Thursday, April 4, 2019

ESPECIAL: DCEU - Origens Secretas: Shazam!


(ou, Capitão Marvel para velhões como eu!)

Lembram deste especial que comecei em 2017? Bem, ele foi somente até o Ciborgue, que lutou junto dos outros heróis da Liga. Agora é o momento de continuar e expandir para personagens que passarão a figurar no DCEU, e como o próximo filme já estreou e eu dei uma sumidinha, vamos falar agora do herói que será protagonista deste novo filme; estou falando, claro, do herói que parece o Superman, mas usa magia como poderes, que é um meninão, mas se transforma em um marmanjão quando diz as palavras mágicas: este, é claro, o icônico Capitão Marv... ops, hehe, novos tempos... SHAZAM!

Ator: Zachary Levi

Alguns dados sobre o personagem antes:

Criadores: Bill Parker e C. C. Beck

Ano de criação: 1939

Primeira aparição: Whiz Comics #2.





I- DESCRIÇÃO E ORIGEM:

Primeiro, vamos desfazer a confusão com o nome do personagem. Até 2011, antes de começar os Novos 52, o personagem era conhecido como Capitão Marvel, e por muitas décadas, esse foi o nome do herói. Só que a Marvel Comics não estava curtindo muito isso não, dizendo que isso levava a audiência a confundir o personagem da DC com o selo de HQs do nosso falecido Stan Lee e também com o Capitão Marvel, personagem do selo da própria Marvel. Depois de muito mimimi da Marvel, a DC decidiu renomear o personagem para Shazam, que é a palavra mágica que Billy Batson diz para se transformar no herói, E nome do mago que deu os poderes a ele. Desfazer essa confusão é interessante até mesmo para velhotes como eu, se alguma vez eu chegar em você e perguntar "mas pera, você tá falando de qual Capitão Marvel?" 😁

Enfim, vamos à sua origem. Billy Batson é um menino de 15 anos (14, antes dos Novos 52) que vive em Fawcett City e é órfão. Na atual origem, ele é mostrado como sendo um órfão que passou por diversas casas adotivas, mas na original, ele simplesmente dorme no metrô. Não conseguindo se adaptar a nenhuma família, nem mesmo à sua última, a família Vazquez, o menino foge e vai à estação de metrô, mas é transportado magicamente para a Rocha da Eternidade, onde ele conhece o último mago de um conselho de magos que protegem o mundo contra o mal, e está morrendo.

Com 3000 anos, o mago, chamado Shazam, tem que passar seus poderes mágicos para alguém que seja puro de coração, mas Billy, querendo ajudar as pessoas, persuade o mago, explicando que ninguém é inteiramente puro de coração (algo que eu tenho que concordar), e um tal de Dr. Sivana havia reavivado o Adão Negro, um egípcio que havia recebido os poderes mágicos a séculos atrás, então Shazam resolve ceder seus poderes a Billy porque ele analisou sua alma e viu a centelha da bondade lá. Para tanto, ele explica que toda vez que precisar virar o herói, bastava Billy gritar bem alto e com honestidade o nome do mago, e ele seria atingido por um raio e se transformaria em um homem maduro com poderes mágicos e uma roupa vermelha adornada com detalhes nobres. Assim nascia o Capitão Marvel, hoje conhecido simplesmente por Shazam devido ao detalhe editorial que mencionei no início.

II- PODERES:

Para entender os poderes do Capitão Marvel, basta entender a palavra mágica, ou seja, o nome do mago que cedeu os poderes a Billy Batson.

O nome SHAZAM deriva da junção das siglas de personalidades mitológicas e suas habilidades:
Salomão, o rei conhecido por sua sabedoria e justiça;
Hercules, semideus conhecido por sua imensa força;
Atlas, titã conhecido por sua resistência e vigor;
Zeus, por seu imenso poder de deus do Olimpo;
Aquiles, herói grego conhecido por sua coragem e bravura;
Mercúrio, deus romano conhecido por sua velocidade.

A sabedoria de Salomão concede ao garoto imenso apuro mental e sabedoria, além de conhecer várias ciências, línguas e eventualmente a habilidade de hipnotizar pessoas; a entidade Hercules lhe concede superforça, bem nos moldes de Superman; Atlas lhe concede imensa resistência às mais variadas intempéries, e durante um forte ataque, ele consegue se curar extremamente rápido e nunca sentir cansaço, mas se for um ataque de uma criatura extremamente poderosa, pode lhe acarretar problemas; além de lhe transformar, a entidade Zeus lhe concede a habilidade de usar o poder do raio a seu favor, e inclusive canalizá-lo para ser usado como uma arma; Aquiles lhe concede invulnerabilidade, defesa contra ataques mentais e muita coragem, mas essa coragem nem sempre funciona porque se trata de um menino com todos os seus medos, anseios e a cabeça de sua idade, portanto a coragem diz respeito a enfrentar perigos, mas se for, por exemplo para convidar uma garota para sair, o herói treme nas bases; e finalmente, Mercúrio lhe concede supervelocidade e o poder de voo.

