Friday, September 4, 2015

HQ: Batman #6: The Court of Owls - Part 6: Beneath the Glass (Batman nº 6: A Corte das Corujas - Parte 6: Por Trás do Vidro)

Durante a leitura da edição anterior da revista do Batman, eu ficava babando naquela arte e naqueles painéis que você tinha que rotacionar a revista para continuar a leitura, causando assim uma espécie de interação inesperada com o leitor. Era fantástico. Aqui, os caras resolveram voltar ao modo normal. Uma pena. Mas mesmo assim a história dá continuidade de forma tensa e com uma narrativa envolvente; pena que vários outros exageros aqui desta edição acabam desfavorecendo um pouco a história. Na edição anterior vimos como se encontrava o morcego no temido labirinto das corujas. Vimos Batman sofrer alucinações e caminhar desorientado pelo labirinto até que finalmente aparece o Talon no fim da narrativa e enfia um punhal pelas costas do morcego, que já aparenta estar no fim de suas forças. Este foi o ponto onde paramos. Enquanto isso, em Gotham, Gordon, Damian e os outros estão há dias preocupados com o sumiço do morcego, pois ele havia desaparecido faziam 8 dias.

A história da sexta edição dos novos 52 e 6ª parte da saga da Corte das Corujas foi lançada em Novembro de 2012 no Brasil com a capa do Bane torcendo o morcego ao meio, em uma intertextualidade aí com a saga noventista Knightfall (A Queda do Morcego), mas ela tem a ver com a revista Batman - The Dark Knight, não a revista principal do morcego que é a que estamos analisando.

A continuação desta edição então pega exatamente daquele último painel onde vimos Batman ser atravessado pelo punhal do Talon, que havia sentenciado o morcego à morte, na tradição da Corte. A coisa ficou feia para o morcego. A Corte não quer simplesmente matá-lo, mas também expor seu cadáver lá embaixo, no labirinto, como um monumento de um inimigo. Aparentando estar muito fraco e debilitado, o morcego é abordado pelo Talon, que pergunta à Batman se tem últimas palavras antes de sua morte. Agindo com a indiferença de sempre, Batman é derrubado, e seu adversário pergunta à Corte como Batman deve morrer.

Uma das pessoas da Corte, uma menina, diz para machucá-lo muito. O Talon então começa a golpeá-lo sem parar, com golpes tão fortes que faz o corpo enfraquecido do morcego estremecer e atravessa uma parede com ele. Por um breve momento, na narração em off do morcego, temos a impressão de que Batman está prestes a desistir de tudo, que está disposto a deixar com que o Talon acabe de vez com sua vida.

Agora vem cá todo mundo, vamos parar um pouco aqui e pensar um instante: amigo, não me interessa se é o Batman, a Formiga-Atômica ou o Hong Kong Fu que está sendo golpeado lá; do jeito que foi ilustrado pelo Greg Cappulo, meu querido, o morcego a esta hora estaria morto. Nada mais. Puta que me pariu, o morcego é atravessado com um punhal, fica 8 dias sem comer ou descansar dentro de um labirinto no subsolo, é golpeado até as costelas virarem pó, até seus músculos se esfacelarem... e ainda assim não morre? Não acredito nisso! Houve um grande exagero aí do Snyder que quis ilustrar o morcego novamente como se fosse um semi-deus invencível. Tudo bem que ele é o "goddam Batman", a lenda, o mito, mas isso foi de um exagero sem tamanho!

O que acontece depois é totalmente sem sentido! O Batman vê o retrato de seu tataravô Alan Wayne com rosto de desespero, se enche de raiva e de repente, do nada, levanta e vira um gárgula dentuço sedento de sangue! Meu... de onde o morcego tirou força para reagir desse jeito? Não dá pra acreditar! Mesmo sendo quadrinho, é muito exagero! Se fosse o Superman, eu até dava um desconto, mas o Batman não, amigo!

Mas enfim, o Batman reage porque... ele é o Batman... e o Talon se fode todo na mão do morcego. De repente o cara ganha a força de um estouro de manada, golpeia o Talon com tudo que tem, como se fosse o Hulk (SMAAASH!!) e ainda por cima dá lição de moral no corujão, dizendo que ele pensa ser especial, mas na verdade é um nada. Além disso o morcego deduz que eles estão perto de um rio, através do sabor da água na fonte que ele bebeu na edição anterior... e aí eu pergunto, seu Cappulo: se ele sabia onde estava, porque então não saiu de lá antes disso tudo acontecer? Me diga? Cri... cri-atalho de roteiro... cri...

Aí ele tira um dispositivo explosivo de dentro da bota (deus ex machinaaa!), mistura com as placas das câmeras da sala com cloreto de potássio e consegue uma explosão que abre uma abertura no chão para ele sair nadando por um rio abaixo do lugar. Mas, para infelicidade do morcego, o rio está coberto com uma camada inquebrável de vidro. Desesperado o morcego começa a afundar no rio, aceitando a própria morte. Mas é claro que todos nós sabemos que se trata de mais uma morte de mentirinha, não sabemos? Claro que sabemos!

Portanto, enquanto esperamos o morcego voltar dos mortos na edição seguinte, ficamos com a cena final de duas páginas em que a Corte resolve se livrar do Talon derrotado e um grande painel final que mostra um conjunto de caixões de madeira com um deles aberto, nos mostrando que eles ainda tem muitos Talonsinhos para trazer de volta à vida e fazerem seu trabalho sujo.


Eu até gostei de certos aspectos desta nova edição da história, e achei a arte do Cappulo bem bacana, como sempre, mas sinceramente, os exageros acabaram maculando um pouco um desenvolvimento que vinha sendo bastante interessante e tenso da edição anterior, que foi sensacional. Aqui nesta edição, o Snyder se perde um pouco de novo nos exageros e deixa as soluções de roteiro parecendo muito irreais e feitas na base das coxas. Eu até curti a luta entre a coruja e o morcego, mas poderia ter sido bem melhor.

Enfim, a história parou aqui mais uma vez e, dentro de um mês, sairia a última edição desta primeira parte da saga das Corujas. Aproveitando o fim de semana e o feriado que terá por aí, vou tentar terminar essa saga numa próxima postagem, tive sorte de poder parar um momento pelo menos para não deixar ninguém no suspense. Depois de terminarmos esta primeira fase, começará na edição 8 da revista do Batman a segunda fase da saga, Night of the Owls (Noite das Corujas), que os arquivos da DC dizem compreender as edições 8 e 9 da revista, mas a conclusão da história se dá em pelo menos mais 2 edições. Porém, essa segunda fase veremos em um outro momento.

Batman #6 (Abril/2012)
Linha: Os Novos 52
Primeira parte do arco: The Court of Owls
Título em português BR: A Corte das Corujas
Título desta edição: Beneath the Glass
Título em português BR: Por Trás do Vidro
Nº de edições do arco: 7
Nota: 7,5 / 10

Arco de histórias com os seguintes títulos:
- The Talons Strike! (Os Garras Atacam!)
- Beneath the Glass (Por Trás do Vidro)
Face the Court (À Mercê da Corte)
Face the Court (De Frente com a Corte)
The Thirteenth Hour (A Décima Terceira Hora)
Trust Fall (Perda de Confiança)
Knife Trick (Truque com Facas)

Editora: DC Comics
Formato: Revista mensal
Roteiro: Scott Snyder
Desenhista: Greg Cappulo
Colorista: FCO Plascencia
Letrista: Richard Starkings
Editores: Mike Marts, Harvey Richards, Katie Kubert

No comments:

Post a Comment