Sunday, August 23, 2015

SHOW: Sizão Machado Quarteto (SESC - Ribeirão Preto, SP, 22/08/2015)

Chegando no terceiro e último dia da edição de 2015 do Sesc Jazz & Blues, o evento nos traz para a apresentação das 19:00 hs o contrabaixista Sizão Machado e seu quarteto de metais e ritmo. O músico tem um histórico longo e bem respeitável, tendo já gravado com artistas como Elis Regina, Milton Nascimento, Ivan Lins, Djavan e Paulo César Pinheiro; além disso, pelo seu histórico, o músico chegou até a integrar a banda do lendário jazzista americano Chet Baker em algumas incursões, ou seja, é alguém que realmente impressiona somente pelo currículo.

Aqui para esta apresentação em Ribeirão Preto, o músico traz seu quarteto em seus projetos mais recentes, contando com os músicos Josué dos Santos (sax alto), Joabe Reis (trombone) e Carlos Ezequiel (bateria). O grupo apresentou composições do músico, compositor e multi-instrumentista Moacir Santos, de quem Sizão carrega em alta estima e se inspira, bem como também músicas próprias.

A cada música, o contrabaixista ia narrando um pouco da história das canções e também interagindo com o público presente. Carismático, ele apresenta a banda, conversa com todos da plateia e nomeia cada faixa apresentada. Os músicos tem uma química excepcional e são todos muito bons no que fazem, mostrando uma grande interação entre si e tendo também muitos momentos individuais durante a apresentação para brilharem nos holofotes.

Durante a segunda faixa, "Pro Moa", faixa que foi escrita em homenagem a Moacir, os músicos começam a ter seus momentos individuais, exceto pela bateria. Um outro bom destaque também foi na composição "Coisa Nº 4", em que o grupo nos mostra suas influencias da música africana. Após ela, o grupo ainda volta para um breve bis, uma vez que o grupo de rua Eureka on the Street já estava nos pátios do Sesc a postos para sua apresentação de clássicos do jazz.

A banda também aproveitou a oportunidade para trazer o seu CD, do qual tirou grande parte do seu repertório do show, mas eu tive que guardar o dinheiro para a grande apresentação de blues que teria logo em seguida.

Um show muito bom de jazz modal e contemporâneo com ritmos brasileiros, para quem gosta desta modalidade. Como não nos foi permitido tirar fotos durante a apresentação, eu vou ficar devendo aqui nesta postagem. Mas foi uma boa uma hora e 20 minutos de jazz com músicos competentes e toda a classe e estética do gênero que, apesar de não chamar muito a atenção das pessoas no festival, teve uma boa adesão.

Sizão Machado Quarteto - SESC, Ribeirão Preto, SP, terceiro dia do Sesc Jazz & Blues
22 de Agosto de 2015


Setlist:
1. Coisa Nº 10
2. Pro Moa (com destaques para trombone, sax e contrabaixo)
3. Picpic No Choro
4. Moacirsantosiana Nº 6
5. Inesquecível (destaques para bateria, trombone e sax)
6. Moasizas
7. Coisa nº 4
8. Bis: Amphibious

Site:
www.sizaomachado.com.br

No comments:

Post a Comment