Tuesday, February 27, 2007

CD: Somewhere Else - Marillion

E aqui está mais um disco tradicional do Marillion para sua coleção. Aqui o Marillion retoma a proposta musical de discos como Afraid of Sunlight, Radiation e Marillion.com. Marbles deve realmente ter esgotado os rapazes, pois Somewhere Else é um retorno ao básico de seu som. Bem básico mesmo. Neste álbum, a banda deixa claro que Marbles foi o fechamento de um ciclo.

O Marillion aqui retorna para as músicas curtas e aquela sonoridade prog pop estilo Radiohead que estamos acostumados desde o Holidays in Eden. "The Other Half", que abre o disco, é um ótimo exemplo disso. É uma música up tempo arrastada, com aquela sonoridade dissonante que conhecemos e os vocais chorosos e melancólicos de Steve Hogarth. "See it Like a Baby" é o single do álbum, tem um clima misterioso e uma batida compassada, o tipo de som que a banda vem praticando desde Brave.

"Thankyou Whoever You Are" é uma balada bem calminha, com um refrãozinho mais choroso e melódico, daquelas pra se ouvir em fim de noite. "Most Toys" é um rock up tempo mais curto e direto, remetendo novamente a trabalhos como Radiation ou Marillion.com, mas apenas funciona como ponte para a faixa título do disco, de quase 8 minutos. Esta por sua vez, soa como uma continuação de "Ocean Cloud", do Marbles, algumas passagens a lá Beatles, a guitarra sempre viajante de Rottery, algumas passagens mais modernosas lá pelos 4:40 e fica por isso mesmo; simples, bonita e eficiente.

Em "A Voice from the Past", novamente o Marillion retorna à seu estilo mais intimista, onde a música, uma balada bem tranqüila, quase que um sedativo, é praticamente um background para acompanhar o canto melancólico de Hogarth. "No Such Thing" segue praticamente o mesmo caminho, com a diferença que a voz de Hogarth e a música não se sobrepõem um ao outro.

"The Wound", com seus quase 7 minutos e meio pode ser considerado como o único momento mais dinâmico e roqueiro do disco, mas também segue a fórmula padrão do resto das músicas. Neste disco, o Marillion apostou bastante em sons de background para criar climas. Lá pelos 3:50 de faixa ouvimos alguns sons mais modernos de percussão e só.

"The Last Century of Man" novamente é uma balada bem sossegada e viajante, praticamente sedativa, com Hogarth cantando de forma bem melancólica e Rottery criando linhas  melódicas e efeitos em sua guitarra. E como já era de se esperar, o disco fecha com "Faith", uma balada acústica bem calma, que já tinha sido tocada pela banda no ao vivo Mirrors.

Totalmente despretensioso, o Marillion nesse novo disco, aposta bastante em melodias calmas, reflexivas, climáticas, deixando um pouco de lado o seu rock progressivo e suas músicas mais agitadas. Não é um disco que se pode indicar a um novo fãn, mas sim, feito especialmente para um. Bom para se ouvir num dia chuvoso ou para quando se precisa de música de background para pensar.

Somewhere Else (2012)
(Marillion)
Nota: 7,5 / 10

Tracklist:
01. The Other Half
02. See It Like a Baby
03. Thankyou Whoever You Are
04. Most Toys
05. Somewhere Else
06. A Voice from the Past
07. No Such Thing
08. The Wound
09. The Last Century for Man
10. Faith

Selo: Intact

Marillion é:
Steve Hogart - voz, percussão e piano ocasional
Steve Rothery - guitarra
Pete Trewavas - baixo, violão em "Faith" e guitarra ocasional
Mark Kelly - teclados
Ian Mosley - bateria

Discografia:
- Less Is More (2009)
- Happiness Is the Road (2008)
Somewhere Else (2007)
Popular Music (2005)
Marbles on the Road (2004) - DVD
Marbles (2004)
Brave Live 2002 (2002)
Anorak in the UK (2002)
- Anoraknophobia (2001)
- marillion.com (1999)
- Radiation (1998)
- This Strange Engine (1997)
Made Again (1996)
- Afraid of Sunlight (1995)
Brave (1994)
- Holidays in Eden (1991)
- Seasons End (1989)
- Clutching at Straws (1987)
- Fugazi (1984)
- Script for a Jester's Tear (1983)

No comments:

Post a Comment