Saturday, March 11, 2006

CD: Greatest Hits III - Queen+

Sete anos se passaram após o lançamento da última coletânea do Queen, Greatest Hits II. Foram também quatro anos após o disco póstumo de Freddie na banda, Made in Heaven. Após vários shows tributo com diversas personalidades conhecidas, dentre elas, Elton John, George Michael, Axl Rose, Seal, Zuchero, Extreme, entre tantas outras, a pergunta que rolava no ar era o que os membros remanescentes iriam fazer em seguida. A resposta veio com o lançamento da coletânea Queen Rocks, junto com uma faixa inédita, "No-One But You", que May e Taylor escreveram e tocaram junto do amigo John Deacon. Uma espécie de homenagem à Freddie Mercury.

Claro, ninguém estava esperando mais um volume da coleção Greatest Hits do Queen. Não que não viesse a calhar, afinal clássicos imortais da banda como "Scandal", "Love of My Life", "Dragon Attack", "I Was Born to Love You", "One Year of Love" ou "Tie Your Mother Down" ainda não tinham sido agraciados em uma compilação, mas o processo de parto de mais esse volume da coleção foi totalmente equivocado. Para se ter uma idéia, nenhuma das músicas acima consta nessa coleção! Até o crédito do disco mudou, passando a ser creditado a "Queen+", uma forma da banda desvincular toda e qualquer participação especial da idéia de susbtituição de Freddie Mercury.

O disco está longe de ser chamado de Greatest Hits. No mínimo, merecia o rótulo de 'Rarities', 'New, Live and Rare' ou algo parecido. Sinceramente, pra quê colocar remixes, versões tributo ou material solo da banda quando tanto material bom ficou de fora? Não há razão de constar em uma compilação, por mais legal que seja, uma versão de "The Show Must Go On" com Elton John. Nada contra o cara, ele está no pódio dos verdadeiros artistas, é um exímio compositor, tem uma voz excelente e é um músico completo. Mas Queen é Queen, poxa! O mesmo se pode dizer da versão de "Somebody to Love" com George Michael", por mais legal que ela seja.

A parte sofrível da compilação é ter que aturar os remixes. Ouça clássicos como "Under Pressure" ou "Another One Bites the Dust" serem estuprados por DJs e rappers irresponsáveis e entenderá o que digo. A porção solo da compilação até que é legal, apesar de estar no disco errado, mas nada relevante. Temos desde músicas solo de Freddie, como "Barcelona", com a cantora soprano Montserrat Caballe, um remix de "Living on My Own" e uma versão de "The Great Pretender", até uma música solo de May, "Driven By You". Mas aí eu pergunto de novo: para que isso tudo se encontra em uma compilação DO QUEEN?

A porção do disco que interessa, ou seja, as músicas de trabalho da banda são quatro do álbum póstumo Made in Heaven de 95, à saber, "Too Much Love Will Kill You", "Heaven for Everyone", "Let Me Live" e "You Don't Fool Me", uma do álbum Hot Space de 82, "Las Palabras de Amor", uma do álbum Innuendo de 91, "These Are the Days of Our Lives" e finalmente uma do álbum A Kind of Magic de 86, "Princes of the Universe", tema central do filme Highlander.

O que resta é a já citada "No-One But You" da coletânea Queen Rocks de 97 e a não lançada "Thank God it's Christmas", tirada da compilação The Complete Works de 85, uma caixa que reunia todos os trabalhos do Queen até o The Works mais um disco extra com raridades. Sinceramente, é muito pouco para essa compilação se auto-intitular Greatest Hits III. A terceira e derradeira parte da coleção de hits de uma banda tão importante merecia destino melhor. Pena que Freddie e seu perfeccionismo não estavam presentes.

Greatest Hits III (1999)
(Queen+)
Nota: 5,5 / 10

Tracklist:
01. The Show Must Go On (Live, Paris, 1997) - Queen + Elton John
02. Under Pressure (Rah Mix) - Queen + David Bowie
03. Barcelona (Single Version) - Freddie Mercury + Montserrat Caballé
04. Too Much Love Will Kill You
05. Somebody to Love (Live, Wembley, 1992) - Queen + George Michael
06. You Don't Fool Me
07. Heaven for Everyone (Single Version)
08. Las Palabras de Amor (The Words of Love)
09. Driven by You - Brian May
10. Living on My Own (Julian Raymond Album Mix) - Freddie Mercury + Julian Raymond
11. Let Me Live
12. The Great Pretender - Freddie Mercury
13. Princes of the Universe
14. Another One Bites the Dust (Wyclef Jean Remix) - Queen + Wyclef Jean, Pras & Free
15. No-One but You (Only the Good Die Young)
16. These Are the Days of Our Lives
17. Thank God It's Christmas

Selo: Parlophone (Europe), Hollywood (North America)

Discografia:
Greatest Hits III (1999)
Made in Heaven (1995)
Greatest Hits II (1991)
Innuendo (1991)
The Miracle (1989)
A Kind of Magic (1986)
The Works (1984)
Hot Space (1982)
Greatest Hits (1981)
Flash Gordon (1980) – soundtrack
The Game (1980)
Jazz (1978)
News of the World (1977)
A Day at the Races (1976)
A Night at the Opera (1975)
Sheer Heart Attack (1974)
Queen II (1974)
Queen (1973)

Site: www.queenonline.com

No comments:

Post a Comment