Thursday, June 18, 2015

FILME: Batman & Robin (Batman e Robin) - especial Batman na Tela: edição 11

Eu realmente não quero falar sobre esse "filme". Mas eu não tenho outra alternativa, não será um especial completo se eu não agregar minha crítica a esse que, não somente é considerado como um dos piores filmes de todos os tempos, como também um dos piores exemplares de filmes de super-heróis já cometidos por mentes humanas. Eu estou, claro, falando do horrível, do escabroso, de um dos maiores crimes cinematográficos que alguém já foi capaz de cometer, o filme que convencionaram chamar de (pausa dramática) "Batman & Robin". Você que é mais novo ou você que não conhece muito de cinema pode estar se perguntando se eu não estaria exagerando um pouco. Bom, não estou, caro leitor, como irei provar aqui em meu texto que, não somente esta abominação da humanidade é um filme terrível, mal pensado e um completo desserviço para a sétima arte na minha opinião, como esta mesma opinião que exprimo aqui é partilhada por todas as pessoas de bom senso. Então, com o meu pedido antecipado de desculpas a todos, este é Batman & Robin.


E pela primeira vez em todas as vezes que resenhei algo neste blog, caro leitor, vou requisitar certa ajuda externa aqui. Sim, porque nenhum ser humano deve encarar uma bomba cinematográfica como esta sozinho. Ninguém deve carregar este fardo por si só. Portanto, contarei aqui com a ajuda de algumas pessoas da Internet que admiro muito e que serão meus advogados durante as acusações que farei a este grande pedaço de merda fétida dirigido por Joel Schumacher no fatídico ano de 1997 e que provocou a quase morte da franquia Batman nos cinemas.

Muito bem, vamos tomar fôlego e seguir em frente.

Joel Schumacher obteve sucesso na bilheteria de Batman Forever que, como eu já falei, era um filme bem ruim, mas ainda contava com a produção de Tim Burton que dava um respingo de força em certas partes do filme. No entanto, Batman descobriria, dois anos mais tarde, que sua kriptonita, seu nêmesis, seu pior vilão não era qualquer um que ele tenha enfrentado nas HQs, nem mesmo o Coringa, mas sim Schumacher. Pode perguntar por aí para qualquer fã do personagem, quem é o pior vilão do Batman entre as três alternativas seguintes, Bane, Coringa ou Joel Schumacher, que o terceiro será resposta mais do que certa.

Mas vamos às evidências de tal crime. Começa com a dupla dinâmica se vestindo, com direito a bat-bundas e bat-mamilos. Aí o Robin quer um carro porque as garotas gostam do carr...

Desculpem, não consigo! Plano B.

Victor Fries tem uma esposa em estado criogênico e quer curá-la de uma doença, mas tem seu laboratório sabotado e agora não consegue mais viver em ambientes acima de 0º C. Opa, ótimo, é a origem do Sr. Frio que Paul Dini criou para a série Batman TAS! Gostei, vamos ver se funciona. Ele mantém a esposa em seu... esconderijo.

ESCONDERIJO???

Ah, PUTA QUE PARIU, filme! Como é que isso se parece com um esconderijo??? A única coisa que falta é uma placa dizendo "aqui, esconderijo do Sr. Frio!" Puta merda! E o que o Sr. Frio faz lá dentro? Fuma cachimbo e ensaia o coral de capangas pra cantar "I'm Mr. White Christmas, I'm Mr. Snow"! Pra piorar, o vilão é interpretado por Arnold Schwarzenegger, em um papel totalmente deslocado e impróprio pra esse tipo de vilão. Ou seja, já não bastava Schumacher querer cagar em cima da cabeça da dupla-dinâmica e agora veio destruir o excepcional bom trabalho feito por Paul Dini na série animada.

Me acordem desse pesadelo, pelamordeDeus!

Chega, já falei o bastante dessa bobagem. Vamos ver o outro vilão do filme pra ver se a coisa melhora. Ela trabalha como uma assistente de cientista louco em um... castelo?

