Sunday, January 31, 2016

FILME: The Good Dinosaur (O Bom Dinossauro)

Nota: 6,5 / 10

- Ok crianças, estão prontas para a história? Então vamos lá.

"Esta é a história de uma criatura que nasce em uma caverna e, à luz de seus pais, cresce para deixar a sua marca. Porém, as intempéries do destino acabam levando seu pai, e o menino se distancia do lugar em que nasceu. Sozinho no meio do nada, ele conhece novos amigos e aprende, com suas novas experiências, que a vida lhe reservou um lugar ao sol; ele só precisa retornar para sua casa e tomar seu lugar de direito, e..."

- OI? Como é, Zezinho? Você já ouviu essa história antes? O Rei Leão? Ah, mas esse não é O Rei Leão, Zezinho! Não, não é! É a história de um dinossauro e seu amigo humano! Sim, sim! Sim, eu sei que você já viu isso antes, mas agora vou terminar, tudo bem?

Sunday, January 24, 2016

EPISÓDIO: Sherlock 4x00: The Abominable Bride (A Noiva Abominável)

Nota: 9 / 10

Esta é uma ocasião especial para a excelente série Sherlock, série essa que inclusive eu já mencionei aqui no blog, relacionando ela com outras produções envolvendo o detetive do escritor Sir Arthur Conan Doyle.

Especial porque eu, como fã dos livros de Conan Doyle, fiquei animadíssimo com a ideia de ver Cumberbatch e Freeman interpretarem as versões originais dos personagens, ou seja, as versões vitorianas. Eu estava aguardando ansiosamente por este episódio oficial, que até mesmo estreou nos cinemas lá fora.

No fim, o episódio não somente se prova muito interessante, como também esquentou as turbinas para a vindoura quarta temporada da série, que infelizmente só irá estrear em 2017.

Wednesday, January 20, 2016

FILME: Mortal Kombat (Mortal Kombat: O Filme)

Nota: 7,5 / 10

Vamos aproveitar o feriado e falar de algo nostálgico. Pra começar, eu preciso esclarecer que eu sou um fã confesso de Mortal Kombat. Aliás, confesso e obcecado, quase tão obcecado quanto eu sou pelo Batman.

Quando eu era moleque nos anos 90, eu vivia nos fliperamas perto do lugar onde eu morava, alucinado com todos aqueles jogos. Mas o que mais me chamava a atenção era, com certeza, a máquina de Mortal Kombat. Eu ficava jogando Street Fighter ou qualquer outra coisa, apenas esperando uma brecha para ir no fliper do Mortal e ficar horas e horas jogando.

Visto tudo isso, não é de se surpreender que, quando anunciaram um filme baseado no game em 1995, eu fiquei maluco, alucinado, não aguentava de tanta excitação pela ideia de ver um filme! Que filme bacana foi esse!

Tuesday, January 19, 2016

NO CINEMA: Creed (Creed: Nascido para Lutar)

Nota: 10 / 10

A emoção tomou conta de mim! Creed, também chamado por aí de "Rocky VII", o que não deixa de ser, pois trata-se de uma sequência dos eventos da hexalogia de Rocky Balboa, traz novamente um "underdog" para os holofotes; o cara pela qual ninguém daria coisa alguma, o cara que ninguém bota fé.

Stallone já esteve neste lugar e soube como é comer poeira até conseguir fazer um nome para si. E com a série de filmes do pugilista Rocky Balboa, nos ensinou que, tudo é possível, desde que você não culpe os outros pelo seu fracasso e não deixe seu maior inimigo - você mesmo - entrar no seu caminho. Agora, Balboa assume a posição que era de Mickey em seus tempos de glória e ringue, e treina o filho de seu oponente e grande amigo Apollo Creed, neste recomeço de jornada.

Monday, January 18, 2016

LISTA: 35 álbums e lançamentos musicais de 2015

Durante o período do ano, eu vou contabilizando os lançamentos musicais que eu escutei e que passaram aqui pelo blog, assim como faço com os filmes. Esta lista que eu estou lançando agora e, espero, todo ano a partir de agora, tem como intuito divulgar algo do que saiu durante o ano inteiro para o público, sejam esses, lançamentos populares ou independentes, não importa.

Thursday, January 14, 2016

CANTO DO CISNE: Alan Rickman

Mais uma baixa em pouco tempo de ano novo, o Alan Rickman, o Snape de Harry Potter. Xi, já tô vendo que este ano, os editoriais do site não vão parar! Depois quando eu falo que este é o fim do mundo, tem gente que ri. Parece que existe alguma força cósmica poderosa no universo que está levando os talentos um por um, e não vai parar até que tenha matado todos eles. Lemmy, David Bowie, Alan Rickman... todos em um curtíssimo espaço de tempo; a coisa já chegou ao ponto de parecer aquele filme Premonição: quem será o próximo? Dá até medo!

