Sunday, May 15, 2016

CANTO DO CISNE: Darwin Cooke

Ontem, dia 14 de maio de 2016, faleceu, aos 53 anos, um dos meus quadrinistas favoritos, o escritor e desenhista canadense Darwin Cooke. Cooke foi um cara que contribuiu imensamente com a estética visual dos quadrinhos e animações, além é claro de ter sido um dos artistas que mais se fizeram notar pelas tramas mais elaboradas em diversos trabalhos na nona arte.

Em 1985, Cooke publicou seu primeiro trabalho em HQs, através de uma história curta para a revista New Talent Showcase #19. Seus trabalhos foram bem mais prolíficos na DC Comics, onde nos anos 90, ele desenhava storyboards para os seriados animados do Batman e do Superman.

A partir dos anos 2000, ele passou a lançar trabalhos impressos com bastante frequência. Um de seus mais conhecidos, foi Batman: Ego, de 2000; outra muito importante, foi Batman / The Spirit, de 2007, o crossover do morcego com o clássico personagem pulp fiction.

O escritor ainda chegou a escrever números de revistas de outros personagens da DC, como Jonah Hex, Flash, e sua fase com o Lanterna Verde, entre outros trabalhos fora da editora, com personagens como He-Man e também fora da mitologia dos heróis, como a HQ autoral Solo, publicada de 2004 a 2006.

Mas a mais importante de todas, e aquela pela qual seu nome foi cravado na história, foi a carta de amor que Darwin Cooke escreveu em 2004, para a era de ouro e a era de prata dos quadrinhos, com uma trama intrincadíssima, envolvendo complicadas reviravoltas e política de forma surpreendente: Justice League: The New Frontier, conhecida no Brasil como Liga da Justiça: A Nova Fronteira.

Trata-se de uma HQ sensacional, com uma arte que remete muito à dos anos 40 e 50, com traços melhorados, e com aquele ar de thriller conspiratório impressionante. Há também, a animação feita em 2008, e que adapta de forma magistral esta HQ de Cooke. O cara, inclusive participou dela, produzindo a animação e co-escrevendo o roteiro.

Seu último trabalho, foi a animação curta de Batman Beyond, de 2014, em comemoração aos 75 anos de Batman. Eu vou deixar postado o vídeo do curta abaixo.


Para a Marvel, Cooke desenvolveu alguma coisa, relacionada ao Homem-Aranha, aos X-Men e ao Wolverine, mas foi pouco, histórias curtas esparsas. Sua grande paixão realmente foi a casa do morcego e do escoteiro azul, a DC. E como eu, aqui, divido esta grande paixão com ele, e minha grande admiração pelo seu brilhante trabalho, deixo aqui esta homenagem a um escritor que foi fantástico, original e que nos deixou ótimos trabalhos.

The New Frontier é uma HQ altamente recomendada, e eu, em forma de homenagem a Cooke, pretendo aqui no blog, fazer um artigo sobre o filme animado sensacional que ele desenvolveu com a equipe de animação da DC, e deixou para a posteridade. Descanse em paz!

No comments:

Post a Comment