Friday, May 18, 2018

NO CINEMA: Deadpool 2

8 / 10
Segundo filme do Deadpool diverte, entretém, e é uma sequência boa, mas não é melhor do que o primeiro filme.

Confira minha opinião!

Título brasileiro: Deadpool 2
Direção: David Leitch

Estrelando: Ryan Reynolds, Josh Brolin, Morena Baccarin, Zazie Beetz, Brianna Hildebrand, Brad Pitt, Bill Skarsgård, T.J. Miller, Terry Crews, Rob Delaney, Alan Tudyk, Julian Dennison, Lewis Tan, Jack Kesy, Eddie Marsan, Shioli Kutsuna, Leslie Uggams, Hayley Sales, Stefan Kapicic, Karan Soni, Randal Reeder, Luke Roessler, Scott Vickaryous, Islie Hirvonen, Nicholas Hoult, Hugh Jackman, James McAvoy, Evan Peters, Tye Sheridan


Quando eu vi o primeiro filme do mercenário tagarela, lá de volta em 2016, eu pensei que eu, meu irmão e minha esposa iríamos ser expulsos do cinema, tamanha as risadas altas de hiena que a gente dava na sala. Foi com certeza um dos filmes de super-herói mais engraçados e divertidos que eu já vi na vida! Ao terminar o filme, a sensação era de êxtase com as piadas, as referências, e tudo aquilo que fez desse filme, na minha opinião, o melhor filme de hqs daquele ano. Eu até comprei o DVD do filme para curtir ele em casa, só pra você ter uma ideia de como ele me agradou.

Por mais que o segundo filme seja muito legal sim, divertido, engraçado e tenha diversas sequêcias bacanas de ação, muitas referências, e por aí vai, ele não é TÃO engraçado, TÃO divertido, TÃO bacana quanto o primeiro. E tem também uma chatissezinha ou outra, mas não interfere na diversão.

Na trama, que já começa zoada, fazendo graça com o filme Logan, o mercenário começa se explodindo. Literalmente! Ele se deita em um monte de barris de combustível e se explode lá mesmo, dá pra ver as suas partes voando. Aí a gente volta no tempo e descobre o porquê de tudo isso. Rolam os créditos iniciais, e... opa... é uma abertura de James Bond!... tem uma abertura estilo James Bond no começo do filme, ha ha ha! Então a gente descobre que por causa de um erro do mercenário, sua namoradinha morreu, e foi por isso que ele quis se explodir. Só que ele é achado pelo Colossus e alguns outros X-Men e levado para a mansão do Xavier, onde ele fica durante um tempo.

Lá, ele é aceito como um "estagiário" de X-Men! Só que ele ferra a parada toda, e decide formar o seu próprio time de mutantes chamado X-Force. Eis que aparece na história, Cable. Sim, Cable, o viajante do tempo durão dos quadrinhos. Eu era um dos que estava doido pra ver o que iriam fazer com o Cable, e pra minha felicidade, o personagem ficou muito bem caracterizado. Um dos personagens mais bacanas dos quadrinhos da Marvel, Cable volta no tempo, para a nossa época, para acertar umas contas com Wade Williams e seus comparsas, mas as coisas acabam tomando um outro caminho.

A personagem Domino também ficou ótima! Mudaram ela no filme, onde ela é negra, mas em termos de personalidade, ficou muito semelhante à das hqs. Ponto positivo para o filme, que manteve os traços principais da personagem que não deveriam ser mexidos.

Há piadas no filme que são muito boas! Por exemplo, uma hora, o Cable é questionado por que ele não consegue viajar no tempo, e a resposta dele é meio esfarrapada, o que fez o Wade quebrar a quarta parede e comentar com a gente "pessoal, isso é só roteiro molenga", ha ha ha! Teve também um confronto entre ele e o Cable e numa hora em que o viajante temporal parecia mais ameaçador, o Wade comenta "você é tão sombrio, tem certeza que não é do Universo DC?", ha ha ha! E essa não é a única piada com a DC! Tem outra hora que ele volta para a casa da Althea e comenta que demorou porque conheceu a mãe de um de seus adversários "que também se chamava Martha". Puta, velho! É, Snyder, guenta a zoeira agora, rapaz! E nas cenas entre-créditos tem mais, muito mais! Tem uma zoeira a respeito do Wade Williams lixoso do primeiro filme do Wolverine, acredite! Tem outro momento que ele zoa o Lanterna Verde de novo! Não saia correndo da sala, você tem que ver!

