Saturday, March 12, 2005

EP: Spot the Pigeon - Genesis

Você já deve ter escutado inúmeras vezes que o disco Wind & Wuthering foi o último registro de estúdio com o mago das guitarras Steve Hackett, não? Bem, acontece que as coisas não são bem assim. O referido disco é sim, o último álbum com o guitarrista, assim como Seconds Out também foi o último registro ao vivo dele com a banda. 

Poucos, no entanto conhecem a existência de um mini-álbum chamado Spot The Pigeon. Pois é, e foi exatamente nesse mini disco que começou a virada que faria o Genesis tomar um novo rumo musical.

Spot The Pigeon é um EP contendo três músicas da banda, gravadas nas sessões do Wind & Wuthering, que acabaram não entrando no disco. Aqui, vemos, pela primeira vez o potencial da voz de Phil Collins para emplacar hits pop, como as divertidas "Match Of The Day" e "Pigeons", coisa que ele viria a fazer amplamente, anos depois com o Genesis e em carreira solo.

Mas claro, nem todas são músicas pop. "Inside And Out" é uma progressivona bem ao estilo das composições que a banda vinha fazendo desde o álbum A Trick Of The Tail, de encher os olhos de lágrimas. Essas composições também viriam a sair na famosa compilação Archive Vol. 2, com exceção de "Match Of The Day".

Até ser lançado em CD, esse mini disco só existia naqueles vinis pequenos, os compactos da época, colaborando ainda mais para sua obscuridade. No geral, um ótimo aditivo para colecionadores e fans.

Spot the Pigeon (1977)
(Genesis)
Nota: 7,5 / 10


Tracklist:
01. Match of the Day
02. Pigeons
03. Inside and Out

Selo: Charisma/Virgin (UK), Atlantic (CAN)

Genesis é:
Phil Collins: voz, bateria, percussão
Steve Hackett: guitarra
Mike Rutherford: baixo, guitarra
Tony Banks: teclados

Discografia:
Invisible Touch (1986)
- Genesis (1983)
- Abacab (1981)
Duke (1980)
- Spot the Pigeon (1977) - EP
- Wind & Wuthering (1976)
- Selling England by the Pound (1973)
- Foxtrot (1972)
- Nursery Cryme (1971)
- Trespass (1970)

Site oficial: www.genesis-music.com

No comments:

Post a Comment