Sunday, June 2, 2019

FILME: John Wick

9,5 / 10
Filme de ação de Keanu Reeves, John Wick, o primeiro da cinessérie, é um dos melhores e mais impressionantes exemplares do gênero ação da atualidade.

Confira minha opinião!

Título brasileiro: John Wick: De Volta Ao Jogo
Direção: Chad Stahelski
Estrelando: Keanu Reeves, Michael Nyqvist, Alfie Allen, Willem Dafoe, Ian McShane, Lance Reddick, Dean Winters, Adrianne Palicki, Omer Barnea, Toby Leonard Moore, Daniel Bernhardt, Bridget Moynahan, John Leguizamo, Bridget Regan, Keith Jardine, Tait Fletcher, Kazimieras Tauginas, Alexander Frekey, Thomas Sadoski, David Patrick Kelly, Clarke Peters, Kevin Nash, Vladislav Koulikov, Munro M. Bonnell


"Puta que pariu, que filme foda!!"

Só isso que eu pensei! Fim de resenha, até mais, pessoal!

Tá, tô zoando, mas é que eu tô me sentindo daquele jeito... sabe aqueles momentos na vida em que você se sente muito feliz por ter experimentado uma coisa, mas ao mesmo tempo um asno de não ter descoberto antes? Por alguma razão eu ignorei este lançamento de 2014 nos cinemas, e acabou que como eu não vi este primeiro, em 2017 eu já estava meio apertado de tempo, e não vi o segundo também justamente por ter perdido o primeiro. Desde então eu fico ouvindo um monte de gente dizendo o quão legal são esses filmes. Pois desta vez, eu vi as coisas que falam do terceiro, e resolvi maratonar e assistir os dois primeiros filmes para ver o terceiro ainda esta semana próxima.

Sendo assim, liguei meu Popcorn Time, e me recostei na cadeira do computador para curtir o filme. Ao terminar, me senti assim, feliz da vida, fazendo air drums para o tema musical, e ao mesmo tempo com vontade de dar patada em mim mesmo por não ter visto isso em 2014! Um dos filmes de ação mais sensacionais da atualidade!

E ainda digo mais: este filme aqui me encheu de vontade de escrever novamente! Eu estava tendo uma fase meio sem inspiração nos últimos tempos, mas este filme aqui me injetou novo ânimo! Vocês não fazem ideia de como foi fácil escrever sobre ele, tamanha minha satisfação com o que vi!

No filme, Keanu Reeves, que pra mim é o eterno Neo de The Matrix, interpreta o personagem título. A trama é uma mistura de Death Wish, filme do Charles Bronson, com Pay Back, filme com Mel Gibson dos anos 90. Ele tem esse aspecto de produção neo-noir, com aquela atmosfera carregada e estilosas tomadas de cena regadas à sensacional trilha sonora. Eu não sei se os outros dois filmes da série ainda carregam essa mesma atmosfera, mas este eu tenho certeza que a intenção foi essa.

A trama é bem simples, mas muito bem trabalhada, e o roteiro é fluido. John Wick se aposentou de trabalhar lá como assassino para um russo chamado Viggo, interpretado por Michael Nyqvist e se casou. Tempos depois sua esposa morre de uma doença e lhe deixa um cachorro e o carro. O filho de Viggo vai lá, invade a casa dele, rouba o carro do cara e mata o cachorro. Pronto, é o bastante para John Wick querer se vingar.

Basicamente é a velha conversa do "não mexe com quem tá quieto!", porque o cara estava tocando em frente com sua vida, aposentado de trabalhar como hitman. Só que o pirralho filhinho de papai vai lá e ferra com tudo, deixa um cara perigoso emputecido e depois fica querendo se enfiar debaixo da casaca do papai. Como diria o saudoso Costinha, "se fudeu!", e não foi pouco!

O mais bacana do filme foram as cenas de luta, extraordinariamente bem coreografadas! Dá pra gente ver em detalhes as nuances de movimento do John Wick sentando o aço em capanga! O negócio é sanguinário e feroz, litros e litros de sangue vão jorrar e se prepara pra fazer contagem de corpos, e toma cuidado pra não se perder nas contas!

Compara a coisa toda a um show de Rock bem conduzido. John Wick é um assassino profissional e certeiro, e como profissional, age com toda crueza, frieza, agilidade e precisão cirúrgica que seu trabalho exige. Claro, também se machuca pra caramba! Cortes, raspões, balas atravessando a carne, porrada daqui e facada dali, o cara fica como se fosse o John McClane em seus primeiros filmes. Claro, tudo com muito estilo e categoria, sem perder a pose de malvadão. Não é a toa que seu apelido entre a máfia russa que ele enfrenta no filme era Baba Yaga, o Bicho Papão.

Inclusive não é irônico o sobrenome do cara? Wick... lembra a palavra "weak", que é "fraco" em inglês. Se isso não for uma puta de uma ironia, eu não sei o que é! E para minha surpresa, até mesmo o Keanu está atuando um pouco melhor. Dentro de suas limitações, mas está, houve evolução em sua performance como ator, muito embora a cara continua a mesma indefinição de expressões muitas vezes, mas já houve melhoras. Dá certinho para o personagem que ele faz, um cara frio e calculista.

Enfim, um filme de ação espetacular, super bem conduzido e dirigido, cheio de atrativos para homens como eu que curtem ver ação frenética e a boa e velha ultra-violência, e atores sensacionais, como Willem Dafoe, Ian McShane e Lance Reddick, tudo regado a muito estilo e música boa, sem é claro tirar a crueza e frivolidade que a produção exige. Eu adorei este filme, assistiria milhares de vezes mais, e não vejo a hora de conferir o segundo para me preparar para o terceiro nos cinemas.  Absolutamente recomendado!

John Wick (2014)

Produção: Eva Longoria, James McTeigue, David Leitch, Mike Witherill, Basil Iwanyk, Keanu Reeves
Roteiro: Derek Kolstad
Trilha sonora: Tyler Bates, Joel J. Richard

Outros filmes desta cinessérie:
- John Wick: Chapter 4 (John Wick 4) (2021)
John Wick: Chapter 3 - Parabellum (John Wick 3: Parabellum) (2019)
- John Wick: Chapter 2 (John Wick 2: Um Novo Dia Para Matar) (2017)
- John Wick (John Wick: De Volta Ao Jogo) (2014)

Trailer:

No comments:

Post a Comment