Sunday, May 17, 2015

NO CINEMA: Mad Max: Fury Road (Mad Max: Estrada da Fúria)

Que filme! Que filme espetacular! Só mesmo parafraseando Nux, personagem de Nicholas Hoult, um dos habitantes da tribo dos War Boys para classificar este retorno triunfal de George Miller a sua franquia de maior sucesso. Lembro de ano passado ter escrito algumas linhas no Facebook sobre a trilogia clássica de Miller na minha maratona de Mad Max. Eu ainda nem tinha meu blog, depois que o criei em Fevereiro deste ano, resolvi pegar aqueles textos e transformá-los em meu primeiro grande especial no site. O tempo passou e a gente ficou aguardando este filme que até ano passado completava 25 anos sendo pensado e produzido. 25 anos!! Tinha todos os sinais de que poderia dar coisa errada, até mesmo pela troca de atores. Tom Hardy aqui (o Bane de The Dark Knight Rises) assume o personagem que era de Mel Gibson na trilogia Mad Max. Isso a gente ouvia falar lá atrás em 2009 ainda, quando Hardy havia participado de outro grande filme de Nolan, Inception.

Portanto, muito tempo se passou e muita ansiedade e expectativa foi criada com este retorno. Segundo o diretor, Fury Road se passa após o terceiro filme, ou seja, acontece após os eventos de Beyond Thunderdome, fazendo então parte do mesmo universo que a trilogia de Mel Gibson. Isso é importante de ressaltar porque muita gente achou que o filme era um reboot, o que não é o caso. O próprio Miller se refere a ele como um retorno àquele universo.

Em Fury Road, a humanidade já foi pras cucuias há muito tempo, o futuro distópico aqui se agrava bem mais do que no segundo filme, com a água e a gasolina estando em falta e se tornando recursos pelas quais as pessoas matariam. Max é capturado pela gangue War Boys, que é composta de pessoas de pele muito branca, parecendo fantasmas, te dá a sensação que tratam de zumbis, até mesmo pela fala de Nux que é "eu vivo, eu morro... eu vivo novamente", mas eu acredito que não é o caso de se tratarem de zumbis, apesar de se ter coisas meio estranhas naquela paisagem desértica, como lagartos de duas cabeças.

Enfim, o azarado ex-policial e guerreiro das estradas tem seu Interceptor destruído novamente só para ser transformado em um caminhão de guerra pelos War Boys. Para piorar ele vira doador de sangue compulsório para Nux e a tribo resolve que ele seria pau pra toda obra, uma vez que ele é doador universal, ele até recebe o apelido de "blood bag" (saco de sangue) de Nux. Uma guerra tem início, em uma das sequências mais épicas e emocionantes que eu já assisti no cinema e termina em uma enorme tempestade de areia.

Então Max acaba conhecendo a Imperatriz Furiosa, a personagem de Charlize Theron, que tem um braço mecânico. Ela se banhava com suas companheiras ninfas quando Max convence-a a acompanhá-lo. Os dois tem passados doloridos e acabam formando um time. Nux também resolve abandonar os War Boys e embarcar no time da Imperatriz. Ela e suas ninfas estão tentando achar o Green Place, um lugar onde teria água e recursos em abundância.

Também conhecemos aqui o novo punk da série de filmes, seguindo aí a tradição da série de personagens bizarros, Immortan Joe, uma espécie de Darth Vader do deserto australiano. Ele pretende matar Furiosa e se tornar o dominador dessa wasteland australiana, basicamente temos aqui o retorno das guerras de gangues que aconteceram no segundo filme, mas dessa vez com um escopo absurdamente maior, mostrando cena épica atrás de cena épica.

O filme é emocionante do começo ao fim e tem sequências que ficam em sua cabeça, absolutamente incríveis! A fotografia é linda, a trilha sonora que eu nem esperava que fosse algo muito elaborado é fantástica, com passagens épicas, nada de novo ou icônico, mas capricha nas melodias e sabe quando intervir para que ajude a contar a cena do filme em que ocorre os crescendos, as partes mais épicas onde coisas importantes acontecem.