Castelinho clichê de filmes de terror, hein?

Ah, vai se ferrar, filme! Vai se ferrar! Como é que você me apresenta uma coisa tão ridícula e tão clichê como essa? Tem até raio caindo no castelo! Enfim, a outra vilã do filme é a Hera-Venenosa. E como é que ela é?

PFff-AHAAHAHAHAHAHA!!!
Parece uma piranha! Que vergonha!! Esses são os dois vilões do filme? Infelizmente não, caro leitor! Schumacher e seus capangas aloprados fizeram o desfavor de estragar também o Bane.

ARRRRR!!
Se alguém aqui se lembra das HQs, o Bane é um estrategista, um cara muito inteligente e o único vilão das HQs que conseguiu articular um plano excepcional de esgotar até a última gota de fôlego do Batman após soltar todos os maníacos do Asilo Arkham de uma vez só, descobrir a identidade secreta do morcego, invadir a mansão Wayne e arrebentar o Batman lá dentro mesmo. O lutchador quebra a coluna do morcego nas HQs deixando ele temporariamente fora de ação, quase morto, impossibilitado de reagir ou de fazer qualquer coisa. Ou seja, um vilão que ofereceu a Batman o último desafio físico e intelectual antes de destruí-lo.

E aqui? Ah, ele é só um cachorrinho, um pau mandado da Hera-Venenosa mais tonto que uma porta e que não sabe fazer outra coisa a não ser grunhir e obedecer ordens da piranha. PUTA QUE PARIU!!!

Morrendo de vergonha aqui!

E como se já não tivessemos motivos o suficiente para nos envergonhar disso tudo, temos a volta dos mamilos nos bat-trajes e a adição da Batgirl, crime esse cometido pela patricinha Alicia Silverstone. Quem conhece a Batgirl/Barbara Gordon das HQs sabe que ela é filha do Comissário Gordon. Aqui ela vira Barbara Wilsom, sobrinha do Alfred. Isso é só pretexto para essa budega ter mais uma subtrama em que o Alfred tem uma doença e está morrendo; uma ideia que poderia ter sido bem executada se tivéssemos um roteirista melhor, um diretor decente e alguma preocupação da equipe desta merda para fazer algo que realmente prestasse.

Mas calma, isso ainda não é tudo! Tem mais motivos para você ficar nervoso, se mordendo de raiva! Dick e Bruce ficam de pirracinha o tempo todo, aliás, o Dick se mostra um moleque muito chato e pirracento, toda hora fica reclamando, de mimimi que isso, mimimi aquilo, eu quero me separar de você, Bátima, porque você é um gordo baleia saco de areia, e por aí vai. Chega a ser irritante! Mas não mais irritante do que Hera e Freeze o tempo todo tentando competir para ver quem que faz mais piadas sobre gelo, animais e plantas. É o tempo todo um trocadilho infame!

Freeze: O que matou os dinossauros? A era do gelo! (BUUUUUU!!!)
Hera: Eu tenho algumas aveias selvagens para semear! (BUUUUUU!!!)
Freeze: Fica frio, garoto pássaro! (BUUUUUU!!!)
Hera: Sem mais macaquices! (BUUUUUU!!!)

Isso, claro, sem falar em outras frases infames, do tipo "maldição!", ou então "primeiro, Gotham, depois, O MUNDO!", proferidas pelos dois vilões e que me deixam com os nervos à flor da pele!!

PÁRA O MUNDO QUE EU QUERO DESCER!!!

Mas eu deixei o pior de tudo para o final, caro leitor! Oh sim, você vai ver. Cuidado agora, se você for fã do Batman, senta aí pra não ter um ataque do coração! Está sentado? OK. Não só o Batman de Schumacher faz aparições em público, deixando de ter todas aquelas características de cavaleiro das trevas que a gente conhece, como também leiloa mulheres vistosas em eventos com o seu... prontos?...  BAT-CARTÃO DE CRÉDITO!

