Monday, April 15, 2019

HQ: Astronauta - Entropia

9,5 / 10
A nova sequência da saga do personagem Astronauta, criado a muitos anos por Maurício de Souza e repaginado aqui por Danilo Beyruth é talvez a segunda história mais empolgante do personagem, ficando atrás apenas de Magnetar, que foi a sua estreia. É uma história com bastante ação e desdobramentos, muito embora tenha uma apresentação pouco usual das que já foram apresentadas, até mesmo por se tratar de uma sequência, mas que entrega uma aventura realmente extraordinária do personagem.

Confira minha opinião!


Vamos falar um pouco sobre quadrinhos. E vou começar com a produção brasileira; aliás, há de se observar que o Brasil nunca esteve tão produtivo em termos de hqs tupiniquins, e isso é muito bom. Uma série que venho acompanhando faz um bom tempo é a série do Astronauta, do selo Graphic MSP. Esta nova aventura aqui, Entropia, se trata da quarta HQ baseada no personagem de Maurício de Souza, repaginado aqui por Danilo Beyruth. Este Astronauta é um personagem que me dá orgulho de apresentar a todo mundo, porque quando você lembra do personagem cômico das revistas antigas da Turma da Mônica (até mesmo com uma certa nostalgia imagética), e compara, você tem aqui um personagem muito, muito mais maduro e intrépido. Não que o antigo não fosse intrépido, mas este daqui é como se o Astronauta de Maurício atingisse a idade adulta!

Vamos começar dando uma breve recapitulada no que aconteceu na última aventura do Astronauta, Assimetria, antes de entrarmos em Entropia, lançada em Dezembro do ano passado, mas que só chegou às bancas de minha cidade agora em Fevereiro deste ano. Como quem acompanha sabe, o Astronauta tem sofrido com a falta que a sua ex-namoradinha, a Ritinha, lhe faz. Ele viu a menina pegar o filho na escola e resolveu largar mão das suas férias para voltar para uma aventura no espaço. Lá, ele encontra uma redundância espacial que lhe joga em uma espécie de fenda espacial que contém um universo paralelo onde ele encontrou uma versão dele deste universo paralelo, uma versão alternativa de sua pessoa, que tem uma filha chamada Isabel e é casado com a Ritinha. Tudo que ele queria na vida!

Isabel é uma menina inteligente e que possui um companheirinho (alienígena, não sei) chamado Horácio; a origem desse personagem não é explicado na história do terceiro livro. Acontece que, no fim da história, após enfrentarem a redundância espacial, o portal se fecha, os pais da Isabel, o Astronauta alternativo e a Ritinha alternativa, são afastados pela força de colisão de duas redundâncias e jogados para fora da nossa realidade, e ela acidentalmente acaba ficando na realidade do nosso herói. Astronauta promete levar a pobre menina de volta aos pais dela, mas eles não sabem onde exatamente estão; a trama do terceiro livro se fecha neste ponto, dando a deixa para esta sequência. Vamos então à nova aventura do nosso herói!

Nesta nova trama, Astronauta e Isabel estão um pouco perdidos no espaço (referência não-intencionada 😁) mas acabam tendo a ideia de achar um sinal de comunicação. Isabel consegue achar o sinal para poder tentar se comunicar com alguma raça alienígena e abrir novamente o portal para voltar aos seus pais. Eis que Astro e Isabel pegam o sinal de uma nave enorme; na verdade, um amontoado de naves em um chamado ponto de Lagrange, no espaço. Então eles são atraídos pela órbita gravitacional desta estrutura e acabam fazendo uma aterrissagem forçada. Este amontoado de naves é chamado pelos residentes de Sargaço.

Lá dentro do Sargaço, Astronauta se impressiona com toda a tecnologia encontrada. Isabel vai verificar se pode estabelecer algum contato com a linguagem alienígena da nave. É nessa hora que os dois se deparam com alienígenas dentro da nave e Astronauta resolve ajudar um grupo de insectoides que estava sendo atacado por um outro grupo; ele é apagado quando tenta ajudar uma das alienígenas, levado prisioneiro, e Isabel se encontra sozinha com seu companheiro Horácio.

Astronauta acorda dentro de uma sala e descobre que está dentro do Sargaço; ele fala com a tal alienígena que ele resolveu ajudar, chamada Shie'r. Ela tenta explicar a Astro que não é possível escapar do Sargaço, uma vez que você está lá. Isabel tenta conversar com os insectóides e forma uma aliança com eles, enquanto Astro é levado ao capitão da nave, uma criatura medonha. Depois de muito negociar, ele consegue com que Shie'r pelo menos o escolte para encontrar Isabel, mas não garante a fuga da nave.

Após entrar em uma sala com um núcleo de energia, Astro decide tentar ligá-lo à sua nave para tentar fugir com a menina, e Shie'r acaba ajudando, o que enfurece o capitão e provoca uma briga entre os rebeldes insectoides e os comparsas do capitão. Nesse meio tempo, após muitas dificuldades, a escapada é realizada, Shie'r se torna capitã de uma outra nave e faz referência a uma personagem das revistas normais da Turma da Mônica, e Astro e Isabel ficam livres para continuarem sua busca para retornar para casa. Além dessa deixa, vemos nos últimos painéis que a Brasa está com sérios problemas dado o desaparecimento de seu explorador espacial. A narrativa para por aqui, indicando que terá uma terceira parte desta história.

Esta foi uma narrativa verdadeiramente empolgante! Com bastante intrigas e ótima ação, esta nova história do Astro não somente justifica o título, uma vez que dentro daquele ambiente claustrofóbico as coisas esquentam bastante, mas também forma com Assimetria uma narrativa maior digna de um filme. Astro e Isabel estão cada vez mais conectados, próximos, e isso dá sequência ao arco familiar do personagem, enquanto que a aventura maior que ambos vivem continua viva e excitante, tendo belos momentos e complexos dilemas.

Espero que esta saga continue seguindo com mesma ou maior qualidade, e que quando terminar, marque território como um dos melhores momentos das histórias em quadrinhos brasileiras. Vamos aguardar para ver quais serão as próximas encrencas que Danilo Beyruth irá preparar para o nosso herói, e quais desfechos iremos presenciar. Por enquanto eu vou ficando por aqui e recomendando altamente que você vá atrás desta graphic novel extraordinária. Se gostou de Assimetria como eu gostei, então você irá gostar bem mais desta aqui. Das quatro histórias que Beyruth escreveu, acho que a mais fraca delas ainda é a segunda, Singularidade, e a primeira, Magnetar, ainda é a grande obra-prima de Beyruth nesta série. Porém, a saga do personagem segue firme e forte, e vale muito a pena conferir. Que a imaginação de Beyruth ainda nos leve por mais fronteiras do espaço, após este breve momento de entropia.


Astronauta: Entropia (Dezembro/2018)
Nº de edições: 1

Editora: Maurício de Souza Editora
Formato: Graphic Novel
Roteiro: Danilo Beyruth
Desenhista: Danilo Beyruth
Colorista: Cris Peter
Editores: Alice Keico Takeda, Levi Trindade

Outras graphic novels do Astronauta na série Graphic MSP:
Entropia (2018)
Assimetria (2016)
Singularidade (2014)
Magnetar (2012)

Mais títulos da série Graphic MSP:
ESPECIAL: A série brasileira de quadrinhos do selo Graphic MSP

No comments:

Post a Comment