Wednesday, August 21, 2019

LIVRO: Starshatter - The Black Knight

10 / 10
Minha procura por um novo autor que escreva boa ficção-científica parece ter chegado ao fim. Este livro, Starshatter, lançado em 2018, inaugura uma nova e interessante saga do gênero com ambientação bacana e personagens cativantes.

Confira minha opinião!


Eu adoro histórias de ficção-científica. Verdade que gosto bem mais do formato áudio-visual para saboreá-las, mas tenho diversos livros do gênero na minha estante, desde autores como Jules Verne, passando por H. G. Wells, Douglas Adams, Philip K. Dick, até Isaac Asimov. Ultimamente o gênero da ficção-científica tem sofrido bastante de falta de bons autores, visto que a mídia que mais representa esse gênero hoje em dia são os quadrinhos, e se me permitem dizer, até mesmo os quadrinhos estão tomando caminhos que eu não considero legais.

Pois bem, minhas andanças pela web acabaram me levando a terrenos diferentes, e aí eu comecei a me enturmar com o pessoal da rede social Minds.com, uma rede social excelente e que recomendo a muitos! Só do fato dos criadores dela serem anti-Facebook já me animou, porque o Facebook (além de outras mais famosas) anda censurando a opinião de seus usuários. Vejam, estamos falando de censura em pleno ano de 2019, o que só por si é um absurdo! Então eu resolvi procurar outros ares, e lá na Minds, eu pude descobrir um universo de pessoas que estavam como eu: de saco cheio da idiocracia, da censura e da babaquice que assolam as redes mais famosas de hoje. Foi lá que eu pude conhecer inclusive um autor de livros de ficção-científica que eu comecei a acompanhar, primeiramente pelo bate-papo, segundo pelas postagens diárias e agora, lendo as coisas dele.

Não tenho ficado muito lá por questão de tempo, mas gosto muito da atmosfera do lugar e tenho falado com algumas pessoas, inclusive com o referido autor. Conversando com ele, fui instigado a comprar seu livro Starshatter, e visto as tantas ótimas resenhas que ele tem recebido tanto lá na Minds.com como também no site Goodreads, fiquei curioso, e já que minha empolgação com o gênero de sci-fi anda meio em baixa, resolvi dar uma chance para um cara que conquistou minha simpatia e minha atenção, muito embora ainda se apresente por um pseudônimo. Sendo assim, abri o app do Kindle no meu Motorolla e investi meu dinheiro na compra do eBook dele. E valeu a pena!

Starshatter é o primeiro livro de uma série que o autor diz que pretende chegar a 10 livros. Atualmente ele está no quarto volume, portanto se seus planos forem mantidos, ainda temos mais seis histórias pela frente.

O livro em si tem uma excelente narrativa, sem nenhum rodeio, ele vai direto à ação, e eu gosto disso, acho ótimo os escritores que conseguem ser bem sucintos em mega-descrições para que possam focar mais na ação e na trama.

Imediatamente eu comecei a perceber mistura de elementos na obra que vão desde Dune até coisas como Foundation e Star Wars. O aspecto narrativo episódico, por exemplo, é bem semelhante ao que a gente vê em Foundation, sem contar a ambientação espacial anos à frente de nossa época. No entanto, os conceitos que o livro apresenta são inusitados. Você tem personagens protagonistas que se tratam de criaturas antropomórficas, sabe, corpo de animais, mas atitudes de humanos. O capítulo gratuito, por exemplo, que apresenta a coelha Lilly é bem interessante, e apresenta uma personagem protagonista com características de guerreira, forjada para a batalha, muito embora também sensível e altruista. Ela passa por uma situação penosa, enfrentando dois soldados da espécie Taz'aran, soldados de um império treinados para acabar com outras espécies e que se degladiam em uma desigual batalha para exterminar a raça dos Terrans, que incluem desde humanos e criaturas antropomorfas em uma realidade alternativa à nossa.

E então vamos conhecendo outros jogadores neste intrincado tabuleiro cujas histórias se interconectam através deste esforço dos Terrans em neutralizar uma ameaça espacial em Fringe Space que pode eliminar liberdades individuais, estabelecer critérios de uma autocracia espacial e governar através da força.

