Tuesday, February 12, 2019

NO CINEMA: Creed II

10 / 10
Segundo filme do filho de Apollo Creed é mais um grande acerto inspirador de Stallone!

Confira minha opinião!

Título brasileiro: Creed II
Direção: Steven Caple Jr.
Estrelando: Michael B. Jordan, Sylvester Stallone, Tessa Thompson, Phylicia Rashad, Dolph Lundgren, Florian Munteanu, Russell Hornsby, Wood Harris, Milo Ventimiglia, Robbie Johns, Andre Ward, Brigitte Nielsen, Patrice Harris, Jacob 'Stitch' Duran, Ana Gerena, Christopher Mann, Robert Douglas, Michael Buffer, Jim Lampley, Max Kellerman, Roy Jones Jr., Scott Van Pelt, Linda Cohn


Segundo round! Hoje vim assistir o segundo filme da segunda série de boxe baseada nos personagens criados por Sylvester Stallone! Adonis Creed, o Rocky Balboa desta geração, já no seu segundo filme, enfrenta um grande desafio, e mais uma vez Sly me impressiona com o seu roteiro, com seu instinto de guerreiro, de lutador, que todas as vezes nos inspira a sermos melhores. Michael B. Jordan, interpretando o lutador Adonis Creed, filho de Apollo Creed, que lutou e treinou o personagem de Stallone, Rocky Balboa, para nossa grande surpresa, enfrenta o filho de Ivan Drago, Viktor Drago. Meu Deus! Tivemos Rocky IV já no segundo filme sobre o filho de Apollo Creed!

Rocky Balboa, agora um personagem coadjuvante, faz o papel de Mickey nessa nova série que gosto de chamar de "o legado de Rocky Balboa", pois sem essa ideia inicial, nada disso seria possível; por isso, acho que tenho direito de chamar este de o oitavo filme da saga do lutador Rocky Balboa; não estou querendo desmerecer o personagem Adonis Creed de forma alguma, mas você há de convir comigo que antes de existir um Adonis Creed existiu um Rocky Balboa e um Apollo Creed, e assim como em Rocky IV nós teremos o tão sonhado combate retornando após três décadas: Creed X Drago.

Como todo mundo que assistiu Rocky IV (se você não assistiu o quarto filme do Rocky Balboa, meu amigo, eu sinto muito, cria vergonha nessa sua cara e vai assistir, porque eu não vou ficar entrando em detalhes aqui sobre uma coisa que você já deveria saber antes de vir ver este filme - "sem dor, sem ganho") todos vocês sabem bem, que três décadas atrás, Apollo Creed entrou no ringue para lutar contra Ivan Drago; sendo assim, Adonis quer uma luta com Viktor pela memória do seu pai e para segurar o título de campeão peso-pesado que ele tem, mas você sabe como é, o Rocky já lutou com o Ivan no passado e sabe muito bem o tipo de oponente que o Adonis tá querendo enfrentar, ele sentiu na pele o peso da mão do Ivan, e sabe muito bem do que o filho do Ivan é feito, então ele resolve se afastar a princípio.

Adonis sobe no ringue para lutar. Rocky não está lá, Adonis leva uma baita surra do Viktor e quase morre; depois disso, se recuperando no hospital, Bianca, a mulher de Adonis, está grávida de uma menina, e Adonis ganha um novo fôlego para lutar contra Viktor depois de algum tempo; neste primeiro embate, Viktor sai do ringue sem absolutamente nenhum arranhão. É engraçado porque, todas as vezes que você assiste um filme, seja do Rocky Balboa, seja do Creed, como todos eles são escritos pelo Stallone, você sente aquela emoção, você sente aquela força vibrante que é passada para você, de verdadeiros guerreiros gladiadores se enfrentando no ringue, você sente aquilo que faz você se tornar um homem de verdade, um macho, um protetor, um lutador, e sai do filme também querendo ser o lutador, os filmes do Stallone baseados no personagem dele tem essa força, esse poder de te inspirar, sempre te causando arrepios.

Eu, por exemplo, nunca havia sido, quando era mais jovem, um fã de boxe; meu pai assistia sempre, acho que hoje eu acabo me inspirando no meu próprio pai, e você acaba assistindo a luta desses filmes e você acaba torcendo junto com o personagem, vibrando a cada golpe, a cada caída, a cada direita e a cada esquerda, a cada jab e uppercut. Você acaba sentindo a dor que ele está sentindo, você vê o que é preciso fazer para se tornar um guerreiro, não só isso, mas você também aprende o que é necessário para enfrentar uma guerra, para enfrentar um adversário, uma dificuldade, ou qualquer coisa que seja.

