Sunday, February 15, 2015

NO CINEMA: The Spongebob Movie: Sponge Out of Water (Bob Esponja: Um Herói Fora D'água)

Vive num abacaxiiii e mora no maaaaar!
Tem a cor amareeeela e espiiiirra água!!
Se nenhuma bobagem é o que você queeeeeer!
Diabruras à bordo e problemas com peixeees!!
(Todos juntos!!)
BOB ESPONJA CALÇA QUADRADA!!
BOB ESPONJA CALÇA QUADRADA!!
BOB ESPONJA CALÇA QUADRADA!!
BOB ESPOOONJA CALÇA QUADRAAAADA!!

Quando eu era criança, eu simplesmente amava, adorava desenhos! Ainda tenho a mesma paixão! Tenho caixas e caixas de DVDs de desenhos que via quando era moleque. Cada vez que os vejo eu volto a ser uma criança, cai até uma lágrima do meu olho só de pensar.

Bob Esponja é, sem dúvidas, o tipo de desenho mais atual que evoca tudo que os desenhos que eu assistia tinham de bom, ou seja, o nonsense, o impossível, onde tudo poderia acontecer. Por isso, considero Bob Esponja, o melhor desenho da atualidade, par a par com desenhos clássicos como Pica-Pau, Tom & Jerry, Looney Tunes e outros clássicos da animação. Sendo um fã do seriado do Esponja que assisto hoje pelo Netflix, fiquei muito triste na época, há 10 anos atrás, de ter perdido o primeiro filme do personagem no cinema, o que só dobrou minha empolgação para assistir este aqui.

E olhando agora para a minha miniatura do esponjoso personagem que habita meu cantinho da imaginação na minha estante de livros, junto com diversos outros personagens, de calção de banho e óculos escuros, eu me recordo de como há poucas horas atrás no cinema eu me senti um garoto de novo! Acho até que minha esposa estava rindo mais de mim, me divertindo com o desenho do que com o próprio desenho.


Estiloso, meu Bob Esponja, não acham? Hãhãhãhãhã!!

Quem me conhece, sabe o quanto eu tenho horror de dublagens em filmes, prefiro a morte do que ter que assistir um filme dublado. Mas no caso dos desenhos eu consigo abrir uma exceção, afinal, o público alvo é outro. Mas aqui, no caso do Bob Esponja, vejam só vocês, eu confesso que eu até prefiro a versão dublada em português. Veja só a música original em inglês e compare:


E quando eu começo a fazer a voz do personagem para as crianças então, eu acabo mergulhando naquela vibe. É incrível o poder de carisma de um bom desenho animado!

Hoje vou dormir com boas recordações. Como quando uma criança vai para a cama pensando em seu herói, lembrando na cabeça os melhores momentos do que viu. Como quando o Bob vai começar um discurso e começa a tocar o tema "Ecstasy of Gold" do filme The Good, The Bad and the Ugly (Três Homens em Conflito). Ou quando Bob e o Plancton encontram o golfinho do futuro em sua máquina do tempo. Ou quando Patrick Estrela usa seus poderes de telepatia para atirar sorvetes! Ou então o Plancton aprendendo o que é "trabalho em ecuípe"! Ou quando o Plancton entra no cérebro do Bob Esponja e vê duas bolachas falantes homenageando The Shining (O Iluminado) do Kubrick, na cena das duas menininhas do corredor. Ou então o Lula Molusco e a Sandy Esquilo fazendo a pose do Cavaleiro Solitário e o cavalo Silver. E o Antonio Banderas de pirata então! Gente, que noite divertidíssima no cinema!

O desenho também não ignora as referências mais atuais, como os filmes de heróis de quadrinhos e a cena em que o golfinho do futuro e os pombos fazem uma batalha de rap para decidir se cantam o tema de Bob Esponja ou não. Hilário!

Mas pensando bem, tem como errar com Bob Esponja? Eu acredito que não, só se você for muito incompetente! Pense bem... uma esponja amarela que trabalha em uma hamburgueria no fundo do mar, tem um caracol chamado Gary e está feliz o tempo todo... se você errar com uma coisa tão simples, merece um safanão no meio da cara! Ou então uma saraivada de bolhas de sabão nos olhos!

E como se o desenho já não fosse divertido por si só, ainda temos a homenagem aos filmes de super-heróis que eu disse acima, tão em voga hoje em dia. Cada personagem então ganha uma habilidade condizente com sua personalidade. E novamente a magia de um desenho entra aqui também ao fazer o esponjinha simplesmente pegar uma caneta e escrever algo em uma folha de livro para que todos ganhem poderes.

Com toda esta diversão, eu simplesmente não poderia perder este filme nos cinemas nem em um sonho do Bob Esponja! Acho que minha paixonite acabou falando mais alto, mas eu não me importo. A criança dentro de mim esta noite está a solta, e é bom isso. Todo mundo deveria experimentar voltar a ser criança por um dia. Você que geralmente me vê aqui fazendo comentários sobre filmes sérios, cara, solta sua imaginação! Tudo na vida tem um limite! Não é só de filmes sérios que se vive, é preciso também dar valor às coisas mais simples. Essa é minha opinião.

Só fiquei triste em não ver o Slash no filme, uma vez que "Welcome to the Jungle" toca no trailer e o guitarrista apareceu em alguns vídeos promocionais da animação. No filme, nem sinal dele ou da música. Bom, pelo menos desta versão dublada em português BR, vamos ver quando sair o DVD.

E agora, se me dão licença, eu vou dormir e sonhar com Bob, Patrick, Seu Siriguejo, Lula Molusco e o Plancton em um caracol robô sendo perseguido por um caracol. Esqueça esse inútil do carnaval, que hoje em dia não acrescenta mais coisa alguma, e vá ao cinema assistir Bob Esponja; leve seus filhos, netos, primos, sobrinhos, ria, divirta-se, permita-se voltar a ser moleque por alguns instantes! Faz bem à saúde e te deixa com um humor digno de vomitar arco-íris.

The Spongebob Movie: Sponge Out of Water (2015)
Título em português BR: Bob Esponja: Um Herói Fora D'água
Nota: 8,5 / 10

Direção: Paul Tibbitt
Produção: Stephen Hillenburg, Mary Parent, Paul Tibbitt
Roteiro: Glenn Berger, Jonathan Aibel, Stephen Hillenburg, Paul Tibbitt (baseado na série animada criada por Stephen Hillenburg)
Trilha sonora: John Debney

Estrelando (elenco da versão original): Antonio Banderas, Eric Bauza, Tim Conway, Rob Paulsen, Tom Kenny, Bill Fagerbakke, Rodger Bumpass, Mr. Lawrence, Jill Talley, Clancy Brown, Carolyn Lawrence, Mary Jo Catlett, Thomas F. Wilson, Stephen Hillenburg

Dubladores do Bob Esponja brasileiro: Wendel Bezerra, Victor Meyniel

Outros filmes desta cinessérie:
The Spongebob Movie: Sponge Out of Water (Bob Esponja: Um Herói Fora D'água) (2015)
- The SpongeBob SquarePants Movie (Bob Esponja: O Filme) (2004)

Trailers:

Áudio original:



Dublado em português BR:


No comments:

Post a Comment