Tuesday, March 6, 2018

REFLEXÃO: Filme adulto x filme infantil - a inversão da modernidade.

Este artigo tem como inspiração dois filmes que eu pude assistir recentemente. São dois exemplos que representam estratagemas da sociedade atual, e que por isso, eu decidi pegar para servirem de exemplo. Me sinto preocupado com o que acontece com as pessoas de hoje.

Vamos primeiro definir: filme adulto aqui será o filme que te faz pensar fora da caixa, que consegue mudar sua visão das coisas e te torna uma pessoa melhor; filme infantil não é o feito pra crianças de idade, mas de cabeça, aquele filme que é tão insípido, que não faz importância alguma.

Sendo assim, vou falar da diferença entre um filme que eu considero cheio de sentido, e outro ao qual eu considero infantil e desinteressante.

Um bom filme adulto se destaca pela sua capacidade de não só entreter o expectador, mas também de chamar a sua atenção para algo recorrente em sua vida, ou em seu meio, cotidiano, algo que lhe seja palatável; este filme pode tanto ser um filme com atores de carne e osso, ou um filme de animação; ele pode ser de qualquer gênero que seja, isso não importa muito. Pode ter efeitos especiais, pode se usar de elementos irreais, lúdicos, pode ter metáforas, música, enfim, pode ter qualquer formato que seja.
Este filme vai ter um olho diferente em relação ao que as pessoas são capazes de notar no seu dia a dia. Um exemplo: muita gente, em um dado momento de suas vidas, deixa de notar as coisas simples e das quais a gente tem como certo.

Vai te mostrar que para conseguir chegar à algum lugar, é preciso ter uma grande dose de vontade e persistência. Te ensinará a não desistir de seus sonhos, uma vez que eles não conflitem com a felicidade de quem está à sua volta. Te ensinará os valores verdadeiros de respeito, moral, fidelidade e confiança, valores considerados transcendentais, eternos. Ou terá a capacidade de mergulhar na lama, não para te mostrar mais lama, mas porque achou no meio dela, uma pepita de ouro, um diamante bem lapidado.

Te mostrará que amar é algo mais sério e transcendente do que você imagina. Não o tal do "amor carnal", a qual estamos acostumados a ver diariamente em todos os lugares e de todas as formas possíveis. Não este amor "fogo e desejo", de cunho estritamente sexual; não um amor artificialmente produzido por estúdios e produtoras que querem forçar uma situação de diversidade goela abaixo dos expectadores. Não o amor a coisas irreais, irrisórias, banais, ou a ídolos inalcançáveis. Não uma simples paixãozinha de verão.

Ele te mostrará, acima de todas as coisas, o amor autêntico, aquele que vai muito além do carnal, que passa longe de chafurdar no barro por um prazer passageiro; é o amor que fará você se sentir mais perto dos montes de carvalho e que o fará ponderar suas escolhas. Como o amor verdadeiro de um filho pelo seu pai, pelos seus parentes, ou de uma pessoa qualquer por outra, com a mera intenção de erguê-la de onde ela está para fazê-la alcançar algo mais elevado do que ela mesma, ou esta realidade.

Te mostrará que encarar a realidade não é fácil, e muitas vezes, pode ser uma tarefa doída, que nos faz sofrer muito; mas é algo que precisamos fazer, pois só assim, poderemos ter uma felicidade longa e duradoura. Só assim, vendo como nossos ídolos em vida não passam de ídolos de areia, é que conseguiremos enxergar de fato as pessoas que realmente nos importam e que sempre estiveram perto de nós o tempo todo.

É um filme que vai te jogar em um universo de ficção, mas no fim, terá a capacidade e a coragem de te tirar deste universo, para que você aplique o que aprendeu lá no mundo real. Te dirá: "sim, o que você viu aqui é muito bonito sim... mas não é real... não é o lugar que você tem que estar; vá agora, meu caro, e mude a SUA própria realidade."

ESTE FILME, TE MARCARÁ PARA O RESTO DA VIDA!

Possivelmente te levará às lágrimas, em alguns casos.

Já, o filme infantil ao qual eu me referi no começo, é aquele fútil, que pega um sentimento e distorce o seu sentido. É aquele que tenta agradar alguém, mesmo que esse alguém esteja perdido em meio à lama, o filme vai chegar e dizer "calma, a lama não é tão ruim assim. Veja, você já está até gostando dela! Viu? A lama é boa!"

Este filme vai apelar para sentimentos fáceis, e vai sensibilizar as pessoas mais fracas e carentes; mas não vai elevá-las. Ele usará uma máscara para alguém se sentir elevado de forma plástica, sem sentido; usará do "amor" de inclusão. O sexo, se necessário, será retratado como a principal forma de amor, e se tiver a chance, o filme vai enfatizar essa visão logo no seu começo.

Este filme não vai tratar de valores eternos e transcendentais, mas vai reforçar os valores mundanos; vai reforçar ainda mais o ódio entre seres humanos, se tiver a chance. E vai fazer isso usando-se de "vítimas" da sociedade. Ele vai pegar estas "vítimas" e vai fazê-las realizar coisas que qualquer pessoa sã diria que não fazem sentido, coisas questionáveis, que não passam qualquer tipo de mensagem positiva ou transcendente para a audiência. Coisas como "faça sexo", ou "certo tipo de gente é ruim, não confie nas pessoas desse tipo". Mas é importante para agradar uma minoria.

Este filme vai ressaltar a importância de você continuar vivendo no seu "sonho". Não o sonho como forma de objetivo a ser realizado, mas o seu mundinho de fantasia, a sua ficção. Incentivará você a ser uma pessoa insegura, fraca, sem personalidade ou carisma; e te dirá indiretamente que isso é bom. Te tornará totalmente dependente da ilusão, do sonho. Te manterá dentro da matrix sem nem mesmo você perceber.

Um filme minimamente bom, é aquele que sempre nos mostra um mundo de ficção, mas tem a habilidade de nos tirar dele quando for o momento, para que possamos voltar ao nosso mundo real e aplicar as coisas que aprendemos dentro da ficção. Já, o filme infantil é aquele que nos "coitadiza"; "não, não é necessário você voltar à realidade cruel, fique aí mesmo na sua fantasia, meu querido!" Esta é a mensagem passada por um filme infantil. Ele não consegue nos trazer de volta, e sim nos afundar ainda mais sem a gente perceber, e nos fazer sentir bem por estarmos lá no fundo.

ESTE FILME GANHARÁ UM OSCAR NO MUNDO MODERNO, E SERÁ SUMARIAMENTE ESQUECIDO NOS PRÓXIMOS ANOS.

Ou assim espero.

Para finalizar, abaixo, o ponto do título, onde quero chegar.

Não te preocupa quando você vê uma animação, um filme que supostamente é direcionado ao público infantil, ser zilhões de vezes mais adulto e ter um grau de maturidade muito maior, do que o filme em live action ganhador do Oscar e que supostamente seria voltado ao "público adulto"? Reflita bem sobre isso.

Obrigado pela atenção de todos!

No comments:

Post a Comment