Resenhas e opiniões sobre música, filmes, HQs, livros, games e outras traquitanas nerds.
Thursday, April 30, 2015
SÉRIE: Batman (Batman) - especial Batman na Tela: edição 4
Thursday, April 23, 2015
FILME: Batman: The Movie (Batman: O Homem-Morcego) - especial Batman na Tela: edição 3
E chegam finalmente os anos 60 na trajetória de Batman! Passados 17 anos desde a última produção voltada ao Homem-Morcego, muita gente, até por causa da falta de qualidade da coisa, havia esquecido completamente os seriados quarentistas da dupla dinâmica. Eu pessoalmente não os culpo, afinal. Enfim, após mais de uma década e meia, temos outra produção referente ao Batman. Este é o longa metragem que passou nos cinemas americanos em 1966 e que deu o sinal verde para uma das mais famosas e célebres séries camp de todos os tempos, Batman. O filme não estreou no Brasil na época, ficando o nosso país apenas com a série de TV. A produção foi feita inspirada nas HQs de Batman do período da famigerada Era de Prata dos quadrinhos e distribuída pela nova proprietária dos direitos dos personagens, a 20th Century Fox. Como a Columbia não soube o que fazer direito com os personagens, teve então que vender os direitos da série.
Monday, April 20, 2015
NO CINEMA: Danny Collins (Não Olhe Para Trás)
Quando você vai ao cinema e consegue que seu ator favorito pelo menos te deixe satisfeito com a viagem, já é algo que vale a pena. Al Pacino já está com 75 anos e está bem longe de seus tempos áureos, os anos em que impressionava a todos com filmaços como Dog Day Afternoon, The Godfather, Scarecrow, Scarface, Heat, Serpico, obras seminais do cinema que o qualificam como meu ator favorito de todos. Até mesmo em filmes mais modestos como Carlito's Way, The Devil's Advocate, Glengarry Glen Ross e Insomnia eu o aplaudi. No entanto, o ator já está no modo "I don't give a fuck" já faz duas décadas. Inclusive quando ele refez a parceria de sucesso com De Niro em Righteous Kill, até neste filme que é mais medíocre eu fiz questão de ir ao cinema assistir. Pois é, nessas últimas décadas, o ator parece ter ligado o piloto automático e pelo visto não vai mais desligá-lo. Porém, de vez em quando, ele consegue me causar uma emoção nova. Felizmente, é o caso aqui.
Thursday, April 16, 2015
CINESSÉRIE: Batman and Robin (A Volta do Homem Morcego) - especial Batman na Tela: edição 2
E lá vamos nós outra vez! Seis anos se passaram desde a primeira investida de Batman na tela grande do cinema. Agora, "Batman, sim, Batman" volta para mais um seriado cinematográfico e, desta vez muda-se toda a equipe que trabalhou no primeiro seriado, desde diretor, produtor, roteiristas, elenco, sonorizador, enfim, tudo. Tudo foi alterado, exceto a distribuidora, que continua sendo a Columbia Pictures. As roupas de nossos heróis também receberam toda uma nova... é... roupagem. Além disso, outros personagens da mitologia de Batman nas HQs começam a aparecer por aqui, como a repórter Vicky Vale e o Comissário Gordon. Desta forma, e tendo aí um espaço considerável de seis anos desde a última produção da Columbia envolvendo o morcegão e seu fiel pupilo Robin, acreditamos que os caras tiveram tempo para aprender com os erros da produção anterior e melhorar muito daquilo que foi feito inicialmente em 1943, certo?
Marcadores:
Batman na Tela,
Cinesséries,
Filmes
Thursday, April 9, 2015
CINESSÉRIE: The Batman (O Morcego) - especial Batman na Tela: edição 1
Imagine só você que nos anos 40, as pessoas iam assistir filmes serializados no cinema. Pois é. Como ninguém ainda possuía um televisor em casa, era comum as pessoas gastarem um dinheiro para ir ao cinema assistir alguns minutos de seriado. E o cinema capitalizava em cima disso, haviam as pré-atrações antes do filme e a atração principal. Haviam séries que faziam muito sucesso e eram campeãs de bilheteria, outras nem tanto. Neste período, os quadrinhos reinavam nos cinemas. Sim, você leu direito, os quadrinhos. O quê? Tá pensando que esse negócio de filmes baseado em HQs é coisa nova? Bom, lamento então te dar essa informação, mas o primeiro vendaval de produções baseadas em HQs foram nos anos 40 do bom e velho séc. XX. Havia de tudo, havia Superman, havia Capitão Marvel, havia O Fantasma, enfim, doses e doses cavalares de diversão para você e sua família. O Batman também foi na onda e ganhou uma série em 1943. Pois é. Pena que não vingou!
Marcadores:
Batman na Tela,
Cinesséries,
Filmes
FILME: Terminator 2: Judgment Day (O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final)
Muitos dos grandes filmes que estrearam até os anos 80 tinham aquela aura de produções intocáveis, clássicas. Uma das causas para isso é que não eram planejadas continuações para grandes sucessos; passava-se para o próximo projeto e pronto. Esta também acabou se tornando a razão pela qual não havia tanto reaproveitamento de ideias e revivals naquela época quanto se tem hoje. Se formos ver neste ano quantas coisas estão sendo revividas, ficamos loucos. É Jurassic Park, é Mad Max, é isso, é aquilo, enfim, tanta coisa, que fica parecendo que as boas ideias realmente acabaram. Nos anos 90, ainda não havia sequer a temida "maldição do terceiro filme". Era o segundo que preocupava as pessoas justamente porque não se havia essa cultura de fazer continuações, por mais que um filme fizesse sucesso. Pouquíssimas coisas recebiam uma sequência, e normalmente ela era temida por todos. E muitas vezes, falhava em seu intento. Felizmente, Terminator passou longe de ter esse problema.
Monday, April 6, 2015
NO CINEMA: The Homesman (Dívida de Honra)
Tommy Lee Jones sempre habitou uma lista minha de tipos que acho interessante. Como diretor ele já havia feito outro trabalho, a produção franco-americana de 2005 The Three Burials of Melquiades Estrada (Três Enterros). Nesta nova empreitada de Lee Jones como diretor, The Homesman, baseado no romance de 1988 escrito por Glendon Swarthout, o ator toma a estrada do projeto pessoal e encarna novamente o tipo que ele adora encarnar, que é o homem comum, da zona rural, por quem ninguém daria nada, às vezes até mais bruto e rude como é o caso aqui. Está dentro daquilo que esperamos de uma atuação dele encarnar esses tipos, embora eu prefira quando ele faça homens da lei, como é o caso de ótimos filmes como The Fugitive, Men in Black e No Country for Old Men. Jones, que ainda faz o screenplay do filme, e atua como produtor executivo, ainda conta com as presenças ilustres de Hilary Swank, Meryl Streep, John Lithgow e William Fichtner.
Sunday, April 5, 2015
ESPECIAL: Batman na Tela - edição 0
Subscribe to:
Posts (Atom)