Sunday, August 11, 2019

MATÉRIA: Filmes clássicos para se assistir no dia dos pais.

Que tal uma sessão de cinema com o paizão? Nada como ficar perto da sua primeira referência na vida e ainda curtir um cinema familiar com ele, certo? O pai é insubstituível em uma família. É aquela figura de quem a criança recebe proteção, carinho, disciplina e orientação. A criança imita as coisas que seu pai faz, e fazendo isso, ela tem as suas primeiras impressões de como enxergar a vida. Eu não entendia isso muito bem até o momento que me tornei pai, mas hoje eu entendo e valorizo isso. Sendo assim, separei sete filmes que pais e filhos podem ver juntos.



The Lion King (1994)
(O Rei Leão)

O primeiro dele, óbvio, é o grande clássico inesquecível da Disney, The Lion King. O original de 1994, obviamente

Há pouco tempo falamos sobre ele. É um filme simplesmente maravilhoso para se ver com seu filho de 7, 8 anos, porque ele demonstra perfeitamente como que a figura do pai tem aquele papel de austeridade, experiência e importância para que as crianças criem caráter. O pai guia, protege, e explica os mistérios da vida. Também vemos como a falta dele prejudica o senso de julgamento das crianças e os afasta daquilo que é realmente importante na vida. Eu não vou me alongar muito porque temos uma resenha inteira sobre o filme aqui no blog, então fica aqui minha recomendação máxima para este grande clássico. Leia minha resenha.



Finding Nemo (2003)
(Procurando Nemo)

Este filme marcou muitas pessoas. A premissa dele basicamente é um pai desesperado em busca de seu filho.

Não se trata, claro, do mesmo tipo de pai austero de The Lion King, mas é aquele que diz "filho, não vá por aí, não faça isso, não faça aquilo, você não vai se dar bem". Quando a gente é pequeno, a gente tende a achar que é tudo balela, e que nossos pais estão nos superprotegendo demais. Mas no futuro, a gente pára pra pensar nas cagadas que fizemos e valorizamos a única pessoa que sempre quis o nosso bem e que estava bem do nosso lado. É a Pixar, sempre brilhante em suas mensagens sobre a família.



Coco (2017)
(Viva: A Vida É Uma Festa)

Este é um filme mais atual, porém, ele sintetiza perfeitamente a relação de amor e carinho que um pai e seu filho tem que ter.

O personagem do pai aqui, Hector, não é exatamente pai, na verdade ele é bisavô, mas este amor e esta proximidade paterna é tão bem retratada nesta emocionante e divertida aventura, que me senti na obrigação de colocá-lo aqui. Não é um filme de animação qualquer, e as chances de ele fazer você verter suores masculinos dos olhos é muito grande, então se prepare, porque é uma verdadeira jornada inesquecível e que vale muito a pena ser conferida, com personagens marcantes e aquela produção que somente a Pixar é capaz de nos apresentar. Leia minha resenha.



It's a Wonderful Life (1946)
(A Felicidade Não Se Compra)

Este clássico e belíssimo filme de Frank Capra não poderia faltar. Aqui o assunto vai um pouco mais além, envolve família, amigos, enfim, uma vida inteira. Mas não deixa de valer para os pais.

Quando você pensar que não é importante na vida de seus filhos, pense novamente. Aqui na ficção, o protagonista, interpretado por James Stewart, tem essa ideia e recebe a visita de um anjo para provar a ele que ele é importante sim, mostrando o que aconteceria se ele não tivesse existido na vida das pessoas em sua volta. Uma ideia charmosa e que nos faz pensar sobre nossas próprias vidas, e que aproxima mais as pessoas em seus círculos e famílias. Um filme belíssimo e tocante.




Die Hard (1988)
(Duro de Matar)

Você que é velhão como eu conhece o cara. Pai divorciado, trabalha na polícia, etc, etc. A questão que eu quero chamar a atenção desta vez, não é essa.

Este é um filme perfeito para assistir com aquele paizão que, como eu, é o machão-alfa, o cara que não tem mais por onde ser homem. E a representação do homem de verdade, do protetor, que se sacrifica por aqueles que ama, está aqui neste filme. Porra-loca, armamentista, boca-suja, não tá nem aí pra frescura, e outras qualidades. E sabe de uma coisa? O mundo realmente não precisa de mais divorciados, é verdade, mas o mundo decididamente precisa de mais John McClanes, isso realmente precisa. Estamos em falta. E se seu pai se identifica com esse tipo, como eu me identifico, pode ter certeza que a sessão está garantida. Yippie ki-yay, motherfucker! Leia minha resenha.



The Tree of Life (2011)
(A Árvore da Vida)

Este é um filme para aquele tipo de pai que prefere um filme mais "cabeça". Quando eu o assisti pela primeira vez, minha reação foi "não entendi porra nenhuma, hahaha!", mas com mais algumas assistidas, deu pra captar.

É sobre o sentido de ser pai e filho. É sobre questões complicadas, como abusos, desentendimentos, frustrações... e reencontros. É o tipo de filme que, se você e seu pai estiverem ligados, poderão aproveitar bastante as mensagens que no fim, traz estes personagens mais próximos, mas pode requerer mais algumas assistidas futuramente para absorver outras mensagens imersas nele.



Rocky Balboa (2006)
(Rocky Balboa)

E por fim, eu não poderia deixar de citar este filme maravilhoso, o sexto da série do personagem de Stallone.

Rocky quer se provar novamente após ter alcançado certa idade, mas terá certas dificuldades para chegar lá. E há o seu filho, que está construindo uma vida, e tem certas ideias sobre ele e seu velho. E é neste instante, que Rocky aproveita para passar uma lição de moral para seu filho que entrou para a história, e que vai aproximar muitas famílias: "você tem que criar coragem e ir atrás do que você acha que é seu por direito, só covardes perdem tempo culpando este ou aquele pelos seus erros e derrotas". Uma linda mensagem de um dos personagens mais humanos e sensacionais já criados na história do cinema.



Espero ter dado algumas boas ideias para você e sua família aproveitarem a data. Fiquem com Deus, e a gente se fala outra hora. Bom Dia dos Pais para todos!

No comments:

Post a Comment