Saturday, June 14, 2008

MP3: Playground - Playground

Aqui está um disco que poderá facilmente entrar para a lista dos melhores trabalhos que nunca viram a luz do dia. Circulando pelos repositórios de torrents pela internet afora e pelo Youtube, está esta preciosa obra do grande vocalista Marko Saaresto e do guitarrista Olli Tukianen, da banda finlandesa Poets of the Fall. E após escutar as faixas desta coleção, chega-se à conclusão de que Marko deveria começar a pensar em se lançar como artista solo, uma vez que o Poets já conseguiu uma ótima estabilidade com seus três discos lançados.

Difícil mesmo até acreditar que este disco se trata de um conjunto de demos que Marko gravou no início dos anos 2000 com sua antiga banda chamada Playground! Sinceramente, não se parecem em nada com demos, não somente pela ótima produção, estética e qualidade sonora das faixas, mas também pelo conteúdo musical arrojado delas.

E ao fazermos uma breve pesquisa pela internet, ficamos imaginando se essa obscura ex-banda de Marko e Olli ainda respira com outro vocal ou se debandou mesmo. Faz muito tempo que não aparecem e ninguém por aqui ouviu mais falar deles. A questão é que Marko e Olli gravaram estas demos mas não encontraram na época um selo de gravadora que estava disposto a lançá-los, o que fez com que este material viesse a cair na obscuridade.

Claro, não espere escutar algo na linha de trabalho que os músicos vem desenvolvendo com o Poets of the Fall. O trabalho deles aqui no Playground é meio diferente, variando mais para o rock alternativo com diversas influências da world music. Pense como se fosse algo como uma banda com integrantes do Radiohead, do U2, REM, Tears for Fears e Pearl Jam, todos juntos em um supergrupo. É algo para dar água na boca do musicopata mais convicto, não é verdade?

"Under Currents", "I Tread the Same Ground" e "Cool Icon" talvez sejam as que mais cheguem perto do estilo pop rock consagrado do Poets, mas se distanciam pelo estilo mais pessoal de Marko e claro, pela atmosfera anos 90 que permeia a época que essas músicas foram escritas. A lírica do vocalista no entanto contém o mesmo brilhantismo, brilhantismo este compartilhado pela sua obscura banda que trabalhou nestas gravações.

Há muitos outros destaques; o peso soturno e a experimentação sonora em "For Sometime Now", belíssimas baladas, como "Different Light" e seu ritmo caribenho contido, a melancolia e arranjos a lá Radiohead em "Inevitable", a bela e doce melodia de "Sing Your Song for Me", todas baladas que primam pela ousadia sonora e trabalho lírico e melódico ímpares, como poucos conseguem desenvolver.

Claro, há também o peso cru e direto como nas pearljâmicas "One More Dead Rat" e na mais lenta "Amber", onde quase se pode imaginar Ed Vedder fazendo um dueto com Marko, pena que não rolou. Também com peso, mas com mais relampejos de Tears for Fears, temos "Far too Far" e seu ritmo dançante e bem trabalhado agrada e contagia.

"Forgiveness", "Fool's Game" e "Yore" são boas faixas, com maior destaque para a última, mas nada que se sobressaia ao que o resto do álbum apresenta. Fechando o disco com chave de ouro, temos a ótima e dançante "Whisper" com sua batida funkeada e contagiante, seu refrão pearljâmico pesado e os vocais inconfundíveis e marcantes de Marko.

Um disco que infelizmente não teve o reconhecimento merecido, pois seu material é brilhante e deveria de algum modo um dia ser mais divulgado, não só pelos fãs de Marko e do Poets of the Fall, mas também por todas as pessoas que apreciam rock, metal e boa música de maneira geral. O disco, como eu disse inicialmente, não está a venda oficialmente em lugar algum, embora haja um site de língua espanhola aparentemente vendendo o álbum através deste link, mas fora isso, não há nenhum ponto oficial de vendas então vá ao Youtube ou ao seu programa de downloads favorito e procure por ele, ouça e divulgue! O material é de primeira linha!



Playground (2001)
(Playground)
Nota: 8 / 10

Tracklist:
1. Under Currents
2. For Sometime Now
3. Different Light
4. I Tread the Same Ground
5. Forgiveness
6. Fool's Game
7. Inevitable
8. Cool Icon
9. One More Dead Rat
10. Far too Far
11. Yore
12. Amber
13. Sing Your Song for Me
14. Whisper

Selo: independente

Site oficial da agora gravadora: www.playgroundmusic.com/about

No comments:

Post a Comment