Monday, September 9, 2019

NO CINEMA: It: Chapter Two

9 / 10
Segundo capítulo do filme It: Chapter One, de 2017 faz bonito e fica sendo uma excelente segunda parte da história de Stephen King.

Nota geral de It: 8,5 / 10

Confira minha opinião!

Título brasileiro: It: Capítulo Dois
Direção: Andy Muschietti
Estrelando: James McAvoy, Jessica Chastain, Bill Hader, James Ransone, Jay Ryan, Isaiah Mustafa, Andy Bean, Bill Skarsgård, Xavier Dolan, Teach Grant, Jess Weixler, Will Beinbrink, Jaeden Martell, Jeremy Ray Taylor, Sophia Lillis, Finn Wolfhard, Chosen Jacobs, Jack Dylan Grazer, Wyatt Oleff, Nicholas Hamilton, Jake Sim, Logan Thompson, Owen Teague, Jackson Robert Scott, Stephen King.


Estou de volta aqui com It: Chapter Two, acabei de voltar agora do cinema, e assim fechar o círculo que se abriu lá em 22 de Setembro de 2017, quando eu fui ver a parte 1 da história e fiz minhas considerações.

Como se trata de um filme dividido em duas partes, muito nos moldes de Kill Bill, por exemplo, primeiro eu vou falar desta parte separadamente, depois fechar com uns comentários em relação à toda a experiência.

Esta segunda parte reinicia exatamente do ponto onde a primeira parou, nos anos 80, em que os meninos combinam de se encontrarem de novo em Derry, caso tivessem contato com o palhaço Pennywise novamente.

Em 2017 eu falei:
"Este filme é o primeiro capítulo, que trata da juventude dos personagens protagonistas, quando viram o palhaço pela primeira vez. O segundo filme, que se passa 27 anos depois na trama e não tem data para estrear ainda, vai mostrar os mesmos personagens, só que em suas versões adultas."

Dito e feito. O primeiro ato do filme mostra apenas umas rápidas cenas com as crianças, para logo depois nos apresentar suas versões crescidas. Claro, as crianças não são renegadas durante a projeção; muito embora o foco seja nas versões adultas, que também foram brilhantemente escaladas aqui para o elenco, as crianças também voltam a aparecer em um momento ou outro da narrativa, interpolando cenas de flashback com o presente. Eu achei que eles não iriam fazer isso, mas fizeram. Mas eu gostei mesmo assim. Foi boa a preocupação deles apresentarem individualmente cada personagem e relacioná-lo com sua versão mais jovem, contando um pouco mais de seu passado, até mesmo para que a gente se situasse melhor em relação a qual dupla de atores (mirim e adulto) interpretava qual personagem. As soluções de roteiro para alternarem passado e presente ficaram boas.

Outra coisa que eu chamei a atenção em 2017 foi esta frase aqui:
"Ser criança é aprender a viver, e ser adulto é aprender a morrer."

Mais uma vez, essa foi a ideia aplicada. Quando assistimos a primeira parte, ela é bem mais leve que a segunda, e o desejo de viver dos protagonistas se faz destacar em meio ao terror. Porém, a segunda contrapõe a primeira, porque você vê os mesmos personagens versões adultas se arriscando mais, não tendo mais certos medos e receios da juventude. No início, no reencontro deles, você tem uma breve manifestação de alegria, até mesmo por conta da reunião, há piadas, tiradas, etc, todos estão bem a vontade. Porém, isso vai se esvaindo conforme os ataques de Pennywise se tornam cada vez mais constantes, e os personagens se veem obrigados a lidar com a morte do amigo Steve, e também à ameaça constante de suas vidas.

O palhaço aqui está bem mais ativo e participativo na trama do que esteve na primeira parte. Creio que isso é por conta da atmosfera de mistério e horror que o capítulo 1 quis impôr, mas aqui os elementos já são conhecidos, então o palhaço pode atuar com muito mais fluidez do que na primeira parte.

Atores de peso como James McAvoy, Jessica Chastain e Bill Hader dão vida às versões adultas  de personagens como Bill, Beverlie e Richie, sendo o restante do elenco também brilhante em suas atuações. Bill Skarsgård retorna como o palhaço vilão Pennywise para atormentar os protagonistas com seus balões, e desta vez consegue impôr mais medo ainda como já mencionei.

Um trecho bacana é a participação do próprio Stephen King no filme, em um personagem interessante. Antigamente eu dizia que Stan Lee gostava de imitar Alfred Hitchcock e fazer aparições, mas King também tem essa mania de vez em quando em produções envolvendo seus livros. Só que há aparições de King que são meio ridículas, ao passo que esta daqui ficou bem bacana.

Outro detalhe legal é no clímax, em que o filme resolve fazer uma referência à versão de The Shining do Stanley Kubrick, em um momento que o Pennywise encosta a cara em uma superfície e brada o "here's Johnnie!" que o Jack Nicholson fala no filme! Nesse momento eu pensei "aaah, King, seu sacana, fica de mimimi que não curte a versão de Kubrick, mas se rola um cachezinho tu aceita até se contradizer, hein!". Deve ser porque vem adaptação de Doctor Sleep por aí, e ele já tá fazendo um merchan para chamar a atenção de todo mundo. Sei!

Enfim, o andamento do filme é bacana, até melhor do que o do primeiro, e o climax, a batalha final dos meninos é bastante emocionante. Belo trabalho feito de efeitos e produção para trazer o monstro de It à vida de forma agora até mais convincente do que na adaptação antiga do livro.

Ou seja, continuação muito boa e recomendada por mim aqui no site. Recentemente eu estive tendo problemas com certas histórias que dão sequência mas são inferiores à suas primeiras versões, mas aqui, os roteiristas acertaram a mão e fizeram uma ótima segunda parte, e a decisão de dividir o livro do King em duas partes não poderia ter sido melhor para que o roteiro da história pudesse brincar melhor com a atmosfera de deslumbramento da primeira e a total escuridão e terror que toma a segunda.

A minha avaliação geral de It como um todo é de uma excelente adaptação mais moderna. Superou a versão de Tim Curry em muitos níveis, muito embora o palhaço feito por Curry fosse bem mais divertido e sem-noção do que esta nova versão, mais ameaçadora, mas no geral, trabalho pefeito! Conselho meu: se você não se lembra do primeiro filme, assista de novo antes desse, porque tem bastante detalhe que você vai precisar pegar rápido para entender.

Eu garanto: VOCÊ VAI FLUTUAR NO CINEMA TAMBÉM!!!

It: Chapter Two (2019)

Produção: Seth Grahame-Smith, David Katzenberg, Roy Lee, Dan Lin, Barbara Muschietti
Roteiro: Gary Dauberman (baseado na segunda metade do livro de 1986, de Stephen King)
Trilha sonora: Benjamin Wallfisch

Outros filmes desta série:
It: Chapter Two (It: Capítulo Dois) (2019)
It: Chapter One (It: A Coisa) (2017)

Trailer:

No comments:

Post a Comment