Tuesday, March 28, 2017

MATÉRIA: DCEU - Origens Secretas: Superman

Ok, iniciando o nosso especial sobre as origens e referências dos personagens que vão estar este ano no filme da Liga da Justiça. O primeiro deles, claro, só poderia ser o homem de aço, Superman. Ele foi o primeiro personagem criado da DC e foi o primeiro herói que teve filme solo no DCEU, então nada mais apropriado que ele seja o primeiro da lista.

Ator: Henry Cavill

Alguns dados sobre o personagem antes:

Criadores: Jerry Siegel e Joe Shuster

Ano de criação: 1938

Primeira aparição: Action Comics #1.

I- DESCRIÇÃO E ORIGEM:

Superman é um ser de outro planeta. Seu planeta natal, Krypton, explodiu a muitos anos atrás, e ele foi mandado à Terra por seus pais kriptonianos, ainda bebê, para escapar de toda a destruição. Quando chegou à Terra, foi acolhido na pequena cidade interiorana de Smallville por seus pais adotivos Jonathan e Martha Kent, dois fazendeiros do Kansas. Também reside no Ártico, onde através da tecnologia kriptoniana dos cristais, construiu a Fortaleza da Solidão.

Seu nome de nascença é Kal-El, mas na Terra, ele adotou o nome terrestre Clark Kent, e quando cresceu, foi trabalhar na cidade de Metropolis, como repórter do jornal Planeta Diário.

II- PODERES:

Crescendo, descobriu que tinha poderes que nenhum outro ser humano tinha, como visão de calor, super sopro, super força, poder de voo, super velocidade, visão microscópica, super audição e visão de raios-x.

Todos estes poderes lhe conferiram o status de meta-humano, e o ser mais poderoso de todo o planeta; quando ele deseja se recuperar de alguma fraqueza, fica próximo do Sol, que é de onde sua força emana, sem o Sol, o Superman não usa suas habilidades com total eficiência. Sua única fraqueza é uma pedra verde chamada de kriptonita, que são pedaços verdes radioativos de seu planeta natal que ficaram vagando pelo espaço após a explosão de Krypton, que lhe enfraquece e pode até matá-lo se tiver alta exposição em qualquer forma.

III- INIMIGOS E ALIADOS:

Conheceu Lois Lane, de quem se tornou o grande amor, e conseguiu inimigos poderosos, como o kriptoniano general Zod, na Terra o gênio do mal Lex Luthor, o monstro Apocalipse, que foi o monstro que matou o herói nos quadrinhos, além de muitos outros que não apareceram ainda no DCEU, como Darkseid, Metallo, Brainiac, Mongul, etc.

IV- FILMES E SÉRIES:

Eis uma lista com filmes e seriados importantes que marcaram a trajetória do herói fora dos quadrinhos.

Filmes seriais com Kirk Alyn (1948; 50) e com George Reeves (1951):

- Superman (1948);
- Atom Man vs. Superman (1950);
- Superman and the Mole Men (1951).

Filmes em live action com Christopher Reeve (1978 - 87) e Brandon Routh (2006):

- Superman: The Movie (1978);
- Superman II (1981);
- Superman III (1983);
- Superman IV: The Quest for Peace (1987);
- Superman Returns (2006).

Filmes animados:

- Max Fleischer's Superman (1941-43);
The Batman Superman Movie (1997);
- Superman: Brainiac Attacks (2006);
- Superman: Doomsday (2007);
- Superman/Batman: Public Enemies (2009);
- Superman/Batman: Apocalypse (2010);
- Superman/Shazam!: The Return of Black Adam (2010);
- All-Star Superman (2011);
- Superman vs. The Elite (2012);
- Superman: Unbound (2013).

Séries em live action:

- Adventures of Superman (1952-58);
- Lois & Clark: The New Adventures of Superman (1993-97);
- Smallville (2001-11).

Séries animadas:

- The New Adventures of Superman (1966);
- The Superman-Aquaman Hour of Adventure (1967);
- The Batman-Superman Hour (1968-69);
- Superman (1988);
- Superman: The Animated Series (1996-2000).

V- NO DCEU:

Man of Steel (2013);
Batman V Superman: Dawn of Justice (2016);
- Justice League (2017).

