Saturday, August 31, 2019

NO CINEMA: Yesterday

9 / 10
Novo filme-homenagem aos Beatles é uma produção bacana, acessível e bem divertida.

Confira minha opinião!

Título brasileiro: Yesterday
Direção: Danny Boyle
Estrelando: Himesh Patel, Lily James, Ed Sheeran, Kate McKinnon, Joel Fry, Meera Syal, Sanjeev Bhaskar, Harry Michell, Sophia Di Martino, Sarah Lancashire, Alexander Arnold, Karl Theobald, Vincent Franklin, Justin Edwards, Ellise Chappell, Lamorne Morris, Camilla Rutherford, James Corden, Elizabeth Berrington, Cristina Dohmen, Robert Carlyle.


"Yesterday... all my troubles seem so far away... now it looks as though they're here to stay... oh, I believe in Yesterday!"

Imagine qual foi a minha reação quando eu passei perto da estande de cartazes do cinema e vi este poster. Errou! Eu pensei: "uau!!... o cinema não está exibindo filme algum de quadrinhos! Eu não consigo me lembrar da última vez que eu vi este fenômeno acontecer!" É claro que eu pensei, obviamente, que também seria interessante ver como que fizeram a mais nova homenagem aos Beatles. Desta vez vieram com uma ideia até interessante em mãos: imagine que um dia o mundo se esquecesse completamente dos Beatles! Uau! Isso sim é uma coisa que não havia sido feita antes! Até mesmo porque é praticamente impossível alguém não conhecer os Beatles desde que surgiram, é uma coisa que passa de geração para geração, de pai para filho, então é realmente muito difícil você achar alguém que não conhece o quarteto de Liverpool.

Enfim, eu resolvi conferir, porque quando eu fui ver Once Upon a Time in Hollywood, eu por acaso assisti o trailer deste filme, e acabou me interessando. De maneira geral, eu posso dizer que esta é uma homenagem até mesmo melhor aos Beatles do que aquela última que fizeram, Across the Universe, onde a diretora resolveu fazer uma historinha de amor, mas acabou viajando demais na maionese, fazendo com que o filme se tornasse bem inacessível para o público em geral. Este filme agora de Danny Boyle é bem mais acessível e tem uma ideia muito mais interessante e convidativa. Claro que Across the Universe é belíssimo, isso ninguém discute, mas não é assim tão acessível ao grande público. Yesterday não somente dialoga melhor com a sua audiência, mas também apresenta as músicas dos Beatles de uma forma bastante inovadora e interessante.

Você tem esse carinha de ascendência indiana chamado Jack, que está tentando ter sucesso na carreira musical, ao mesmo tempo que trabalha numa rede de supermercados e tem uma amiga que é a sua agente. Como o cara não consegue obter sucesso com as suas músicas, ele acaba uma hora desistindo da carreira musical, mas no meio do caminho ele acaba sofrendo um acidente de carro, ao mesmo tempo que acontece uma coisa maluca, em que o mundo inteiro fica sem energia por 12 segundos. Porém, isso é o suficiente para provocar uma transformação completa no mundo e fazer com que todas as pessoas tivessem algum tipo de surto de amnésia, ou algo do tipo, o filme não explica muito bem. E tudo isso acaba fazendo com que todos no mundo esqueçam completamente dos Beatles e de suas canções. Menos, é claro, o nosso amigo protagonista, que conhece todas decor e salteado. Por alguma razão, o acidente de carro fez ele escapar dessa amnésia coletiva que fez com que todo mundo esquecesse os Beatles.

Sendo assim, após ele se convencer realmente de que ninguém mais conhece a banda de Liverpool, ele começa a tocar e regravar as músicas dos Beatles uma a uma, como se fossem dele, fazendo um enorme sucesso com elas. Inclusive ele até mesmo passa por algumas situações que os Beatles passaram em sua história, como a perseguição das fãs, e também ele visita pontos-chave da Inglaterra que o quarteto passou, como a rua Abbey Road, o orfanato Strawberry Field e a rua Penny Lane, que inspiraram músicas conhecidas do quarteto. No filme, temos a participação do músico Ed Sheeran, cuja aparição eu achei muito legal, uma porque eu gosto dele como compositor e como artista, e outra porque o cara, no meio da trama do filme tem um papel importante, e também demonstra uma tremenda humildade em se reservar a sua posição de músico moderno que sem a influência de Paul, George, John e Ringo, não teria chegado onde chegou. Claro, ele não demonstra nada disso no filme diretamente, mas ele faz uma coisa lá que dá exatamente essa ideia. É uma cena muito bacana, e onde você vê que o Ed Sheeran meio que se curva diante da genialidade do quarteto de Liverpool, e admite que nem ele nem ninguém será tão grande quanto os Beatles foram, tanto em termos de sucesso, quanto em termos de genialidade musical.

O filme também é bem divertido, contendo piadas pontuais, como quando o protagonista vai até o Google ver se os Beatles ainda estavam por lá, e descobre que não tinha nem mais vestígio deles. Outras coisas também sumiram com os Beatles, como por exemplo a Coca-Cola, a banda Oasis, e até mesmo os cigarros... enfim, a piada final do filme, bastante parecida com essa, é muito bem bolada, e tenho certeza que vocês vão rir bastante.

Qualquer outra coisa que eu disser para você a partir desse ponto será um grande e gigantesco spoiler, então eu vou me reservar a deixar com que você descubra sozinho ao assistir o filme nos cinemas. Eu poucas vezes recentemente vi o cinema tão lotado quanto hoje. Isso só demonstra mais uma vez que os Beatles jamais serão esquecidos em qualquer época, e que o nosso mundo moderno das artes realmente não poderia existir de forma alguma se não fosse pela existência do quarteto de Liverpool que mudou todo o jogo em apenas uma década de existência.

Portanto meus amigos, tirem um dia da vida, reúnam-se com alguém e, com uma pequena ajuda dos seus amigos, corram para o cinema para assistir este filme muito interessante e que eu recomendo para vocês, e é bom que você assista na companhia dos seus amigos, por que no fim das contas tudo que você precisa é de amor, e no fim das contas, o amor que você tira é igual ao amor que você faz! Entendedores entenderão!

"Come together, right now... over me!"

Yesterday (2019)

Produção: Richard Curtis, Matthew James Wilkinson, Bernard Bellew, Eric Fellner, Danny Boyle
Roteiro: Jack Barth, Richard Curtis
Trilha sonora: Daniel Pemberton (trilha), The Beatles, Ed Sheeran

Trailer:

No comments:

Post a Comment