Sunday, December 24, 2017

CD: Merry Christmas From The Morse Family - Neal Morse

Nota: 8,5 / 10

Neste Natal, quero recomendar a vocês um disco bacana, de um cara que gosto muito de acompanhar a carreira. Eu sou Católico, e celebro o Natal sempre com aquela cosmovisão voltada para Deus e o nascimento de Cristo, além é claro de todo o folclore que acompanha as festas, como Noel, a árvore, os presentes, a ceia, etc. Assim, se você é um cara que gosta de música gospel e procura um disco desses para tocar durante o Natal, eu recomendo este daqui.

Prioritariamente, Neal Morse é um artista de Rock Progressivo. Como fã do gênero, eu sempre acompanhei a carreira dele com o seu grupo, o Spock's Beard, e também a sua carreira solo de Rock Progressivo Cristão. Mas volta e meia, ele faz estes discos simples, com músicas populares natalinas ou de cunho gospel mesmo, para mudar de ares, ou para se expressar livremente em relação à sua crença, o que acho louvável.

E este, até mesmo por ser ele, um músico experiente, não é qualquer disco de músicas natalinas, mas um disco com excelente qualidade musical. O disco contém diversas músicas escritas por ele, assim como outras músicas interpretadas por ele e seus amigos, bem naquele estilão do cara de interpretar músicas, com aquela sua voz macia e de atmosfera otimista e alegre.

Exemplos? A faixa "Christmas Keeps Calling", por exemplo, que tem aquele aspecto pop, mas com orquestração de violinos e teclado impecável. Outra faixa interessante é "Sinatra Christmas (My 1st Christmas With You)", com arranjo tipicamente jazzístico, bem ao estilo do famoso blue-eyes de voz de veludo, Frank Sinatra. Compensa a escutada e, honestamente, eu deixei esta faixa muito tempo no replay, se me perguntar. Eu estava no clima.

Se você se encontra no clima pra escutar canto gregoriano, tente a faixa "How Peaceful Was The Night", belíssimamente interpretada por Morse, que faz todas as variações vocais neste coral de um homem só; são dois minutinhos que valem muito a pena e te colocam naquela atmosfera natalina. Também gosto bastante da balada "'Tis The Reason To Be Blue", interpretada no teclado por Morse, muito bonita, e com referências culturais na letra, como o Grinch, por exemplo.

Além do Sinatra, Morse também incorpora Elvis Presley. Sim, o Rei do Rock, lembrando aqui que além dos discos de Rock, Elvis também fazia discos gospel, pois era um artista Cristão. Aqui temos a faixa "Elvis Christmas (Lovin' Christmas)", em que Morse faz sua voz e seus trejeitos soarem como Elvis cantando. É muito bacana, e para fãs do Elvis, como eu, traz aquela sensação de atmosfera alegre. "Swingin' Holiday" é outro jazzinho com coro impecável, um ótimo trabalho de um ótimo intérprete do calibre de Neal. "Missing You At Christmas Time" traz novamente o trabalho vocal sensacional de Morse, e "Holy Christmas" encerra o play, com uma mensagem religiosa para os Cristãos.

Gosto muito de ouvir músicas natalinas quando a data se aproxima, e gosto especialmente de ouvir Jazz nesta época do ano. Gosto em qualquer época, mas parece que nesta em específico, a coisa fica mais especial, a atmosfera parece a certa. De forma que, eu quero recomendar a todos aqui que escutem este disco, seja na internet, seja na sua forma física, na forma que acharem melhor, e fica aqui a minha recomendação de um disco bem bacana para escutar com a família e os amigos na véspera e no dia de Natal. E, como sempre, desejo a todos um excelente Natal, e que todos vocês possam se sentir renovados após esta época tão bacana. Que Deus abençõe a todos!



Merry Christmas From The Morse Family (2000)
(Neal Morse)

Tracklist:
01. Hallelujah - The King Is Born
02. Christmas Keeps Calling
03. Love Lay In Bethlehem
04. The Laughing Christmas Song
05. Sinatra Christmas (My 1st Christmas With You)
06. How Peaceful Was The Night
07. 'Tis The Reason To Be Blue
08. Elvis Christmas (Lovin' Christmas)
09. A Special Kind Of Christmas
10. Swingin' Holiday
11. Kids Love Santa
12. Missing You At Christmas Time
13. Holy Christmas

Selo: Radiant Records

Banda:
Neal Morse: voz principal e todos os instrumentos
Dave Schmidt, Deann Clifford, Jessica Mears, Joey Pippin, Terra Mears (faixas 1 e 13): back vocais
Colleen Harrison (faixa 3): back vocal
Jayda Morse, Wil Morse (faixa 4): back vocal

Discografia:
- To God Be the Glory (2016)
- The Similitude of a Dream (2016)
- The Grand Experiment (2015)
- Songs from November (2014)
- Cover 2 Cover (2012) - com Randy George e Mike Portnoy
- Momentum (2012)
- Testimony 2 (2011)
- Lifeline (2008)
- Songs from the Highway (2007)
- Sola Scriptura (2007)
- Cover to Cover (2006) - com Randy George e Mike Portnoy
- God Won't Give Up (2005)
- ? (2005)
- One (2004)
- Testimony (2003)
- It's Not Too Late (2002)
- Merry Christmas from the Morse Family (2000)
- Neal Morse (1999)

Site oficial: www.nealmorse.com

No comments:

Post a Comment