VI- OBRAS RECOMENDADAS:

Aqui é onde eu escolho um, e apenas um filme, série ou quadrinho do herói para indicar ao não iniciado. Escolha difícil, realmente, porque há tantos bacanas.

FILME: All-Star Superman (2011)
             (Grandes Astros: Superman)

Todo mundo conhece os filmes do Superman com Christopher Reeve, então eu procurei ser menos óbvio. Sendo assim, eis a minha indicação.

Você irá, com certeza, se emocionar do começo ao fim, com All-Star Superman (2011). Baseado na graphic novel que ganhou muitos prêmios, escrita e desenhada por Grant Morrison e Frank Quitely, ela mostra o Superman de uma forma meio antológica, e é por isso que é tão boa.

Em meio a uma trama de que Superman está perto de morrer após ter salvo um grupo de astronautas, o homem de aço revela sua identidade secreta para Lois Lane, além de seu amor por ela, e a leva a uma viagem por um dia, em que lhe dá os mesmos poderes que tem. Nesse cenário, Superman encontra alguns aliados e adversários clássicos e, durante a trama, enfrenta uma ameaça perpetrada por Lex Luthor.

A trama é divertida, e o desfecho vai fazer qualquer marmanjo derramar lágrimas. Esta obra é uma verdadeira carta de amor ao homem de aço, e tanto na forma de filme, quanto na de quadrinho, considerada, por muitos até hoje, como a melhor história do Superman já escrita até hoje.

SÉRIE: Superman: The Animated Series (1996-2000)
            (Superman: A Série Animada)

Você vai conhecer o homem de aço e suas aventuras de forma detalhada e divertida no desenho de 1996, Superman: The Animated Series.

Pegando carona no sucesso do desenho de Batman, que começou em 1992, a série animada do Superman rendeu episódios inesquecíveis, e marcou época. Obviamente, assim como na série do Batman, os criadores pegaram inspiração em muitas das histórias clássicas do homem de aço e também ousaram criar coisas novas e personagens inéditos para este universo animado televisivo; acabou dando muito certo.

O episódio inicial em três partes, por exemplo, este episódio sozinho já vale a série toda. Também curtia muito os episódios em que a vilã Linha Viva aparecia, os episódios com o vilão Metallo também eram bastante interessantes e os episódios cômicos da série envolvendo o serzinho da quinta dimensão Mxyzptlk mostram como o Superman pode ser esperto quando não há roteirismos.

Mais adiante, a série chega até a nos emocionar com alguns personagens coadjuvantes; enfim, é uma excelente recomendação que faço a vocês. Procurem!

HQ: All-Star Superman (2005-08)
      (Grandes Astros: Superman)

Eu optei por repetir no caso do Superman, porque eu não consigo me lembrar de uma HQ dele que me emocionou mais do que esta aqui, então estou recomendando a mesma história do filme acima, no formato original da nona arte.

E é até interessante que você leia a HQ e assista o filme também, porque com o filme, você vai se emocionar com a trilha sonora, a composição de imagens, a fotografia, e tudo mais que foi feito, realmente é uma grande adaptação.

Mas com a HQ, você descobrirá novos horizontes que o filme não explorou. Esta foi uma série que durou por três longos anos em 12 edições, há muita coisa que o filme teve que cortar para manter a ideia principal e ainda assim fazer justiça ao que Grant Morrison escreveu.

Sem falar que esta é uma série que ganhou prêmios. Não que eu esteja recomendando ela por isso, longe de mim, mas é difícil não notar a estatueta do Eisner Awards que a história merecidamente carrega, ostentando toda sua importância e relevância na trajetória do homem de aço.

Portanto, vá por mim, antes de pensar em pegar coisas como Last Son (2006), Kingdom Come (1996) ou Whatever Happened to the Man of Tomorrow (1986), todas histórias excelentes e que eu colocaria minha mão no fogo para defendê-las, dê uma espiadinha em All-Star Superman. Não precisa agradecer.

Mês que vem tem outro. Próxima parada: Batman.

Leia mais:
ESPECIAL: DCEU - Origens Secretas

No comments:

Post a Comment