Sunday, August 23, 2015

SHOW: Kenny "Blues Boss" Wayne (SESC - Ribeirão Preto, SP, 22/08/2015)

Para terminar e fechar com chave de ouro mais uma ótima edição do festival Sesc Jazz & Blues, o Sesc Ribeirão Preto nos traz uma atração internacional incendiária. E que noite nós tivemos! Fomos brindados com o ritmo do boogie woogie mais intenso que se pode imaginar! Foi uma excelente apresentação do bluesman tradicional Kenny Wayne, também conhecido como o Blues Boss de Spokane, Washington. Esse é, com certeza, um dos bluesman tradicionais mais eletrizantes que eu já tive o prazer de conhecer.

Trajando roupas chamativas, porém, mantendo a classe e a etiqueta com sua blusa brilhante e sapatos verdes, o bluesman que entrou às 8:50 no galpão de eventos do Sesc, mostrou uma destreza invejável em seus teclados esta noite. O cara é praticante do estilo boogie woogie, aquele estilão tradicional, mas bem técnico do piano, em que sua mente quase se divide em duas, tendo que fazer o baixo em uma das mãos e solar com a outra no piano. E o cara realmente se provou um verdadeiro showman e um músico impecável e sensacional, além de uma pessoa muito carismática e que eu tive a chance de apertar a mão e agradecer pela excelente noite de muito blues e boa música.

Após terminar a apresentação da banda de street-jazz Eureka on the Street, o grupo nos escoltou para a entrada do galpão onde a apresentação do bluesman teria início.

O show começou sem ele, com sua banda de apoio se exibindo para esquentar a todos. Estava lá o guitarrista "armário" Rich Mcdonough, destilando sua guitarra eletro-acústica em ótimas harmonizações e solos bem colocados, a baixista Sharon Bear, com uma técnica sensacional e linhas carregadíssimas de baixo que sustentou a todos do grupo e o baterista peso-pesado Keith Robinson, batendo forte nos bumbos, tambores e pratos de seu kit, rufando o ritmo que fez com que toda a audiência dançasse a noite toda.

O trio abriu tocando um clássico do blues cujo nome eu não me recordo agora, e logo depois cedeu espaço para entrar o bluesman, destilando notas em seu teclado Roland e empolgando a todos. A cada música, o clima esquentava mais e todos recepcionavam o músico com salvas de aplausos. Algumas das músicas mais recorrentes em seus shows, como "Hootenanny Boogie-Woogie", "Ogopogo Boogie", "Wild Turkey", "Boogie Woogie Mama" e a balada "If You Don't Know Me" estiveram presentes.

Uma hora que eu realmente pirei foi quando ele colocou aquele efeito de vocal nos teclados e saiu solando e fazendo malabarismos com as mãos nas teclas do instrumento acompanhado da batida forte do baterista. A gente já estava doido só com a instrumentação impecável e as harmonizações do cara, aí ele resolve deixar a gente mais animado ainda com esse trecho do show que durou por pelo menos bons 5 minutos de puro delírio, para logo depois ele acalmar a todos com uma balada. Eu estava alucinado! Foi perfeito! Só este momento já valeu a noite inteira!

Animado, festeiro e super-carismático, o bluesman levanta do seu teclado e vai lá secar a careca do baterista com a toalha, canta e toca como se estivesse regendo a todos, mantém uma sequência de notas agudas no teclado por algum tempo enquanto descansa a perna em cima do retorno, enfim, assim como nós, o cara estava se divertindo à beça. Eu nem ia sequer comprar mais nada no festival, mas depois dessa apresentação sensacional e com direito a coro da plateia na música final e bis com mais duas músicas, eu não pude resistir e comprei por 30 reais seu mais novo CD, Rollin' with the Blues Boss, que estava à venda no final do show. Mas olha, mereceu e muito meu dinheiro! E assim, se encerra mais uma edição do festival de blues do Sesc.

Até mesmo minha esposa se divertiu, riu com o pianista, curtiu uma noite ótima e saiu com um sorriso, nem sequer ligando de ficar em pé no galpão de eventos do Sesc. Não havia uma pessoa que pedisse para o bluesman sair, até mesmo quando ele puxou o corinho de "goodbye, goodbye" a gente fazia que não com os dedos, só para se ter ideia da força que o músico tem. Em resumo, uma noite sensacional e que eu espero que se repita muito em breve, assim que tivermos a chance de receber novamente o Blues Boss de volta em nossa cidade!



Kenny "Blues Boss" Wayne - Ribeirão Preto, SP, terceiro dia do Sesc Jazz & Blues
22 de Agosto de 2015

Site:

No comments:

Post a Comment