Podem xingar, bem alto: FILHA DA PUTAAAA!!!!


Sim, queridos leitores, infelizmente! Deram ao Batman uma merda de um CARTÃO DE CRÉDITO! É de matar, não é?

(Sim, merecem morrer!)

Eu creio que, nesse ponto, ou você está muito indignado com isso tudo ou então está se cagando de rir da desgraça dos fãs do morcego. Independente do que esteja pensando sobre o desfile carnavalesco desse "filme", eu tenho boas e más notícias pra vocês. A má notícia é que Clooney com aquela cara de pastel dele, tinha contrato para mais filmes do Batman após esse, e Joel Schumacher já estava com planos de fazer um próximo filme chamado Batman Triumphant, que, graças aos deuses, nunca saiu do papel! E é aqui que eu declaro a boa notícia a vocês: o filme foi uma verdadeira bat-bomba! Teve críticas ultra-negativas de críticos, fãs, imprensa, quem quer que fosse estava massacrando o filme! Recebeu um monte de notas negativas (e ainda recebe) e cavou sua própria sepultura com todos os impropérios que cometeu. Uma das críticas da época é a dos geniais e saudosos Gene Siskel e Roger Ebert no seu programa televisivo Siskel & Ebert, onde eles detonam o filme.


Aqui nos comentários de Siskel & Ebert podemos ver o Clooney, escorregando todo serelepe na cauda de um dinossauro como se fosse o Fred Flinkstone, isso sem contar o tom supermonótono de sua voz que não inspira o menor terror na mente de seus adversários. Também é mostrado a chatíssima pirracisse entre o duo protagonista, sem contar o comentário muito pertinente de Siskel do excesso de efeitos especiais, mal esse que o cinema blockbuster, em sua maioria sofre até hoje. Eu sou obrigado a concordar até com o comentário de Ebert, que teoriza que eles não estavam mais nem aí quem seria o Batman, escolheram por causa do queixo do cara! Para quem se interessou e quer ver mais Siskel & Ebert, no Youtube está cheio de vídeos deles.

E isso não é tudo, senhoras e senhores! Anos mais tarde, com o advento dos web shows por toda a Internet, mais críticos demonstraram seu ódio e desgosto com este atentado de Joel Schumacher. Um grande exemplo é o genial Nostalgia Critic, um show que eu adoro acompanhar e que ainda passa na web semanalmente. Em uma de suas primeiras críticas de volta em 2008, o Nostalgia Critic expressa a indignação de todos os fãs do morcego com relação a esse filme. Ele cita todos os pontos importantes, como as frases absurdas e ridículas, as piadas com gelo, o escabroso bat-cartão de crédito, o clímax ridículo, as luzes de neón, enfim, externa toda nossa raiva com esta gozada na cara da dupla-dinâmica de forma divertida e engraçada. O Nostalgia Critic é um dos caras que eu mais respeito hoje na Internet e vocês podem ver mais vídeos dele no canal ChannelAwesome.com. Assista.


Eu adoro a palavra que o Nostalgia Critic escolheu para descrever esse filme: supercrapfuckhorrific!

E tem mais um que eu adoro destacar. Jeremy Jahns, em seu programa na web também mandou seu recado para Batman & Robin. Alguns meses antes de estrear The Dark Knight Rises, Jeremy faz alguns vídeos falando sobre os outros filmes live action do Batman e se refere ao filme como "Batman e a morte de uma franquia... anteriormente conhecido como Batman & Robin", além de fazer a avaliação final do filme exatamente com a palavra que acho a mais adequada: DOGSHIT (merda de cachorro). E como podemos discordar disso, uma vez que, assim como Jeremy descreve tão habilmente em seu vídeo, em uma entrevista com o coitado do Chris O'Donnell (sério, eu acho esse cara um coitado, esses filmes foram o ponto em que a carreira dele como ator terminou), ele diz que achava o tempo todo que estavam filmando um comercial gigante para brinquedos. Se você gostou de Jeremy Jahns neste vídeo, veja mais vídeos no canal dele no Youtube.


