Sunday, September 6, 2015

HQ: Batman #7: The Court of Owls - Part 7: The Talons Strike! (Batman nº 7: A Corte das Corujas - Parte 7: Os Garras Atacam!)

Enfim chegamos no fecho deste primeiro arco de edições da revista do Batman dos Novos 52 que conta a lenda da Corte das Corujas. Foi assim que começou a nova fase do Batman nos quadrinhos após o cancelamento da revista normal do morcego e de todos os outros títulos após Batman #713 que saiu em 2011. Os Novos 52 ainda estão saindo mensalmente, tanto lá fora quanto aqui, a dúvida é o que virá depois disso. Enfim, vamos resumir como sempre a edição anterior e falar desta que fecha este primeiro arco de histórias. Na edição anterior da revista, vimos Batman em uma intensa batalha contra um Talon. O morcego é muito surrado e está no fim de suas forças, até mesmo por causa da facada que levou, mas em uma reação intensa e inesperada, o morcego consegue subjugar o Talon e escapar do labirinto. Enquanto isso, a Corte planeja o seu próximo movimento, que é invadir Gotham com uma horda de corujas "zumbis", como veremos aqui nesta edição, e tomar Gotham de assalto.

A história, que saiu no Brasil em Dezembro de 2012, começa com uma sequência de sonho. Vemos Bruce Wayne, sentado em sua cadeira no grande salão da mansão, conforme o morcego que predestinará seu futuro pousa na estátua de seu pai, como uma referência à origem do Batman em Batman Year One. Esta cena tão familiar a todos é repentinamente interrompida. O morcego voa para fora da mansão em direção à noite e é capturado e devorado por uma coruja de aparência medonha.

Na narração em off, somos informados que os antigos acreditavam que aquele que estava prestes a morrer via cenas de sua vida inteira, porém também tinha reveladas verdades secretas, boas e ruins de sua vida, para que soubesse bem quem realmente foi em vida. Algo que faz sentido, uma vez que o morcego quase morreu diversas vezes nos números anteriores. Só mesmo o Snyder e o Cappulo para quererem que acreditemos que o Batman poderia ficar sem comer e dormir por 8 dias seguidos, ser apunhalado no estômago e socado até os ossos virarem farinha, trancado em um rio com uma redoma de vidro acima dele e ainda assim sobreviver a tudo isso. Mas tcharam... ele sobrevive! Puta que me pariu!

Enfim... ele faz a viagem de volta do mundo dos mortos com uma pequena ajudinha dos choques elétricos de Harper Row, uma menina que será explorada em números futuros na série dos Novos 52. Os choques acabam reanimando o Batman e o acordando da sequência de sonho, e ao invés de o morcego agradecer a ajuda, sai grunhindo, dizendo para que a coitada ficasse na dela, e que ele não precisava de ajuda... uh-hum... não precisava... Deus tá vendo!

Ele se arrasta até a entrada da sua caverna e é recolhido por um Alfred com uma escopeta de cano duplo na mão. Claro, o mordomo/pai postiço recolhe o patrãozinho e o leva para os interiores da caverna, onde ele se depara, assustado, com um corpo de um dos Talons da corte, achado no rio congelado perto de onde Batman se encontrava quando foi recolhido da água. Ao invés de ter bom senso e ir tratar seus ferimentos, Batman pede a Alfred para colocar o corpo do Talon na mesa para análise. E assim ele ganha o kit do morcego-detetive feliz, com cadáver e tudo. De um minuto para outro, Bruce já parece estar totalmente recuperado de seus ferimentos. Santa conveniência de roteiro, Batman!

Enquanto isso, vemos a Corte preparando seu exército e fortalecendo sua maior atração, que foi resgatado do rio e recebeu "aprimoramentos" como o líder da Corte se refere. No exame do corpo que está com Bruce na caverna, descobriu-se que o cadavérico corujão estava parcialmente morto; parcialmente porque foi reavivado com uma substância que a Corte sintetizou e que foi misturada com um metal chamado Electrum, que é altamente condutivo. Isso serve como explicação para que o Talon que atacou Bruce na Torre Wayne, lá na edição 2 da revista tenha sobrevivido à queda da torre quando atingiu o carro lá embaixo. Em outras palavras, ele é nada menos do que um zumbi! Será que Snyder ficou com inveja de The Walking Dead?

Enfim, é nesse momento que chega Dick Grayson, o Nightwing, e começa a falar com Bruce. Então vem a revelação de que (estão preparados?) aquele corpo que Bruce está analisando é um parente de Dick, seu bisavô, para ser mais exato. Dick acaba ficando muito puto com Bruce por tentar esconder isso dele, não o deixando entrar na caverna quando estava analisando o corpo, e dá uma tremenda bronca em Bruce, com o morcegudo reagindo com o clássico bofetão na cara de Dick. Isso, igual aquele meme que circula na net por aí!... bem, com um pouco de sangue a mais... e quase deixando o menino inconsciente.

