Monday, August 20, 2018

NO CINEMA: The Equalizer 2

9,5 / 10
Sequência do primeiro filme estrelando Denzel Washington não é somente superior,  mas também um ótimo filme que se sustenta sozinho, com ação, suspense, um ótimo herói e uma trama excelente que te manterá com os olhos grudados na tela.

Confira minha opinião!

Título brasileiro: O Protetor 2
Direção: Antoine Fuqua
Estrelando: Denzel Washington, Pedro Pascal, Ashton Sanders, Orson Bean, Bill Pullman, Melissa Leo, Jonathan Scarfe, Sakina Jaffrey, Kazy Tauginas, Garrett Golden, Adam Karst, Tamara Hickey, Caroline Day, Rory Benjamin Smith, Ted Arcidi, Drew Cooper, Karen Strong, Marley Dauphin, Elena Capaldi


"YESSS! Outro, por favor!! Só mais um, se não for pedir muito!"

Essa foi a minha pronta reação ao sair da sessão de hoje! Quatro anos atrás, eu descobriria este herói, The Equalizer. No ano anterior eu ouvi falar dele através do filme The Wolf of Wall Street, pra quem se lembra, o pai do Jordan Belfort assistia o seriado na televisão. Mas para minha vergonha, quatro anos se passaram desde o primeiro filme, e eu ainda não fui assistir o seriado pra conhecer a fonte que esses filmes se inspiram. Este segundo filme me convenceu finalmente que eu devo ir atrás dessa série que eu não conheço ainda.

Denzel Washington, a quem eu chamo carinhosamente de "My Man", numa referência à gíria americana, brilha novamente em mais um filme. Eu já falei o quanto que eu gosto demais de ver o Denzel, não falei? Se não me engano, me entreguei na resenha de The Magnificent Seven! Pra mim, Denzel é o Black Clint Eastwood. Eu adoro ambos, Clint é o meu modelo de figura masculina nos filmes, e Denzel faz par junto com ele em relação à moral, à figura masculina e principalmente do herói.

Na série de filmes The Equalizer, Denzel finalmente encontra um personagem que ele pode reprisar nos cinemas e que tem tudo a ver com ele. A única diferença é que o Equalizer original é branco caucasiano, mas isso nem importa, Denzel pega aqui o personagem do ator Edward Woodward e o reinterpreta com esmero. Eu vou assistir a série antiga porque eu realmente me interessei depois dessa sessão, mas o My Man aqui, meu caro Denzel, ele brilha aqui em uma interpretação forte, marcante e bem ao estilo do ator.

A trama segue após os eventos do primeiro filme. Personagens que retornam são os Plummer, porque eles terão aqui um papel central na trama. O filme abre com o Mr. McCall desbaratando uns muçulmanos e desmascarando um sequestrador de crianças. Já no começo Denzel já começa a arrepiar as coisas. Só que ele tem um cara que atuou com ele no exército, e eles se reencontram; ele também terá um grande papel na trama do filme. Paralelo a isso, temos o novo personagem Miles, que se oferece para ajudar Robert McCall em alguns afazeres, mas ele é um cara meio perdidão na vida. Nós vamos vendo essas pequenas coisas, e a rotina do McCall como taxista, ouvindo as lamúrias dos seus passageiros.

Então Susan Plummer é violentamente assassinada. Isso acaba tirando Robert de sua rotina para ir à caça de seu assassino, e nesse caminho, o cara vai ter muitas surpresas. Nós, expectadores, também vamos conhecer mais sobre o passado de Robert, mas só um pouquinho, senão o personagem perde muito aquela panca de fodão que temos dele desde o primeiro filme.

De forma geral, eu adorei este segundo! Sério, achei ele bem melhor do que o primeiro filme. O primeiro eu achei bem legal, mas eu não esperava que iria ter uma sequência, geralmente o Denzel não reprisa papéis em sua carreira, mas este daqui ele realmente se apegou. Bem, eu também adorei vê-lo em cena.