Wednesday, January 13, 2016

LIVRO: Pulp (Pulp) - Charles Bukowski

Nota: 10 / 10

No meu último editorial do blog, eu mencionei o desejo de postar mais resenhas de livros aqui. Pois bem, espero que este, seja o primeiro de muitos livros dos quais vamos falar este ano. Resolvi começar por este, não só porque se trata de um de meus autores favoritos, ou um de meus livros favoritos, por assim dizer; este livro mudou, em muitos aspectos, a forma como enxergo a realidade e a literatura do gênero a que se refere.

Mas não se trata apenas disso; esta obra também foi a que usei para realizar trabalho de pesquisa no ano passado, que foi o ano de inauguração de A Ciência da Opinião. Portanto, como forma de celebrar o momento, vamos falar do cara que nunca na vida teve nada a perder, e no entanto deu tudo de si pela sua grande paixão: Charles Bukowski.

FILME: Sicario (Sicario: Terra de Ninguém)

Nota: 9,5 / 10

Sicario é um filme que eu acabei deixando de lado ano passado. Um de vários, na verdade; basta você checar a lista das últimas postagens de meu blog na categoria Filmes, e você vai encontrar mais alguns.

Mas enquanto eu deixei outros de lado porque eu estava sobrecarregado de coisas para fazer, sem tempo mesmo, este aqui eu acabei deixando de lado, porque ele era tido como um filme tenso e ultrarrealista, e como eu estava em uma fase complicada, resolvi deixar esses tipos de filmes para uma ocasião futura de assistir. Eu precisava de mais pipoca e Tic-Tacs no cinema e menos Rivotril; este filme, é o Rivotril.

Tuesday, January 12, 2016

NO CINEMA: The Hateful Eight (Os Oito Odiados)

Nota: 8,0 / 10

De volta ao cinema, eu estou! Que sensação boa, sinto eu!

Pois é, assim como Tarantino faz referências em seus filmes, às vezes até sem ligação com a trama em questão, mas feitas com muita habilidade, eu também tomei a liberdade de referenciar o Yoda aqui. Não tem nada a ver, mas expressa a felicidade que sinto de retornar às salas de cinema por mais um ano.

E aqui temos um filme novo do puto sanguinário do diretor; exatamente como se espera dele: completamente sedento de sangue, com mil xingamentos, politicamente incorretíssimo, ofensivo, bruto, cheio de palavrões até gastar e com a carnificina de sempre garantida em seus filmes; ah, e rodado em gloriosas lentes Panavision! Que delícia!

Monday, January 11, 2016

CANTO DO CISNE: David Bowie

Primeira baixa de 2016. Acordo hoje com a notícia frustrante da passagem do ícone pop David Bowie. E isso, poucos dias após o lançamento de seu novo álbum de estúdio que eu ainda nem ouvi. Eu devo confessar que nunca fui exatamente um fã da carreira musical do camaleão, mas gostava muito de seu estilo, e há muitas músicas dele e atuações em filmes que me marcaram a memória.

FILME: Ex Machina (Ex-Machina: Instinto Artificial)

Nota: 10 / 10

Este filme é um daqueles que vai te fascinar primeiro; depois, vai te colocar em uma arapuca, questionando sua própria fascinação, e finalmente vai te chocar de uma forma tamanha, que toda a sua fascinação inicial, apesar de ainda estar lá, vai se tornar uma coisa cinza borrada, e não importa quantas vezes você diga pra si mesmo que acha que sabia que direção o filme iria tomar, sempre vai ter aquela vozinha em seu inconsciente dizendo que talvez, você não tenha sido tão esperto quanto pensou que foi.

Bom, foi assim que eu me senti durante o filme todo, sem rumo definido. Na verdade eu nem mesmo sabia o que esperar, o que só contribuiu para a experiência, ligar o filme no escuro, sem saber o que vai ter na sua frente, sem ter visto trailer, nada. E o fato de os atores não serem conhecidos também foi ótimo, porque faz com que você se concentre mais nos personagens.

Friday, January 8, 2016

FILME: Jurassic World (Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros)

Nota: 5,5 / 10

Acabei de assistir Jurassic World exatamente como este tipo de filme foi feito para ser assistido: como uma Sessão da Tarde, durante uma tarde chuvosa, no conforto de minha casa.