E é ótimo como quando a gente pensa que este filme do Schumacher não tem contribuição alguma para oferecer para a humanidade (e realmente não tem mesmo, pelo menos artisticamente falando) quando as pessoas chegam e dizem que pelo menos o filme pode servir de mau-exemplo. O próprio Jeremy no vídeo dele diz e eu concordo, que se tem alguma contribuição que o filme oferece para nós, são apenas essas duas:

1) se quisermos fazer um "roast" com um filme, tomando umas cervejas ou cachaça com a galera, este filme é uma alternativa divertida, porque só tem coisa que não presta nele, até o humor é involuntário, então pode servir pra isso. Ridicularizar filmes ruins com os amigos é uma prática muito comum nos EUA, então eu fico aqui pensando o quanto que já não fizeram sessões de roast (inglês para assar, ridicularizar) desse filme por lá;

2) se esse filme não tivesse sido tão ruim, a ponto de provocar a queda do Batman nos cinemas de forma tão abismal, provavelmente nunca iríamos ter o reinício da franquia do Batman com a excelente trilogia de Christopher Nolan, então, é isso aí, o filme acabou servindo de mau-exemplo mesmo, mostrando o que não se deve fazer de forma alguma em qualquer filme de super-heróis.

E eu não posso deixar de mencionar também aqui, algo que o próprio Jeremy mencionou em seu vídeo, o excelente trabalho em que ele, sim, este mesmo cara que você acabou de ver, editou em 2009 um trailer em sua antiga conta no Youtube, quando ele ainda apresentava um programa chamado "I'm Not Fucking Around"; no vídeo, ele tenta fazer Batman & Robin parecer com um bom filme. E o trabalho dele ficou muito bacana, vale a pena conferir. Eu se tivesse visto esse trailer que ele editou na época estaria com a expectativa lá em cima para o filme, achando que iria assistir a melhor coisa que já vi na vida. Claro, isso não melhora de forma alguma o péssimo trabalho de Schumacher, mas pelo menos dá para a gente algo um pouco mais decente de se olhar. Vale a pena conferir e dar méritos para Jeremy em seu excelente trabalho de edição.


E, por último, eu também gostaria de fazer menção ao engraçadíssimo trabalho do pessoal do Screen Junkies, em seu quadro "Honest Trailer". Em sua edição dedicada ao filme, o pessoal do canal, obviamente ridiculariza o filme e aponta uma série de falhas, o que não é difícil, uma vez que estamos de frente com um filme cheio de falhas e mais esburacado em seu roteiro do que um queijo suíço. Claro, nem sempre o canal acerta, as vezes, assim como os filmes que criticam, eles cometem falhas, mas quando acertam, acertam em cheio, como foi o caso de Batman & Robin.



Bom, eu acho que já deu para todos entenderem como eu me sinto com relação a esse filme. Ufa! Sobrevivi a um dos piores filmes de todos os tempos!! E quero deixar claro a todos vocês que me leem, nada pessoal contra George Clooney, ou Uma Thurman, ou até mesmo contra Arnold, de quem tenho um carinho imenso, mas o erro de Schumacher aqui foi ter o braço leve e não ter imposto suas ideias em relação à coisa toda, uma vez que em sua carreira, o diretor já conseguiu realizar bons trabalhos como os já citados The Lost Boys (Garotos Perdidos), The Client (O Cliente) e outros filmes legais como Phone Booth (Por Um Fio) e até mesmo uma adaptação da peça da Broadway, The Phantom of the Opera (O Fantasma da Ópera).

