Friday, June 19, 2015

SHOW: Senhor X: Tributo a Pink Floyd (SESC - Ribeirão Preto, SP, 18/06/2015)

Toda quinta-feira, no SESC Ribeirão Preto, há um evento chamado Mistura Fina. Este evento reúne várias bandas e artistas locais de diversos gêneros para se apresentar, é uma forma de divulgar a música local e os novos e recorrentes talentos regionais. Para a edição desta quinta, a banda Senhor X, banda que já existe há praticamente 16 anos e, que me orgulha dizer que a vocalista Carla Viana foi uma de minhas professoras de inglês, resolveu apresentar um show em tributo a uma banda que eu e muitas pessoas admiramos muito, o Pink Floyd. Eu já havia ouvido falar bem por um outro amigo meu desse show deles, mas nunca havia presenciado uma apresentação... até agora!

Mas vamos aproveitar a deixa e falar rapidinho sobre o Senhor X. A banda é ótima e, para quem não sabe, eles tem inclusive um CD autoral muito bacana chamado "Qual é a Cara de X?" que eu recomendo muito que você conheça, contando aí com músicas em inglês, português e números instrumentais. A Carla por si só é uma vocalista fantástica, além de tocar violão, guitarra e piano. Os músicos, Beto Leoneti (guitarra, teclados), Beto Braz (baixo) e Alysson Rezende (bateria) são espetaculares em muitos sentidos. A banda em si é uma das mais versáteis que eu já vi por aí. Eu felizmente tive já a oportunidade de vê-los ao vivo antes, eles tem um repertório fantástico que envolve desde as músicas autorais e clássicos do Rock, contado com músicas do AC/DC, Led Zeppelin, Black Sabbath, Beatles, entre várias outras coisas. Enfim, é uma banda que vale muito a pena prestigiar.

Há uma semana atrás eu fiquei sabendo dessa apresentação do grupo. Como eu tive outros compromissos e não consegui ir até o SESC garantir um ingresso antecipado, contei com a feliz ajuda de um amigo meu muito chegado que havia pego dois ingressos, e assim, conseguimos estar presentes neste show. O lugar estava absolutamente lotado, não havia sequer vaga para estacionar, e os ingressos esgotaram as vendas! Foi com muita sorte que consegui chegar no show com a banda iniciando a execução da dobradinha de abertura, The Happiest Days of Our Lives seguida de Another Brick in the Wall (Part II), clássicos floydianos do álbum The Wall, que abriram a noite. A banda estava sensacional. E eu digo isso com todas as letras, porque eu já havia assistido outras bandas fazendo covers do Floyd por aí, e posso dizer com segurança, a execução das músicas ficou impecável! O show tinha até telão passando vídeos, bem naquela atmosfera floydiana de show épico.

Depois desta abertura a banda executa o épico Dogs, do álbum Animals, e a execução também está simplesmente sensacional. Meu amigo vira pra mim e diz que a coisa é tão perfeita que parece que estamos escutando o próprio Floyd. Beto Leoneti inclusive faz vocais que remetem demais a Gilmour, se você fechasse os olhos talvez conseguisse até mesmo visualizar o Floyd na sua cabeça. Outro elogio que também veio desse meu amigo foi em relação ao baterista Alysson, que o classificou como melhor até do que o próprio Nick Mason. Mason no Floyd foi uma evolução contínua, ele foi melhorando progressivamente durante o passar dos anos e quem acompanhou o Floyd percebe essa progressão. Eu como sempre me baseio muito pelo Mason já da época do Pulse, não costumo fazer essa comparação, mas realmente, pegando meu Live in Pompeii aqui a gente nota o quão diferente o Mason era nessas épocas remotas.

Aliás, uma coisa que eu não pude deixar de notar no meio da audiência, foi um senhor curiosamente parecido com David Gilmour. Fiquei durante um tempo comentando isso com meu amigo e começamos a pensar na possibilidade do inglês ter comparecido à apresentação para ver as versões. Eita! Ficamos durante um certo tempo olhando para esse cara e por fim eu disse, "nããão, seria muita coincidência!" Mas de qualquer forma foi legal ver que o show foi tão perfeito, que conseguíamos ver até mesmo os caras do Floyd por lá! Pode ter sido a cerveja que tomamos talvez, não sei... enfim...

Um dos momentos de maior destaque para mim no show foi a execução deWelcome to the Machine, do álbum Wish You Were Here, até porque essa é uma de minhas favoritas do Floyd. Então de repente eu começo a escutar os bips de Echoes, do álbum Meddle e fico arrepiado... outra de minhas favoritas, Echoes é executada até a sua metade, para depois a banda interrompê-la e tocar Louder Than Words, do álbum The Endless River, o derradeiro disco do Floyd; em seguida eles retomam Echoes para terminá-la em uma grande apoteose! Eu canto junto, deliro, fecho os olhos as vezes para imaginar a viagem intergalática do filme 2001: A Space Odissey e aplaudo incessantemente.


Logo após esta viagem, a banda manda Wish You Were Here, e a Carla chama a galera da plateia nessa para cantarmos juntos, e sabendo a música decor, eu acompanho a execução dela cantando a letra inteira. Mas o melhor estava reservado para o final. Digo melhor, porque são as minhas favoritas pessoais, que são High Hopes, do álbum The Division Bell que eu canto do início ao fim e a sensacional Comfortably Numb, do The Wall, que eu inclusive sigo com a voz o guitarrista Beto nos solinhos. Muito carismático, Beto desce do palco e vai para o meio do público, continuando a tocar e depois volta para lá, terminando assim uma apresentação muito divertida, com produção e iluminação impecáveis e com muita música de qualidade de uma das maiores bandas britânicas deste planeta.

Ao final do show, acabei inclusive encontrando um ex-aluno meu de inglês e batendo papo. Meu amigo teve que ir embora infelizmente, mas agradeço de coração ele ter me ajudado nessa. Fiquei então mais um pouco para dizer um olá para minha ex-professora de inglês e bater um papo, cumprimentar a banda e sair de lá feliz e realizado, aguardando ansiosamente uma próxima oportunidade de vê-los novamente. 

Senhor X: Tributo a Pink Floyd - Ao vivo no SESC, Ribeirão Preto, SP
18 de Junho de 2015

Setlist:
1. The Happiest Days of Our Lives
2. Another Brick in the Wall (Part II)
3. Dogs
4. Welcome to the Machine
5. Echoes (primeira metade)
6. Louder Than Words
7. Echoes (segunda metade)
8. Wish You Were Here
9. High Hopes
10. Comfortably Numb

Sites:
Senhor X: http://www.senhorx.com/
SESC Ribeirão Preto: http://www.sesc.com.br/portal/sesc/unidades/saopaulo/sesc+ribeirao+preto

Facebook:
Senhor X: https://www.facebook.com/banda.senhorx

No comments:

Post a Comment