Terminada a era Woodstock, o Santana passa por uma reformulação. Mantém-se na banda membros como Neal Schon, Jose Chepito Areas e Gregg Rolie. Um ano depois do sucesso de III, o Santana lança em 1972 o que vem a ser um dos discos mais elaborados de sua carreira, intitulado Caravanserai. Basicamente, é um trabalho calcado na música experimental e instrumental, misturando diversas sonoridades.
Resenhas e opiniões sobre música, filmes, HQs, livros, games e outras traquitanas nerds.
Tuesday, October 25, 2005
CD: Santana III - Santana
Com o sucesso de Abraxas, o guitarrista mexicano resolveu integrar mais um membro em sua banda cheia de excelentes músicos. Entra em cena um desconhecido guitarrista de nome Neal Schon. Ele mesmo! O famoso guitarrista do Journey começou com o mestre mexicano Santana. Mais tarde Schon e Gregg Rollie iriam abandonar o Santana para formar o Journey.
CD: Abraxas - Santana
Esta, sem dúvida nenhuma, é a obra-prima do brilhante e aclamado guitarrista mexicano Carlos Santana, uma milestone do rock latino que permanecerá na lembrança de muita gente. Além de contar com um encarte maravilhoso, o segundo disco do Santana traz composições ainda mais elaboradas do que o anterior, e consegue se firmar como uma das grandes referências do rock latino.
CD: Santana - Santana
Em 1969, muitas das bandas que iriam fazer história após a era Woodstock estavam começando a caminhar. A música estava mudando, o rock estava evoluindo de maneira espetacular. Nesse ínterim, aconteceu o que ninguém antes previa. Um certo mexicano que atendia pelo nome de Carlos Santana, e sua banda, composta pelos excelentes músicos Jose Chepito Areas, Gregg Rolie (que mais tarde integraria o Journey), Dave Brown e outros de renome, integrando a banda Santana.
CD: All That I Am - Santana
Pois é, vendo que após uma ausenciazinha o mercado não estava mais dando tanta bola para Tonhão, eis que o tal sujeito resolve lançar outro atentado sonoro. Claro, se fosse um disco do Santana, o nome poderia facilmente ser All that I Ain't, mas estamos falando de Tonhão, não de Santana, lembram? Então, vamos desembuchar essa rebimboca da parafuseta de uma vez.
CD: Shaman - Santana
-"Ohh, legal, emplacamos, que vamos fazer agora?"
-"Oras, vamos seguir a mesma fórmula, mas desta vez, vamos abusar das participações."
-"Legal, vamos lá!"
CD: Supernatural - Santana
Desde seu último álbum em 1992, o maravilhoso Milagro, e de seu disco ao vivo, Sacred Fire, não se ouvia mais notícias de Santana, nome esse que sempre foi associado à boa música. Então em 1999 vem a notícia que o bom e velho mexicano iria voltar à cena. "Alegria, alegria! Viva Santana", pensei... e como pensei... como eu estava errado!
Thursday, September 15, 2005
CD: Octavarium - Dream Theater
Muita coisa indicava que o novo trabalho do Dream Theater não seria nenhum mar de rosas. O lançamento decepcionante de Train of Though em 2003 mostrava uma banda mal das pernas, apesar de tecnicamente superior, como os irmãos Watchovski nas duas seqüências de Matrix. O debut solo de James LaBrie, Elements of Persuasion, também não agradou, apesar do bom disco solo de Petrucci, Suspended Animation. Para sair dessa crise criativa, que vinha desde o álbum de 2002, Six Degrees of Inner Turbulence, que teria sido muito melhor se só constasse nele o maravilhoso segundo CD do épico, a banda precisava de um bom disco. E felizmente ele veio em tempo. Claro, assim como qualquer disco do conjunto, há diversas influências facilmente perceptíveis e o instrumental também continua impecável. Porém, o grande diferencial de Octavarium se encontra em suas melodias bem elaboradas.
Wednesday, March 23, 2005
CD: Signs of Life - Poets of the Fall
Que bom poder dizer que essa é uma banda novinha em folha, e estreando seu debut agora em Janeiro! Os caras surgiram lá pra meados de 2002, e desde essa época já vinham tocando lá pelos arredores de Helsinki, na longínqua Finlândia, terra do Stratovarius. Mas isso é outra história, porque o estilo dos caras não tem absolutamente nada a ver com o som de Tolkki e companhia.
Saturday, March 12, 2005
EP: Spot the Pigeon - Genesis
Você já deve ter escutado inúmeras vezes que o disco Wind & Wuthering foi o último registro de estúdio com o mago das guitarras Steve Hackett, não? Bem, acontece que as coisas não são bem assim. O referido disco é sim, o último álbum com o guitarrista, assim como Seconds Out também foi o último registro ao vivo dele com a banda.
Monday, March 7, 2005
CD: Platinum Collection - Genesis
Ironicamente, o próprio Phil Collins nem ficou sabendo do lançamento desse pacote até sua fase final. Vai entender o que se passa na cabeça dos promotores da gravadora responsável pela antologia da banda! Houve também problemas com relação ao lançamento da versão SACD de The Lamb Lies Down On Broadway, que fez com que sua data fosse adiada. Mas enfim, "detalhes" à parte...
Friday, February 4, 2005
CD: Octane - Spock's Beard
O impasse provocado pela saída de Neal Morse foi superado e o Beard mostrou um futuro promissor no seu debut, sem seu principal compositor. Nick mostrou que não estava apenas fazendo a manobra Phil Collins, mas também esbanjando talento e uma tremenda vontade de encontrar uma nova identidade para a banda, tremendamente desfalcada com a saída de Neal. Não só isso. Ele deu um novo gás à ela, e agora todos da banda compõem material. Alguns torceram o nariz para essas mudanças, claro, mas o talento dos caras definitivamente passou na prova com nota consideravelmente grande. E como se não fosse o bastante, conseguiram um membro honorário da banda. John Boegehold, webmaster do site oficial não apenas assina grande parte das novas composições, junto aos membros remanescentes mas também cuida de arranjos de synths, cordas, instrumentos de sopro, e faz vozes ocasionais e sons ambientes nos dois últimos discos. Um verdadeiro prodígio.
Subscribe to:
Posts (Atom)