A ação ficou realmente excelente, melhor até do que no primeiro filme. Ainda é um filme do Deadpool, mas com muito mais efeitos que possibilitaram os realizadores ousarem mais.

Mas também teve problemas, como eu disse. Quando as piadas do Deadpool funcionavam, elas funcionavam, quando não funcionavam, era bem estranho. Quando estamos na mansão do Xavier, tem um retrato do Karl Marx na parede. Isso realmente emporcalhou o filme. E é irônico, uma vez que o Marx era um cara que viveu como um sanguessuga e bolou um monte de teorias furadas que só lunático acredita, além do que ele pregava a tal luta de classes, o "nós contra eles", o que é estranho, visto que a intenção de Xavier e os X-Men é justamente unir a raça humana e os mutantes, e acabar com o preconceito, e não fomentar mais preconceito, que é justamente o que o Marx faz.

Tem também umas horas em que o Deadpool acaba dando uma de "justiceiro social". Bom, uma vez que ele tem o status de anti-herói no universo da Marvel, pode até combinar ele cometer esses deslizes, pois além de não segurar a boca, ele não tem um juizo perfeito. Claro, o filme nessas horas também se ocupa de zoar os tais "justiceirinhos sociais", mas o problema é que isso acabou gerando justamente aquelas piadinhas que não tem graça nenhuma, como na hora em que ele critica o nome da equipe do Xavier, "X-Men", mas muito embora a gente saiba que isso é uma tremenda zoeira na cara com o "politicamente correto", fez com que o Deadpool deixasse de parecer o personagem legal que vinha se apresentando até agora, pra se tornar um chato de galocha. Exemplo, é uma das cenas finais, que uma das X-Men simplesmente diz que ela e a equipe dela eram X-Men, e o Deadpool retruca "vocês são X-People", e ela esbraveja "e você é X-austivo". A zoeira até que é bacana, mas coloca o Deadpool exatamente na posição do chato, o que fica sendo algo negativo ao meu ver.

Enfim, há outros personagens que eu sempre gostei do universo dos X-Men e que eu esperava faz muito tempo para ver, como o Juggernaut, aqui no Brasil conhecido como o Fanático, e é muito bacana quando ele e o Colossus quebram o pau. Essa foi uma das melhores batalhas do filme. As idas e vindas do Deadpool no mundo dos mortos também foram bacanas, e existem momentos dramáticos no filme que são bem feitos, mas como eu disse antes, eu esperava ser algo bem mais divertido do que foi, muito maior do que foi o primeiro Deadpool, e acabou não sendo.

Mesmo assim, com todos os deslizes, eu ainda gostei do filme, achei uma sequência bacana, e recomendo o filme para todos. Vamos ver daqui pra frente o que eles vão fazer com o personagem. Neste filme aqui, já há a intenção de colocar ele de forma bem mais integrada com os X-Men, tanto é que a gente viu eles como personagens de fundo lá no filme, mas ainda não fizeram isso. Devem estar caminhando em doses pequenas para chegarem nesse fim. Ou talvez não, vamos ver, porque a Marvel Studios parece ter conseguido o direito de usar os mutantes em seus filmes daqui pra frente, então não sei se eles vão terminar a série dos X-Men da Fox e focar no MCU, ou se vão rolar dois universos mutantes paralelos daqui em diante; é esperarmos pra ver.

Deadpool 2 (2018)

Produção: Simon Kinberg, Stan Lee, Jonathon Komack Martin, Rhett Reese, Ryan Reynolds, Lauren Shuler Donner, Aditya Sood, Paul Wernick
Roteiro: Rhett Reese, Paul Wernick, Ryan Reynolds (baseado em personagem criado por Rob Liefeld e Fabian Nicieza)
Trilha sonora: Tyler Bates

Filmes da série dos X-Men da Marvel/Fox:
ESPECIAL: A Série de Filmes Marvel/Fox dos X-Men

Trailer:

1 comment:

  1. A historia está bem estruturada, o final é o melhor. Adorei a participação de Josh Brolin, é um ator multifacetado, seu papel de Cable é muito divertido e interessante. O vi também em Homens de Coragem, é muito bom. É interessante ver um filme que está baseado em fatos reais, acho que são as melhores historias, porque não necessita da ficção para fazer uma boa produção. Gostei muito de Homens de Coragem, não conhecia a história e realmente gostei. A história é impactante, sempre falei que a realidade supera a ficção, acho que é um dos melhores filmes lançamentos em 2017 . Super recomendo. É impossível não se deixar levar pelo ritmo da historia, o elenco fez possível a empatia com os seus personagens em cada uma das situações.

    ReplyDelete