Tom Hardy e Charlize Theron estão arrebatadores em seus papéis. Nicholas Hoult fazendo seu Nux aqui mostra-se eficiente e um grande substituto a Bruce Spence que fazia o personagem Jebediah na trilogia. Por fim, Hugh Keays-Byrne está absurdamente aterrorizante e sensacional aqui com seu Immortan Joe, que acaba de se tornar meu vilão favorito em toda a saga, superando até o Lorde Humungus do segundo filme.

Enfim, com ação eletrizante, batalhas sensacionais na estrada e personagens marcantes e inesquecíveis, Mad Max: Fury Road acaba de ocupar o lugar de segundo melhor filme da saga Mad Max, sendo superado ainda somente por The Road Warrior e fazendo o primeiro filme cair para a terceira colocação na minha classificação.

Eu mais do que recomendo que você, caro leitor vá aos cinemas presenciar este espetáculo! A única coisa que faltou nos créditos finais deste filmaço é uma mensagem de George Miller dizendo "por favor, me desculpem pelo terceiro filme", porque é exatamente isso que parece este novo e sensacional exemplar da franquia, um pedido de desculpas de Miller pelos Ewoks humanos e a Tia Entity de Beyond Thunderdome. Não perca a oportunidade de assistir este filmaço nos cinemas! E com o anúncio de George Miller de que pretendia já iniciar os preparativos da sequência, Mad Max: Furiosa, eu fico imaginando quais outras cartas que o diretor ainda tem na manga para nos impressionar. Estou ansiosíssimo desde já pelo quinto filme da franquia! Só espero que não leve mais 25 anos para podermos vê-lo. Boa sorte a George Miller e sua equipe.

Mad Max: Fury Road (2015)
Título em português BR: Mad Max: Estrada da Fúria
Nota: 9,5 / 10

Direção: George Miller
Produção: Bruce Berman, Graham Burke, Genevieve Hofmeyr, George Miller, Doug Mitchell, Iain Smith, P.J. Voeten
Roteiro: George Miller, Brendan McCarthy, Nick Lathouris
Trilha sonora: Junkie XL

Estrelando: Tom Hardy, Charlize Theron, Nicholas Hoult, Zoë Kravitz, Rosie Huntington-Whiteley, Riley Keough, Nathan Jones, Megan Gale, Hugh Keays-Byrne, Josh Helman

Outros filmes desta cinessérie:
- Mad Max: Fury Road (Mad Max: Estrada da Fúria) (2015)
Mad Max Beyond Thunderdome (Mad Max - Além da Cúpula do Trovão) (1985)
The Road Warrior (Mad Max 2: A Caçada Continua) (1981)
Mad Max (Mad Max) (1979)

Trailer:

2 comments:

  1. Boa crítica. Peguei o link no Omelete. O filme é destruidor. Fiquei de cara com o visual dos carros artesanais. Eu sei que o filme é fonte inadequada, mas gostaria de saber detalhes sobre potência, torque, consumo, carburação e otras cositas mas, para quem gosta de carros são informações que dão água na boca. Quando foi que o GM anunciou a sequência? Abç, Álvaro

    ReplyDelete
    Replies
    1. Valeu pela força, Álvaro!! Filmaço, com certeza, clássico instantâneo eu diria! Infelizmente não sou entendido desses detalhes técnicos, gosto de carros como todo mundo, mas sou bem ignorante no assunto, minha esposa entende bem mais que eu. É capaz de eu te falar um monte de besteiras se for começar a falar do assunto, hehe! Mas eu vi muita informação do filme na Internet, dá uma olhada nesse link aqui: http://www.caranddriver.com/flipbook/exclusive-first-look-the-cars-of-mad-max-fury-road ... Quanto à sequência, o Miller anunciou agora em 15 de Maio, ele disse que havia feito uma história para Fury Road que foi se desdobrando em um roteiro enorme, então cortou muita coisa, disse que todo esse corte daria mais uns dois filmes, pelo menos e que assim que lançasse Fury Road iria começar a trabalhar na sequência do filme. Aguardemos. Grande abraço!!

      Delete