Friday, May 15, 2015

CANTO DO CISNE: B. B. King

Acabo de saber da morte de um grande ídolo meu. O grande guitarrista e bluesman B. B. King, que nos deixou aos 89 anos. Eu sinto uma grande tristeza, mas já esperava que isso fosse acontecer. Em um de seus últimos shows ele já não estava tão bem assim. Conversava mais do que tocava, e quando tocava era por pouquíssimos minutos, balbuciava, as vezes ficava olhando para o nada sentado em sua cadeira... parece que o Rei do Blues já sentia a morte chegando. Estou realmente muito triste com isso.

Nunca esquecerei quando a música dele entrou em minha vida. Eram os anos 90, eu estava aprendendo a tocar guitarra. Meu professor à época me ensinava a tocar o Blues, falava nomes que eu na época estava pouco familiarizado, e um deles era o de B. B.; eu lembro que ouvia "The Thrill is Gone" repetidas e repetidas vezes, tentando canalizar aquele som, aquele sentimento. Aquilo entrava em meus ouvidos e causava sensações que eu nunca tinha sentido.



B. B. King também não era santo, claro, teve seus defeitos. Casou com mais de 9 mulheres, se não estou enganado, e teve pelo menos um filho com cada uma delas. Mas olha, devia ser um tremendo galanteador para se ter tanta mulher assim atrás dele! De qualquer forma, B. B. parte deste mundo e nos deixa sua imensa e indelével contribuição ao mundo da música. Sua guitarra Lucille irá continuar a tocar em meu play, até o dia em que eu também cair morto.

Espero que ele esteja em um bom lugar, pois foi um cara que fez muita gente se sentir bem com a música que fazia. Minha paixão pelo blues tem várias personalidades, e eu posso garantir que ele é uma das principais.

Aqui na minha cidade a gente tem um festival de Blues. Este ano terá que haver homenagens a esse cara que influenciou tantos artistas que tocam por aqui, pois se hoje a gente tem um festival de Blues e até mesmo artistas de Blues locais, muito disso é por causa de caras como ele.

Vá em paz, B.B. King! Seu legado continuará vivo! A emoção não se foi, muito pelo contrário, mas mesmo assim, continuaremos tocando! Muito obrigado pela música e pelo seu carisma!

Eu dedico essa pra você, Rei do Blues.

No comments:

Post a Comment