Thursday, June 11, 2015

FILME: Batman Forever (Batman Eternamente) - especial Batman na Tela: edição 10

No início dos anos 90, o diretor Tim Burton havia perdido a cadeira de diretor do Batman por ter lançado seu Batman Returns, que provocou reações adversas nos críticos e na audiência, apesar de algumas coisas no seu filme terem sido bem elogiadas. Entrava em cena então um sujeito chamado Joel Schumacher. O sujeito era conhecido por filmes sérios como The Client e comédias como The Lost Boys e The Incredible Shrinking Woman, ou seja, não se sabia o que esperar dele. Claro, todos os fãs do morcego esperavam que o indivíduo tratasse o morcego com um pouco mais de respeito e fidelidade do que Burton tratou em suas versões. Mal sabíamos que estávamos para nos meter em uma enrascada muito maior, uma enrascada que quase custou a franquia de filmes do morcego no cinema, a começar por este, que figura entre as piores e mais hediondas coisas que já foram feitas com o Batman fora das HQs, Batman Forever.

A indecência luminosa que virou o batmóvel
O que se viu nos cinemas em 1995 foi algo que passava muito longe de se parecer com um filme do Batman. Mais parecido com um desenho mais escuro que o normal com um certo exagero de falas estúpidas, luzes de neón, efeitos sonoros engraçadinhos, um batmóvel que mais parecia um carro alegórico de desfile e algumas das piores atuações possíveis de atores consagrados como Nicole Kidman e Tommy Lee Jones, Batman Forever é um verdadeiro espetáculo circense indigesto. E o pior foi o que Schumacher fez com personagens como Robin, Charada e Duas-Caras.

Nicole Kidman, na pior atuação de sua carreira.

Olha, vocês me desculpem, mas não dá para eu falar sobre esse "filme" sem abraçar o nonsense, então lá vai.

A "trama" se trata de um sujeito que trabalha nas indústrias Weine e é um grande fã do patrãozinho, e quer impressioná-lo com um negócio que mais parece um liquidificador, que ele diz que é para controlar a mente das pessoas. Tendo sido negado continuar com a experiência, ele comete um assassinato de um dos associados do Senhor Weine e sai da firma, e vira um lunático com um traje verde cheio de interrogações. O sujeito acaba se juntando a um certo Duas-Caras, um sujeitinho risonho... meu santo Deus... com meia cara de chiclete mastigado e que quer matar o Bátima.

Carrey e seu liquidificador... que vergonha!

Nesse meio tempo, aparece o Dick, aquele viadinho que está a mando do Bátima, do alto de seus 30 anos, que tem seus pais mortos no circo e então vai viver com o Bátima pra torrar nossa paciência. O assassino dos pais do Dick no "filme" é o Duas-Caras e o Dick quer se vingar.

Pensem comigo... um sujeito marmanjo de 30 anos de idade é acolhido por um bilionário...

Pronto, é isso. Esse é o fiapo de roteiro do filme. não tem muito mais o que falar, a coisa toda é muito ridícula. Talvez graças ao Burton ainda estar na produção a gente teve alguma coisinha, algum resquício de desenvolvimento lá, com o Bruce ainda sonhando com o assassinato dos pais e etc, depois que vê os pais do Dick serem mortos, mas é muito pouco.

Aliás, vou até mostrar uma curiosidade aqui, só pra deixar o pessoal fã do Homem de Ferro se mordendo um pouco de raiva. Se eu vou sofrer com essa patacoada, então eu vou levar todos vocês comigo, hahahahah! Brincadeiras a parte, olha só quem que aparece aqui bem discretamente, quase que fazendo como que não querendo ser filmado...

Sim, caros colegas, é ele, o diretor do Homem de Ferro, Jon Fravreau! Tremam e tenham pesadelos! Hahaha!

Vai ver que ele estava envergonhado de aparecer nesse espetáculo circense. E o que mais se vê mesmo é isso, o estrago produzido por Schumacher e sua trupe circense. Jim Carrey por exemplo está totalmente deslocado. Nem mesmo Frank Gorshin na série de 60 do Batman era tão palhaço. E não me levem a mal, eu adoro o Jim Carrey e seu estilo de humor, filmes como The Mask (O Máskara), Ace Ventura e Dumb & Dumber (Debi e Lóide) fizeram parte da minha juventude, eu dou muita risada do cara nesses filmes com seu humor nonsense, mas aqui no Batman simplesmente não era o lugar disso! O Charada é um personagem metódico, classudo, não um palhaço! Tome como exemplo a perfeita interpretação do Charada de Batman TAS, eu esperava ter no filme um charada mais ou menos como aquele, ao invés disso o que se tem é uma cópia mal feita do Coringa.



E o Duas-Caras? PUTA QUE PARIU!!! Um personagem trágico, um personagem complexo, algo que daria uma subtrama sobre dualidade muito bacana... reduzido a outro palhaço! E pior, com um ator bom no papel, Tommy Lee Jones! TOMMY LEE JONES!! Nada mais do que um dos atores mais carrancudos de Hollywood, ele, se bem dirigido daria um Duas-Caras perfeito, talvez até próximo do Duas-Caras de Batman TAS, Jones para mim era a escolha perfeita para se fazer o personagem... mas não, preferiram transformá-lo em um desenho animado risonho também.


Resumindo: uma comédia nada engraçada, com personagens e atores deslocados em um fiapinho de trama bem canalha e vagabunda, aprontando altas confusões com uma galera do barulho. E pra coroar o bolo de merda com uma cereja, eis os trajes da dupla-dinâmica.

Os indesejáveis bat-mamilos!

Anatomicamente corretos, com bat-tetinhas estrategicamente colocadas. E assim a reputação do morcego nos cinemas vai por água-abaixo! Que vergonha! Que tristeza! Mas ainda não era o fim... não, o pesadelo dos fãs do Batman só estava começando! Aguardem a próxima edição!



Voltar à edição 9                                                                           Ir para edição 11




Batman Forever (1995)
Título em português BR: Batman Eternamente
Nota: 2 / 10

Direção: Joel Schumacher
Produção: Tim Burton, Mitchell E. Dauterive, Peter Macgregor-Scott, Benjamin Melniker, Michael Uslan
Roteiro: Lee Batchler, Janet Scott Batchler, Akiva Goldsman (baseada nas HQs escritas por Bill Finger e Bob Kane)
Trilha sonora: Elliot Goldenthal

Estrelando: Val Kilmer, Tommy Lee Jones, Jim Carrey, Nicole Kidman, Chris O'Donnell, Michael Gough, Pat Hingle, Drew Barrymore, Jon Favreau

Outros filmes desta cinessérie:
Batman & Robin (Batman e Robin) (1997)
- Batman Forever (Batman Eternamente) (1995)
Batman Returns (Batman: O Retorno) (1992)
Batman (Batman) (1989)

Trailer:


No comments:

Post a Comment