Sim, porque este filme não é nada mais do que isso, uma sessãozinha da tarde bem da sem-vergonha mesmo. A única coisa que consegue redimir o filme no fim das contas é o bom e velho Tiranossauro Rex numa briga com o novo dinossauro do filme, o tal do Indomitus Rex.

Pois é, eles estão criando novos tipos de dinossauros agora. Nós já vimos, nos filmes anteriores, o quanto esse tipo de experiência dá errado, fazer um parque onde dinossauros reais são as estrelas, e no entanto eles ainda insistem nessa patota. Mas será que pelo menos a trama é interessante?

Monday, January 4, 2016

FILME: Fantastic Four (Quarteto Fantástico)

Nota: 1 / 10

Então eu de repente resolvo ignorar todas as críticas ruins que vieram deste reboot do Quarteto Fantástico nos cinemas e abro, inocentemente, meu coração para assistir, sem preconceito algum... A UM DOS PIORES FILMES BASEADOS EM QUADRINHOS QUE EU JÁ VI!

Puta que me pariu!!! Que filme desgraçadamente ruim! Foram uma hora e quarenta minutos desperdiçados da minha vida que eu nunca mais vou conseguir de volta!

Mas OK, eu estou aqui agora e vou tentar tirar algum proveito dessa porcaria de filme tentando explicar por que é tão ruim.

Sunday, January 3, 2016

FILME: The Walk (A Travessia)

Nota: 10 / 10

Vamos iniciar o novo ano com algumas reminiscências de 2015. Este é um filme que eu não tive a oportunidade de checar nos cinemas, mas estava querendo muito conferir, afinal de contas Robert Zemeckis estava envolvido na direção, e o tema me pareceu interessante.

Creio que todo mundo possui um sonho, e que este sonho, pequeno ou grande, é algo muito importante e significativo para alguém. Eis aqui a história real de um indivíduo que teve um sonho grande e que parecia impossível. Mas mesmo parecendo ser absurdo e inalcançável, esta pessoa conseguiu realizar seu sonho.

Baseado na história real de Philippe Petit contada no livro To Reach the Clouds, Zemeckis e o grande Joseph Gordon-Levitt nos trazem uma história de conquista bastante contundente e maluca, para dizer o mínimo.

Saturday, January 2, 2016

EDITORIAL: Mudanças, novo visual e novidades

Salvem todos! Feliz ano novo! Como puderam perceber, o blog passou por algumas mudanças visuais, para já entrar em 2016 com o pé direito. Resolvi também fazer uma nova arte para a capa do topo. Comentem o que acharam. Também resolvi fazer uma divisão melhor entre as postagens, para se saber melhor onde termina e onde começa a outra, não sei o que isso vai dar, mas se a gente não experimenta, aí é que nunca vai saber mesmo, não é?

Enfim, todas estas mudanças visaram facilitar o acesso ao blog. Inclusive, eu resolvi tirar a página portátil que abre na tela pequena do smartphone, porque percebi que tinha gente que gostava de ter acesso ao menu lateral direito com a divisão de assuntos, e lá na página portátil ele não aparecia. Pois agora vai aparecer igual para todo mundo. Digam o que acharam. Achei importante fazer estas mudanças, até mesmo porque no fim de janeiro o blog faz aniversário de 1 ano de existência, e achei legal ter um novo visual para celebrar.

Para este ano, eu pretendo aumentar a carga de algumas sessões do blog um pouco mais. Quero falar mais de livros e videogames, assuntos estes que deixei um pouco para trás no ano passado, por estar sobrecarregado de coisas. Também vou querer inciar o ano fazendo listagens de melhores e piores filmes do ano passado, geralmente eu costumava fazer isso sempre antes de acabar o ano anterior lá no IMDB, mas este ano, resolvi deixar para o início do seguinte, porque às vezes a gente ainda quer ver alguma coisa que deixou de ver lá atrás, e acaba julgando sem ter um conhecimento melhor das coisas. Eu vou ainda assistir mais alguns filmes de 2015 que deixei passar, ou que ainda vão sair agora, para poder incluí-los também na relação de melhores e piores.

Por último, estarei publicando aqui, nos próximos dias, uma relação bem legal do que eu achei bacana que aconteceu no mundo da música no ano passado, uma lista de discos que achei bacanas e que divulgarei aqui em breve, todos os lançamentos musicais que para mim foram relevantes, aguardem! Por enquanto é só! Eu novamente desejo a todos vocês um ótimo ano de 2016, e me despeço por agora! Até breve!