Saturday, October 27, 2018

NO CINEMA: Hunter Killer

8,5 / 10
Novo thriller de submarino com ação e suspense é um filme eletrizante, bacana, e que recupera um pouco daquela aura das produções de ação antigas, com intriga, traição e disputa pelo poder.

Confira minha opinião!

Título brasileiro: Fúria em Alto Mar
Direção: Donovan Marsh
Estrelando: Gerard Butler, Gary Oldman, Common, Ethan Baird, Jacob Scipio, Dempsey Bovell, Corey Johnson, Adam James, Henry Goodman, Zane Holtz, Colin Stinton, Carter MacIntyre, Shane Taylor, Kola Bokinni, Mikey Collins, Will Attenborough, Kieron Bimpson, David Gyasi, Michael Jibson, Christopher Goh, Brian Kinney, Sarah Middleton, Taylor John Smith, Gabriel Chavarria, Cosmo Jarvis, Linda Cardellini, Toby Stephens, Michael Trucco, Ryan McPartlin, Alexander Diachenko, Yuri Kolokolnikov, Michael Gor, Igor Jijikine, Ilia Volok, Michael Nyqvist, Caroline Goodall


Rapaz, faz muito tempo que eu não assisto um thriller tão bom assim! Me lembrou Crimson Tide, thriller político de submarino excelente com Denzel Washington e Gene Hackman. E o melhor de tudo é que este filme ainda consegue nos contar uma história bacana, e ao mesmo tempo se abster de ficar referenciando a atual situação política que todo mundo já está de saco cheio de ficar ouvindo pra lá e pra cá. Eu mesmo estava com minhas reservas em assistir ou não este filme, com receio de que a política iria me perseguir no cinema também, e eu só queria um pouco de diversão e escapismo, mas depois de checar uma entrevista com o diretor do filme na internet, resolvi dar uma chance. E valeu a pena!

O filme não somente resgata um pouco do cinema de ação clássico, mas também os valores clássicos de honra e responsabilidade, mostrando para nós uma trama que envolve a Marinha e o Exército Americano. Baseado no livro Firing Away, escrito por Don Keith e George Wallace e lançado em 2012, o filme tem uma trama instigante e bastante dinâmica. A trama nos mostra um submarino russo que está sendo interceptado por um outro americano, quando o americano é bombardeado. Desta forma, o capitão John Glass (Gerard Butler) é chamado para comandar um grupo que deverá investigar o que aconteceu com o submarino, sob a tutela do almirante Donnegan (Gary Oldman).

Glass é um cara durão, que impõe respeito, experiente na sua área, conhece submarinos como ninguém, e sabe liderar uma equipe perfeitamente. No entanto, o capitão se vê em uma situação delicada, quando ele resgata vítimas nos destroços do submarino russo atacado por sua equipe, e resgata o capitão russo Andropov. Este é o momento em que a equipe americana tem que fazer um pacto com o russo e sua equipe que está em um navio destroyer, porque o presidente russo foi traido em seu país pelo ministro russo da defesa que quer tomar o poder através de um golpe de estado.

O exército americano também está nesta missão, com o tenente Beaman, rígido e casca-grossa com sua equipe, e o soldado Paul Martinelli (Zane Holtz), que terá um papel bem interessante na missão, embora pareça muito inocente e inexperiente no começo. Em uma ação conjunta, os soldados do exército precisam então resolver o problema do submarino americano, resgatar o presidente russo para não gerarem um incidente internacional que poderia provocar uma 3ª Guerra Mundial, e ajudar os russos a deterem o comandante Durov e retomar o poder na Rússia.

É... algumas temáticas do filme até que rimam com algo da modernidade, como aquele medo irracional de que uma guerra fosse provocada pela atual gestão americana, coisa que está anos-luz longe da realidade de acontecer em nosso mundo. Como eu disse, a trama é bacana, não uma das mais cerebrais, muita coisa aqui faz parecer que a gente está assistindo aquele filme do Sean Connery, The Hunt for Red October. Mas é boa o suficiente para te manter engajado e desperto, curioso para saber o que irá acontecer em seguida. Atuações brilhantes novamente de atores consagradíssimos, como Butler e Oldman, além é claro do elenco russo aqui no filme.

Divertido, dinâmico, tenso, com ótimos momentos de suspense, ação e ótimas cenas de guerra, recomendo a assistida. Existem algumas resenhas que dão conta de que este é o melhor filme de submarino feito até o momento, mas eu ainda acho que ele não conseguiu tirar esse título de Crimson Tide. Caso você não tenha assistido ainda esse clássico com Gene Hackman e Denzel Washington, eu recomendo com força a assistida. Mas pode ir assistir este ótimo novo filme sem medo nenhum!

Hunter Killer (2018)

Produção: Gerard Butler, Mark Gill, Toby Jaffe, Neal H. Moritz, Matthew O'Toole, Alan Siegel, John Thompson, Tucker Tooley, Les Weldon
Roteiro: Arne Schmidt, Jamie Moss (baseado no livro Firing Away, de  Don Keith e George Wallace)
Trilha sonora: Trevor Morris

Trailer:

No comments:

Post a Comment