Porém, Batman & Robin é um crime cinematográfico que ele responderá pelo resto de sua vida, até mesmo porque ele quase provocou o fim da saga de Batman nos cinemas. O filme, como já falei, foi massacrado (e com razão), vencendo no Framboesa de Ouro a categoria de Pior Atriz Coadjuvante, por Alicia Silverstone. Também foi indicado na categoria de Pior Filme, Pior Diretor, Pior Remake ou Sequência, Pior Roteiro, Pior Canção Original ("The End is The Beginning is The End", do Smashing Pumpkins), Pior Ator Coadjuvante (Arnold Schwarzenegger e Chris O'Donnell), Pior Atriz Coadjuvante (Uma Thurman), Pior Dupla (George Clooney e Chris O'Donnell) e Desrespeito à Vida Humana e à Propriedade Privada. Quantos méritos, hein?



Levou um tempo, mas eu finalmente aceitei as desculpas que Schumacher deu lá atrás quando o DVD do filme foi lançado. Sim, caro leitor, tanto ele quanto os atores tiveram que se desculpar publicamente pelo filme que cometeram! Isso nunca havia acontecido antes na história! O próprio DVD do filme vem com o vídeo em que Schumacher diz a todos o seguinte: "se alguém estiver assistindo isso [...], se eu desapontei alguém, então eu gostaria muito de me desculpar, porque não era a minha intenção, minha intenção foi apenas entretenimento". Eu não estou mentindo, foi exatamente o que ele disse no vídeo! E ele em um ponto de uma entrevista antiga que deu até mesmo assume a culpa pela cagada que cometeu, dizendo ainda "eu era um adulto, eu estava acordado e eu fui em frente com isso, então eu não vou apontar o dedo para ninguém e dizer 'eles me fizeram fazer isso'".

OK, senhor Schumacher, desculpas aceitas. Mas isso não te alivia a barra não, rapaz, eu tenho que ser sincero aqui com todos que me leem, você se desculpando ou não: FIQUEM LONGE DESTE FILME! Não recomendo sob hipótese alguma, nem mesmo se você estiver curioso. Pelo menos não em condições normais. Se você estiver bêbado, talvez até possa ser uma alternativa, mas mesmo assim não garanto que você vai ficar são depois disso. Melhor esquecer este bat-pedaço de guano e seguir em frente. Dito isso, termino minha resenha lhes deixando com o vídeo da recente entrevista de George Clooney para a BBC, porque se tem pelo menos algo de divertido nesse filmeco é ver os atores e envolvidos no filme fazendo piada com algo que deu muito errado, então, fiquemos com George Clooney, promovendo o filme Tomorrowland e se desculpando por Batman & Robin novamente, inclusive enfatizando, "eu sempre me desculpo por Batman & Robin" e fazendo uma engraçadíssima imitação de Schumacher dirigindo o filme. Até a próxima!



Voltar à edição 10                                                                         Ir para edição 12




Batman & Robin (1997)
Título em português BR: Batman e Robin
Nota: 0 / 10

Direção: Joel Schumacher
Produção: Mitchell E. Dauterive, William M. Elvin, Peter Macgregor-Scott, Benjamin Melniker, Michael Uslan
Roteiro: Akiva Goldsman (baseado nas HQs e histórias escritas por Bill Finger, Bob Kane e Paul Dini)
Trilha sonora: Elliot Goldenthal

Estrelando: George Clooney, Chris O'Donnell, Michael Gough, Pat Hingle, Arnold Schwarzenegger, Uma Thurman, Alicia Silverstone, John Glover, Elle Macpherson, Vivica A. Fox, Vendela Kirsebom Thomessen, Jeep Swenson, Joe Sabatino, Patrick Leahy, Jesse Ventura, Ralf Moeller, Doug Hutchison

Outros filmes desta cinessérie:
Batman & Robin (Batman e Robin) (1997)
- Batman Forever (Batman Eternamente) (1995)
Batman Returns (Batman: O Retorno) (1992)
Batman (Batman) (1989)

Trailer:


1 comment:

  1. Concordo com você Ricardo. Este é um filme que deveria ser apagado, esquecido.

    ReplyDelete