Saturday, April 30, 2016

CD: Holding All the Roses - Blackberry Smoke

Nota: 10 / 10

Ano passado, eu havia postado uma matéria sobre o Blues Pills e encaminhado ela para o Whiplash. Foi então que eu percebi que alguém referenciou mais algumas bandas independentes novas que surgiram recentemente, e entre elas, eu vi o nome do Blackberry Smoke.

Não conhecia a banda, que já existe desde 2000, e lançou seu álbum de estreia em 2004. Como o nome me pareceu interessante, fui atrás de checar, e me deparei com este disco de 2015, Holding All the Roses. Que disco pra lá de bacana!

O som da banda se trata de um country rock muito bem feito mesmo, sem reservas e com toda a categoria que o gênero merece! Fui no site oficial, onde eu vi os caras, alguns deles barbudões e com seus chapéus de cowboys, e na página da Wikipedia da banda, e fiquei espantadíssimo de ver o quão pouco divulgados eles são. Feliz com o som contagiante do grupo americano de Atlanta, Georgia, mas triste com a péssima divulgação deles por aqui, resolvi vir e recomendar a todos que deem uma conferida nesse ótimo som.

Holding All the Roses já é o quarto disco de estúdio do grupo, lançado em Fevereiro de 2015. E se este disco mais recente já manda uma sonzeira boa dessas, eu já estou ansioso para conferir os anteriores.

Verdade que o country rock não é um dos gêneros que eu mais contemplo, mas quando bem feito, como é o caso de grupos famosos como a banda de Steve Morse, Mark Knopfler ou o seu antigo grupo, o Dire Straits, o Creedence Clearwater Revival, os Doobie Brothers, e diversas outras bandas clássicas, ou mesmo mais recentes, como a ótima Gov't Mule, aí a história é outra, meu amigo! Então, vamos conferir o que o Blackberry Smoke nos traz de bom em seu som.

A arte gráfica do disco já é convidativa por si. Eu achei bastante simpático o pônei da capa, com o chapéu e os adornos. Passa a impressão de uma banda descontraída e que nada mais quer do que fazer o seu som, sem frescuras, e divertir a todos.

Já de cara eu me peguei agitando no carro com sons como a faixa de abertura, "Let Me Help You (Find the Door)", a alucinante bluegrass "Holding All The Roses", bem ao ritmo de arranjo de blues e o som rancheiro do interior americano, e sua bateria acelerada e dançante, com direito até mesmo a violinos com aqueles solinhos de tirar o chapéu e a alternância de cordas acústicas e elétricas. Sensacional!

"Rock and Roll Again" também é ótima pedida, essa é aquelas com arranjo bem country mesmo, bem característico da música de raiz americana. "Woman in the Moon" é uma balada linda, e "Too High" tem relances de algo na veia de Johnny Cash.

Outros dois destaques das minhas favoritas do disco ficam por conta da ótima "Payback's a Bitch" e a balada "No Way Back to Eden" que possui arranjos maravilhosos. Ainda tem mais um rockão de primeira para fechar a bolacha, a ótima "Fire in the Hole".

Eu sei que eu costumo fazer textos mais longos em relação a demais discos, mas como eu recém-conheci o grupo, vou me abster de falar algo mais, pois quero deixar para quando conhecê-los melhor. Claro, pretendo fazer isso em breve, mas no momento, eu digo a você que vá atrás desse disco, que possui músicos de primeiríssima qualidade e que tocam com paixão e entusiasmo pelo som que propagam. Álbum recomendadíssimo para todo e qualquer amante da boa música.

Holding All the Roses (2015)
(Blackberry Smoke)

Tracklist:
01. Let Me Help You (Find the Door)
02. Holding All the Roses
03. Living in the Song
04. Rock and Roll Again
05. Woman in the Moon
06. Too High
07. Wish in One Hand
08. Randolph County Farewell
09. Payback's a Bitch
10. Lay It All on Me
11. No Way Back to Eden
12. Fire in the Hole

Selo: Rounder

Blackberry Smoke é:
Charlie Starr: voz, guitarra
Paul Jackson: guitarra, voz
Richard Turner: baixo, voz
Brandon Still: teclados
Brit Turner: bateria

Discografia:
Holding All the Roses (2015)
- The Whippoorwill (2012)
- Little Piece of Dixie (2009)
- Bad Luck Ain't No Crime (2004)

Site oficial: www.blackberrysmoke.com

No comments:

Post a Comment