III- INIMIGOS E ALIADOS:

São poucos os inimigos mais conhecidos na verdade, mas vamos lá. Dos que mais aparecem por aí, temos o egípcio Adão Negro, que comumente antagoniza o herói em diversos momentos populares nas HQs; além dele, temos os Sivana, Thaddeus e Doctor Sivana. O primeiro, o sinistro Thaddeus Sivana, se encontrou também com o mago original que deu os poderes a Billy, ainda quando criança, mas ele se revelou uma grande mente perigosa e perversa; o segundo, trata-se de um cientista inescrupuloso que já fez parte de várias sociedades de vilões, como a Liga da Injustiça, por exemplo, e é baseado no estereótipo do cientista louco. Outro que merece menção é o insectoide Mister Mind, que apesar de seu tamanho minúsculo, já foi várias vezes uma forte ameaça ao lado de Doctor Sivana em muitas histórias. Por último, há os Sete maiores Inimigos do Homem, o grupo de vilões que representam os Sete Pecados Capitais, um grupo interessante, mas que apareceu pouco fora dos quadrinhos.

Dos aliados, há antigos e mais recentes, mas também não muitos. Há, claro, a família Marvel (e eu não me refiro à editora concorrente) que é composta por Mary Marvel, e Freddy Freeman, que veio a se tornar o novo Capitão Marvel em um dado ponto da continuidade; dos mais antigos, temos a Beautia Sivana, que pelo nome você já adivinha o parentesco: Doctor Sivana; mas ela acaba se apaixonando por Shazam e acaba virando de lado, se tornando uma trabalhadora de causas sociais. Há também Tawky Tawny, um tigre humanóide que quer viver em meio aos humanos. Dos mais recentes, há o latino gorducho Pedro Peña, o nerd Eugene Choi, a menina Darla Dudley, uma menina atleta, e o cara que ofereceu abrigo à Billy e esses amigos dele em uma realidade alternativa do evento Flashpoint, Victor Vasquez.

IV- FILMES E SÉRIES:

Filme animado:

- Superman/Shazam!: The Return of Black Adam (2010).

Série cinematográfica em 12 partes e série de TV:

- Adventures of Captain Marvel (1941);
- Shazam! (1974-1976).

V- NO DCEU:

- Shazam! (2019).

VI- OBRAS RECOMENDADAS:

CURTA-METRAGEM: Superman/Shazam!: The Return of Black Adam (2010)
                                      (Superman & Shazam!: O Retorno do Adão Negro)


Bom, não tenho muito o que indicar sobre o Shazam. Basicamente, há este curta-metragem que foi feito envolvendo o Superman e o Adão Negro em uma rápida batalha de 24 minutos. O curta mostra bem as origens do herói, o momento em que ele viu o Superman tentando derrotar Adão Negro, e foi transportado de trem para a caverna onde estava o mago que lhe deu os poderes, o que lhe possibilitou ajudar o azulão na batalha.

Sinceramente, este é o ÚNICO filme que fizeram sobre o herói. Nunca houve real interesse da DC em fazer algo mais do que isso, somente as aparições que o herói teve na série da Liga da Justiça clássica, em Batman: The Brave and the Bold, ou na recente Justice League: Action, mas fora isso, Shazam é um dos heróis da DC que passa mais tempo habitando mesmo as HQs.

Ainda assim, este é um curta bem legal para quem quer ver pelo menos as origens de Shazam, e conhecer melhor o personagem antes de embarcar no filme deste ano.


CINE-SÉRIE: Adventures of Captain Marvel (1941)
                        (As Aventuras do Capitão Marvel)

Não é só o Batman, ou o Superman que ganharam versões em cinesséries dos anos 40. O Capitão Marvel também teve uma dele em 12 episódios semanais que as pessoas assistiram à época. Foi avaliada pela crítica como tão boa quanto o seriado do Superman, mas eu acho isso uma tremenda de uma balela! Não é ruim, mas também não é lá essas coisas. Serve apenas como uma referência boa do herói em ação, mais nada.

Na trama, óbvio, eles mudaram elementos das hqs, claro! Billy Batson não é um menino órfão, mas um jovem radialista que segue um grupo de arqueologistas para uma cripta na Tailândia. Eles acham a tumba do reino de Scorpion... não, não o ninja do Mortal Kombat, muito embora isso poderia ser muito bacana, mas Billy segue uma "voz do além" que o guia lá e o faz achar o mago Shazam, que lhe dá os poderes mágicos; mais tarde, ele enfrenta um criminoso chamado Scorpion, e aí rola aquela traminha detetivesca que todos conhecemos desses filmes serializados da época. Nada especial, mas vale pelo divertimento.

HQ: The Power of Shazam! (1995-1999)
       (O Poder de Shazam!)

Aqui está um bom início nos quadrinhos para todos que querem entrar mais em contato com o personagem. Esta história, escrita e desenhada por Jerry Ordway é uma das melhores referências que você poderá achar por aí entre as grandes histórias do Capitão Marvel.

O que ela faz em curtos termos, é primeiramente reimaginar a origem do herói, coisa fantástica o trabalho feito neste sentido. Depois, ele vai lentamente reapresentando outros personagens e apresentando mais alguns para fazerem parte da trama.

Paralelo a isso, você tem bem trabalhados a jornada do herói, onde Billy diz a frase "eu não sou um herói, sou apenas um menino tonto", e isso vai levá-lo a uma jornada que ultimamente construirá sua identidade como o herói que surgirá, e também a atmosfera e o caráter atemporal ao redor de Fawcett City, que é construída aqui seguindo a linha da série clássica do Batman na TV. Leitura essencial para os fãs do personagem!

Chegamos ao final de mais uma edição. Como não está definido o próximo herói, vilão ou grupo que virá, eu fico por aqui. Até mais, e bom filme para todos!

Leia mais:
Edição anterior: Liga da Justiça
ESPECIAL: DCEU - Origens Secretas

No comments:

Post a Comment