Mas calma, ainda tem mais! O semi-morto, cujo nome é William Cobb seria o sucessor em uma longa linhagem, e para encurtar a história, a Corte planejava que Dick Grayson também fosse um Talon um dia, não fosse o fatídico dia da morte de seus pais no circo que fez com que o menino se tornasse o primeiro Robin, mudando todos os planos iniciais da Corte das Corujas. Bruce explica para Dick que na antiguidade, os gladiadores eram escoltados por bufões acrobatas em uma versão arcaica do circo, e que o circo que Dick fazia parte apresentava à Corte um potencial substituto de década em década que poderia assumir o manto do Talon.

Em seguida, Bruce recupera aquela conversa lá da edição 1 do programa "Gotham é...", lembram? Em outras palavras, ele assume que pensava conhecer Gotham City melhor do que ninguém, mas quando descobriu a existência da Corte, eles lhe mostraram a verdade, que Gotham é comandada pelos pássaros vigilantes da organização. Bruce então faz esse mea culpa, dizendo que estava errado sobre Gotham e sobre si mesmo para tentar explicar porque estava escondendo a verdade de Dick.

Claro que isso não funciona. Dick diz que não se importa nem um pouco com esse negócio de que deveria ser o próximo Talon, e que neste mundo de existências vazias, não importa o que os outros acham que você deveria ser ou o que acham que você está predestinado a ser; você é aquilo que você é, e ninguém pode tirar isso de você, esfregando na cara do morcego o mal julgamento que ele fez dos seus inimigos, do menino e de si mesmo. Pois é. O Batman simplesmente se estrepou nessa. No fim das contas, o bofetão final na cara foi de Dick para Bruce, e olha que o menino nem precisou levantar a mão para isso! Ah, esses tempos modernos!

A última folha de história da HQ termina com a Corte das Corujas iniciando o ataque à Gotham, e o líder soltando deliberadamente seu exército para dominar a cidade e, de acordo com seu pequeno discurso, tomar a cidade de volta para eles. A última página então fecha a revista e este arco de histórias com uma bela splash page mostrando o exército de corujas voando em direção à cidade para realizarem seu plano de conquista. Está montado então o cenário para o início do segundo arco de história que conclui a saga da Corte das Corujas, Night of the Owls, que se inicia na edição 8 da revista de Batman.

Aqui termina então, caro leitor, o arco inicial dos Novos 52, que saiu mais tarde em uma bela edição encadernada de luxo com as edições de 1 a 7 da revista do Batman todas juntas em um só volume, inclusive com direito à uma máscara da Corte das Corujas e tudo! Como eu já havia lido o arco na própria HQ do Batman, comprando mensalmente a revista, eu não fui atrás desta edição de luxo, mas se você não leu este arco, eu recomendo a leitura.

De uma forma geral, sim, eu admito que os caras tentaram criar algo que nunca existiu nas histórias do Batman em sua encarnação anterior, que foi do número 1 de 1940 até o 713 de 2011. Porém, como se trata de um reboot parcial, eu enxergo este Batman aqui como um animal diferente daquele das revistas antigas, e portanto sou um pouco mais aberto à existência de uma Corte das Corujas na mitologia do morcego nesta fase dos Novos 52, inclusive eu acho até bacana que os caras tentaram criar algo diferente e significativo após tantos anos sem tentarem tal feito.

Enfim, a história em sua totalidade foi interessante, com passagens bacanas, outras excelentes, mas também teve seus problemas, mas o saldo final é bastante positivo e eu recomendo imensamente a leitura deste arco ao cara que estiver procurando uma boa e nova história do Batman para conferir.

Batman #7 (Maio/2012)
Linha: Os Novos 52
Primeira parte do arco: The Court of Owls
Título em português BR: A Corte das Corujas
Título desta edição: The Talons Strike!
Título em português BR: Os Garras Atacam!
Nº de edições do arco: 7
Nota: 8,0 / 10
Nota geral do arco: 8,5 / 10

Arco de histórias com os seguintes títulos:
- The Talons Strike! (Os Garras Atacam!)
Beneath the Glass (Por Trás do Vidro)
Face the Court (À Mercê da Corte)
Face the Court (De Frente com a Corte)
The Thirteenth Hour (A Décima Terceira Hora)
Trust Fall (Perda de Confiança)
Knife Trick (Truque com Facas)

Editora: DC Comics
Formato: Revista mensal
Roteiro: Scott Snyder
Desenhista: Greg Cappulo
Colorista: FCO Plascencia
Letrista: Richard Starkings, Comicraft, Jimmy Betancourt
Editores: Mike Marts, Katie Kubert

No comments:

Post a Comment