Gozado! Enquanto penso e escrevo, começo a entender o que o Black Knight, meu amigo Aragmar lá no Minds, quis dizer quando falou que são em tempos difíceis que ele tem inspiração para escrever. O Minds se parece muito com a raça dos Terrans na história, que deseja manter a liberdade da gente se expressar, enquanto que o Facebook parece muito com os Taz'arans, que querem limar a liberdade de todo mundo disfarçados de bonzinhos e defensores da lei e da ordem. Interessante, não? Acho que houve uma intenção aí, não é verdade?

Enfim, meu caro amigo autor aqui deve gostar muito de pseudônimos também, porque tem um personagem dele chamado Awesome, inglês para a palavra "incrível, bacana, fantástico". Ironicamente o personagem é um hamster, e é um sujeitinho pequeno, mas muito inteligente, demonstrando uma inteligência fora do comum para se livrar de emboscadas e dificuldades. Conhecedor de tecnologia e de armamentos, ele é um personagem dos mais interessantes nesta obra, e ficou sendo um dos meus favoritos.

Um dos trechos mais horripilantes da aventura é o trecho do capítulo 4, Cat, em que a personagem se encontra em uma nave espacial junto ao pirata, e de repente a história dá uma guinada que leva ao gênero do horror espacial. Gostei bastante do trecho porque me lembrou um filme da franquia Alien, e mostra bem como o autor do livro é habilidoso para escrever ação de forma visualmente impactante, você pode visualizar na cabeça os detalhes do ocorrido.

Brynjar também é um personagem que capturou meu interesse, sendo um asgardiano e tendo suas raízes na mitologia. Esse recorte de magia em meio a toda composição de sci-fi que ele fez foi bem bacana, e honestamente eu achei em muitas passagens que ele estava de alguma forma tentando consertar aqui o Thor da Marvel nos filmes do MCU. Não sei se foi exatamente essa a intenção, mas me pareceu, e a passagem em que ele fala de uma ideia antiga e demente de "justiça socialista" me fez satisfeito e convencido em acreditar nas intenções de resgatar um pensamento cultural nas histórias de ficção a muito perdido pela invasão de forças ocultas e nojentas na cultura pop de hoje. Aqui este primeiro livro se ocupa de contar suas origens como pugilista (Rocky Balboa?) e sua escalada para algo maior do que ele mesmo.

Por fim, outro personagem destaque para mim foi a alienígena Kera e o menino terrestre chamado Boris, cuja história foi contada no capítulo 9, Enslaved, e eu noto algumas boas semelhanças com a coelha Lilly em termos de vida sofrida e dramaticidade, com a diferença de que a história de Kera soa mais como um estudo de personagem, enquanto a de Lilly foca mais na ação. O último capítulo do livro traz todo este universo junto, estes personagens se encontram após conhecermos suas histórias individuais, e eu achei bacana, porque isso dá um sentido de universo compartilhado. O livro dá um desfecho aqui que coloca as peças em uma determinada posição, mas não finaliza a narrativa por completo, os Taz'arans ainda estão por lá, e ainda poderemos ver mais coisas interessantes nas sequências do livro.

Enfim, um livro divertido, com uma linguagem dosada na informalidade, e personagens distintos e cativantes. Aqui eu dei destaque a alguns, apenas os meus favoritos, mas tem outras surpresas bem interessantes para você que aprecia a boa ficção-científica. Ainda estou lendo o segundo livro, mas em meio a tudo que já li, eu recomendo altamente este livro, principalmente pra você que procura por algo diferente da norma, e quer recuperar um pouco a confiança no gênero da ficção-científica. Honestamente? Eu gostei tanto, que arrisco dizer que se uma saga como essa bombasse em popularidade, iria colocar na obscuridade muito escritor mais famoso por aí do mesmo gênero. Ansioso para descobrir os próximos desdobramentos!

Starshatter (2018)

Escrito por: The Black Knight

Outros livros desta série:
- Secrets Of Lothoria - Starshatter Book 5 (2019)
- Von Braun's Gambit - Starshatter Book 4 (2019)
- Threads of Vengeance - Starshatter Book 3 (2018)
- Twin Suns of Carrola - Starshatter Book 2 (2018)
Starshatter (2018)

No comments:

Post a Comment