Tuesday, June 4, 2019

FILME: John Wick: Chapter 2

9 / 10
Segundo filme da ótima cinessérie de ação do personagem John Wick, estrelada por Keanu Reeves é fantástico, eletrizante, sanguinário, tenso, e te deixa ansiosíssimo por mais.

Confira minha opinião!

Título brasileiro: John Wick 2: Um Novo Dia Para Matar
Direção: Chad Stahelski
Estrelando: Keanu Reeves, Riccardo Scamarcio, Laurence Fishburne, Common, Ian McShane, Lance Reddick, Ruby Rose, Claudia Gerini, Franco Nero, Peter Serafinowicz, Peter Stormare, Bridget Moynahan, John Leguizamo, Perry Yung, Tobias Segal, Chukwudi Iwuji, Nico Toffoli, Marko Caka, Thomas Sadoski, David Patrick Kelly, Vadim Kroll, Margaret Daly, Youma Diakite, Mario Donatone


Rapaz, acabei de desligar meu Prime Video ontem, após conferir o segundo filme da série John Wick e fiquei esfregando as mãos! Na boa, não sei se eu gosto mais do primeiro ou do segundo! Para mim, são ambos filmes de ação explêndidos! Ok, se eu fosse escolher, até mesmo pela estilização e proposta, seria o primeiro, mas olha, é uma decisão apertada! Vocês não fazem ideia da minha empolgação ao terminar de ver este filme! Sabe aquele tipo de sensação que você costumava ter após o final de um filme da série James Bond, ou da série Jason Bourne? Mais ou menos por aí!

John Wick: Chapter 2 funciona exatamente como o nome já sugere: como se fosse exatamente a segunda parte da história, você tem a impressão de que picotaram os filmes no meio para fazerem duas partes. Claro que não é o caso, mas você tem a impressão de que este novo filme é consequência inevitável e orgânica do primeiro, e não uma coisa forçada. E o que mais me deixa impressionado, é o fato desta série de filmes ser uma ideia totalmente nova e original, sem ser baseada em quadrinhos ou livro, ou em qualquer outra coisa! É John Wick, ponto final.

E assim como John não faz cerimônias para começar a matança, eu também vou acertar uma bala na enrolação e ir direto para a trama: John Wick continua sua perseguição por um tempo, mas depois de ter recuperado aquele seu carro roubado, acaba sossegando. Aí tem o avô do coisinha do primeiro filme que roubou o carro de John, e esse velho quer o nosso anti-herói morto, evidentemente. E o John resolve catar o cachorro que ele pegou no final do filme anterior e ir para sua casa, ficar quieto; ele até conseguiu o carro dele de volta, então ele queria mais era ficar sossegado. Só que aparece um cara, Santino, querendo que o John mate a irmã do cara, e John se recusa. Ok, então o Santino vai lá e explode a casa inteira do John, só pra deixar ele emputecido, o que acaba fazendo com que John Wick saia mais uma vez da sua aposentadoria, e seja puxado de volta para o jogo pela segunda vez.

E desta vez o cara tem até alfaiate e armeiro! Parece até uma produção do James Bond, de espionagem, tinha até Q! É bem legal, porque o primeiro filme tinha um ar mais gritty, mais neo-noir, esse daqui já tem mais atmosfera de filme de espionagem. Mas as coisas se dão da mesma forma, ou até pior, porque aqui é muito mais gente querendo John morto. Aquela imagem das armas todas apontadas para ele que virou meme na internet retrata direitinho a situação do cara. De uma certa forma, até me lembra dos tempos da escola, onde todo mundo queria ferrar todo mundo mesmo, e você sempre tinha que ficar esperto pra não cairem na zoeira com você! Mas enfim, desta vez temos o Common aqui fazendo um assassino que tenta matar o nosso herói, temos o retorno de Ian McShane como Winston, do Lance Reddick como o atendente Charon sempre com aquela pose elegante, e o John Leguizamo fazendo outro personagem do primeiro filme, o Aurelio. Só que aqui a coisa não se resume somente a vingança não, pois agora a cabeça do sr. Wick está mais a prêmio do que nunca. O escopo do filme aumentou, e creio que no terceiro será um pouco maior ainda.

E falando em maior, um dos melhores momentos pra mim foi o reencontro de Keanu Reeves e Laurence Fishburne! Cara, que bacana!!! Foi como ver o Neo e o Morpheus se reencontrando novamente após tantos anos! No exato momento em que o Laurence, que aqui faz o personagem Bowery King, começou a se apresentar e disse que conheceu John há muitos anos atrás, eu comecei a recitar falas de The Matrix na minha cabeça! Era meio assim, o negão falava e eu "at last", nosso protagonista respondia e eu "wow!", o Laurence falava mais um pouco e eu "let me tell you why you're here, Neo"... Foi fantástico!

Claro, teve exageros pra caramba também! Há acrobacias aqui que eles incluíram e que eu disse, "ah cara, sério!?", e também essa coisa de assassinos profissionais terem um hotelzinho próprio pra eles onde é proibido matar e cumprir contratos, que já vem desde o primeiro filme, é algo que eu ainda olho e penso "cara, que viagem doida!", mas como eu disse na resenha do primeiro, trata-se de algo comparável a um bom show de Rock, em que você até aceita os exageros porque faz parte da diversão.

O final do filme trata-se de um gigantesco cliffhanger, que nos deixa babando para ver o que irá acontecer no terceiro filme da série! John termina a missão dele aqui, a história deste filme acaba, mas não significa que é o fim, porque como eu disse lá atrás, a cabeça do cara está mais a prêmio do que nunca, e a caçada vai ser cada vez mais feroz! O que vai ter de presunto defumado no terceiro filme, acho que vai superar todas as produções do Tarantino juntas! Se bobear, baldes não vão ter capacidade pra armazenar tanto sangue, vai ser preciso um monte de barril mesmo! Será que podemos apostar que o terceiro já vai começar com aquele clima de tensão alto e ação ininterrupta? Vamos torcer e esperar.

Enquanto isso, vou ficando por aqui e dizendo que eu já estou esfregando as mãos de ansiedade para assistir o terceiro filme do Baba Yaga fodão esta semana! Trata-se da melhor cinessérie de ação que apareceu por aí nos últimos anos, e com todos os atrativos, ou seja, litros e litros de sangue e uma tremenda buraqueira que será promovida por Reeves e a galera da bala! Recomendadíssimo, e para caras como eu, que curtem com toda paixão do mundo aquele cinema clássico de ação, é um baita prato cheio! Cara, como é que eu fui perder estes filmes? Bom, não mais! Estão havendo boatos por aí que haverá ainda um quarto filme. Cara, podem haver pelo menos mais uns 10, se forem bons, eu quero mais é que deem sequência mesmo! Enfim, segunda parte muito boa, minha favorita ainda continua sendo a primeira pelo fator neo-noir, mas ok, esta segunda parte também tem uma trama de espionagem fora de série e que qualquer fã de Jason Bourne e James Bond vai gostar imensamente.

John Wick: Chapter 2 (2017)

Produção: Basil Iwanyk, Chad Stahelski, Erica Lee, David Leitch
Roteiro: Derek Kolstad
Trilha sonora: Tyler Bates, Joel J. Richard

Outros filmes desta cinessérie:
- John Wick: Chapter 4 (John Wick 4) (2021)
John Wick: Chapter 3 - Parabellum (John Wick 3: Parabellum) (2019)
- John Wick: Chapter 2 (John Wick 2: Um Novo Dia Para Matar) (2017)
John Wick (John Wick: De Volta Ao Jogo) (2014)

Trailer:

No comments:

Post a Comment