Wednesday, March 23, 2005

CD: Signs of Life - Poets of the Fall

Que bom poder dizer que essa é uma banda novinha em folha, e estreando seu debut agora em Janeiro! Os caras surgiram lá pra meados de 2002, e desde essa época já vinham tocando lá pelos arredores de Helsinki, na longínqua Finlândia, terra do Stratovarius. Mas isso é outra história, porque o estilo dos caras não tem absolutamente nada a ver com o som de Tolkki e companhia.

A formação do grupo é basicamente um trio, composto de Mark (vocal), Ollie (guitarra) e Captain (teclados e efeitos), vindos de mundos totalmente distintos. Mark vem do rock mesmo, Ollie vem do jazz, enquanto Captain vem do trance e industrial, aquele mundo eletrônico, manja?

Mas calma! O som deles não segue absolutamente nenhuma tendência de mercado e tem um único e singular propósito: trazer às pessoas músicas de rock com letras poéticas, instrumental impecável e muito sentimento. O estilo varia desde o rock alternativo praticado por bandas como Pearl Jam, U2, Moody Blues até o hard rock de bandas como Led Zeppelin, e o pop do Live, tudo bem temperado com um som original e muito agradável.

O disco não possui destaques, todas as músicas são excelentes, desde pedradas como "Lift" e "Don't Mess With Me", outras com mais suingue e groove, como as ótimas "Overboard", "3 AM", "Seek You Out" e "Shallow", seguindo bem aquela linha de banda de garagem, tudo com uma produção impecável e letras belíssimas.

Claro, há também as baladas sentimentais, com um clima denso e profundo e com uma belíssima poética, como "Late Goodbye", música que já vinha sendo divulgada em single e que é tema oficial do jogo Max Payne 2. Ela foi composta especialmente para o game, a pedido da produtora Remedy. Outras baladas que valem menção são "Stay", "Everything Fades", que poderia muito bem estar tocando numa rádio e ocupando o espaço de um monte de porcarias que tocam no horário nobre, e as maravilhosas "Someone Special", "Illusion & Dream" e "Sleep".

Por enquanto o disco só se encontra à venda na Finlândia, mas a banda está à procura de uma boa alma que se interesse por seu trabalho.

Enfim, um discão de primeiríssima qualidade que vale muito a pena conferir. Que bom saber que se trata de banda nova. E que tem tudo para ser uma das maiores revelações de 2005.

Signs of Life (2005)
(Poets of the Fall)
Nota: 9 / 10

Tracklist:
01. Lift
02. Overboard
03. Late Goodbye
04. Don't Mess With Me
05. 3 AM
06. Stay
07. Seek You Out
08. Shallow
09. Everything Fades
10. Someone Special
11. Illusion & Dream
12. Sleep

Selo finlandês: Insomniac, Playground

Poets of the Fall é:
Marko Saaresto: voz
Olli Tukiainen: guitarra, violão
Markus "Captain" Kaarlonen: teclados e efeitos

Músicos de apoio:
Jaska Mäkinen: guitarra
Jani Snellman: baixo
Tapio: bateria

Discografia:
- Alexander Theatre Sessions (2020) - Web Série (*)
- Ultraviolet (2018)
Clearview (2016)
Jealous Gods (2014)
Live in Moscow 2013 (2013) - DVD
Temple of Thought (2012)
Alchemy Vol. 1 (2011) - compilação
Twilight Theater (2010)
- Best of Poets of the Fall (2009) - compilação (*)
Revolution Roulette (2008)
The Ultimate Fling (2008) - SINGLE
Carnival of Rust (2006)
Signs of Life (2005)

(*) - via Opinião Sonante

Site oficial: www.poetsofthefall.com

No comments:

Post a Comment