Os filmes baseados no Rocky Balboa, eles têm muito disso, eles não são simplesmente filmes de ação, ou filme de boxe, por trás eles têm toda essa mensagem que se você quer realmente ser um guerreiro, primeiramente você tem que ter uma razão para lutar e segundo você tem que ter preparação e aguentar as pancadas que a vida te dá, não é subir ao ringue simplesmente e bater no adversário, mas também saber porquê está lá, qual é o motivo que te levou a ir lá dar a cara à tapa. Eu acredito muito nessa mensagem dos filmes do Sly, e tento viver baseando minha vida nela, hoje em dia.

Enfim, novamente um filme da saga me emociona, como é de costume, me dá uma força e um vigor que eu descobri que eu tinha, mas estava escondido em algum lugar dentro de mim; você sai do cinema se sentindo um guerreiro, se sentindo um cara que poderia ser capaz de lutar por tudo nessa vida, e é isso que um filme realmente deve inspirar! Ele deve  te inspirar a acreditar em alguma coisa, a ser melhor, a ser um homem melhor, a ser uma pessoa melhor, e a ser, quem sabe, até mesmo um enfrentador de problemas melhor, como o personagem do filme.

Não basta você simplesmente dar porradas, você tem que saber também porque está levando porradas, você volta naquela frase que o Rocky Balboa tão sabiamente disse para o filho dele, o Robert, no sexto filme; o Robert faz uma breve aparição neste filme, lá no finalzinho, já com filho! É, o tempo passa rápido, o Rocky já é vovô! Enfim, a frase do Rocky diz assim: não importa quanta força você usa para bater, o que importa é se você consegue aguentar os socos e continuar movendo-se para frente, continuar seguindo em frente, e aguentar as porradas que a vida te dá, ou seja, as dificuldades que ela te proporciona, e os filmes do Rocky mostram justamente esse tipo de coisa, que você tem o que é preciso se você quiser, para enfrentar qualquer dificuldade na vida.

Eu gosto muito do Stallone, eu acho ele uma figura realmente inspiradora, daquelas que dá vontade de conhecer pessoalmente, porque eu sinto que ele é muito honesto e sincero nos seus filmes, eu sinto que ele não é só aquele personagem que ele interpreta, ele é ele, ali na frente da tela, o que você está vendo é o Stallone, o Rocky é o avatar do Stallone na ficção, e eu gosto muito disso, eu gosto muito da honestidade de um cineasta quando ele está fazendo seu trabalho.

Por essas e outras, eu recomendo com força Creed II, novamente, um trabalho fantástico do Stallone, do diretor, e de todos os outros envolvidos. E não pense que o Adonis é um personagem que está vivendo à sombra do Rocky Balboa não, apesar de algumas rimas sensoriais no filme (Adonis correndo na pista, ou o breve momentinho que o tema de Rocky tocou no filme), Creed é um cara que segue seu próprio caminho, mas com a bênção do ex-pugilista mais querido da ficção. Vão assistir nos cinemas, principalmente se você é um fã da saga Rocky Balboa! Você com certeza não vai se arrepender, e vai sair do cinema realmente motivado a lutar pelas coisas na sua vida.

Creed II (2019)

Produção: William Chartoff, Sylvester Stallone, Kevin King Templeton, Charles Winkler, David Winkler, Irwin Winkler, Ryan Coogler, Michael B. Jordan, Udi Nedivi
Roteiro: Cheo Hodari Coker, Sascha Penn, Sylvester Stallone, Juel Taylor (baseado em universo criado por Sylvester Stallone)
Trilha sonora: Ludwig Göransson

Outros filmes desta cinessérie:
- Creed II (Creed II) (2018)
Creed (Creed: Nascido para Lutar) (2015)

Hexalogia Rocky Balboa:
- Rocky Balboa (Rocky Balboa) (2006)
- Rocky V (Rocky V) (1990)
- Rocky IV (Rocky IV) (1985)
- Rocky III (Rocky III: O desafio supremo) (1982)
- Rocky II (Rocky II: A Revanche) (1979)
- Rocky (Rocky: Um Lutador) (1976)

Trailer:

No comments:

Post a Comment