sam Register, James Tucker
Roteiro: Peter Tomasi (baseado em personagens criados por Jerry Siegel e Joe Shuster --Superman--, Bill Finger e Bob Kane --Batman--, William Moulton Marston --Mulher-Maravilha--, Robert Kanigher e Carmine Infantino --Barry Allen--, John Broome e Gil Kane --Hal Jordan--, Marv Wolfman e George Pérez --Ciborgue--, Gardner Fox e Dennis Neville --Gavião Negro--, Joseph Samachson e Joe Certa --Caçador de Marte--, Mort Weisinger e Paul Norris --Aquaman--e na história em quadrinhos escrita por Louise Simonson, Dan Jurgens, Roger Stern, Jerry Ordway, Brett Breeding, Bill Messner-Loebs, Gerard Jones e Karl Kesel)
Trilha sonora: Frederik Wiedmann

Para outros títulos das linhas DCUAOM e DCAMU, confira:

No comments:

Post a Comment