Muitas vezes você vê Robert McCall com aquele perfilzão dele calmo, controlado, leitor voraz de livros, o tipo de cara que cuida da própria vida e procura não se expor tanto. Mas quando ele tem que fazer um serviço, o cara vira o capeta! Se você for um sujeito mal intencionado, é melhor chamar aquele famoso advogado japonês: Sujiro Kifuja. Também gostei muito do personagem Miles, porque ele no começo é meio frágil e desencontrado, mas com o tempo, ele vai se encontrando na vida com as intervenções do Mr. McCall, e encontrando seu caminho. Ele representa aquele sujeito na audiência que está procurando por um modelo a seguir, por uma trilha a percorrer.

Enfim, o diretor de Training Day, e do primeiro filme, Antoine Fuqua, realiza aqui novamente um trabalho muito bom junto a Denzel. O final do filme, com a referência a um super-herói é simbólica, divertida, e bastante oportuna. Quando o filme acaba, minhas sensações variaram desde eu suar os olhos com frases e atitudes do personagem de Denzel, vibrar com cada investida dele contra os criminosos, e ao final da projeção, ficar com aquele gostinho de quero mais na boca! Durante toda sua sólida carreira, Denzel tem representado tipos marcantes, especialmente em filmes como Man on Fire, Deja Vu, The Book of Eli, Crimson Tide, e muitos outros clássicos de sua vasta filmografia. Estes aí são só alguns dos meus favoritos de sua filmografia. Mas com The Equalizer, eu creio que o Denzel achou o papel que ele pode reinterpretar em outros trabalhos e guardar na lembrança como um avatar seu no cinema, da mesma forma que Tom Cruise e seu Ethan Hunt, ou Bruce Willis e seu John McClane, ou Johnny Depp e seu pirata Jack Sparrow.

E como eu disse antes: Denzel, bro', carinha, amigão... MY MAN... faz mais um, vai! Mais um só, promete? Só mais um nessa série e eu não te peço de novo! Olha, eu sentei na cadeira e tava até meio que pescando num momento, ao assistir aos trailers, mas quando começou o filme, eu não conseguia parar de prestar atenção! O filme começa devagar, exibindo a rotina do cara, na maciota, tranquilo, e vai crescendo em suspense, até que no clímax você, já fisgado, não consegue pensar em outra coisa senão em ficar prestando atenção.

Recomendação máxima, filme ótimo, com ação, suspense, boas lições, e a presença ilustre de um ator americano negro que eu tenho uma tremenda satisfação em acompanhar! Sou um grande fã do cara não é de hoje, e recomendo que você vá ver este filme aqui em IMAX, como eu fui hoje, para fazer juz à grandeza do personagem e de sua jornada.

The Equalizer 2 (2018)

Produção: Todd Black, Jason Blumenthal, Tony Eldridge, Antoine Fuqua, Mace Neufeld, Alex Siskin, Michael Sloan, Steve Tisch, Denzel Washington
Roteiro: Richard Wenk (baseado na série de TV criada por Michael Sloan e Richard Lindheim)
Trilha sonora: Harry Gregson-Williams

Outros filmes desta cinessérie:
The Equalizer 2 (O Protetor 2) (2018)
The Equalizer (O Protetor) (2014)

Trailer:

1 comment:

  1. Este é um filme de ação eficiente, mas que nunca se torna nada além disso. É bem escrito, dirigido e atuado. As partes técnicas estão todas no lugar. Amo os filmes de ação, também recomendo um dos filmes de ação de 2017 Tempestade: Planeta em Fúria, me manteve tensa todo o momento, se ainda não a viram eu recomendo muito! No elenco vemos a Gerard Butler e Andy García, dois dos atores mais reconhecidos de Hollywood que fazem uma grande atuação neste filme. Realmente a recomendo.

    ReplyDelete