Monday, November 10, 2014

NO CINEMA: Interstellar (Interestelar)

Este texto é uma adaptação para o português de minha resenha, originalmente postada no site IMDB. Trata-se do mais recente filme do grande cineasta Christopher Nolan, um dos meus diretores modernos favoritos. Interstellar é uma ficção-científica das mais interessantes e uma das produções mais bacanas que os irmãos Nolan já fizeram.

"Eu acabei de testemunhar esta experiência fantástica! Ainda estou impressionado, foi meu segundo filme em IMAX, este ano eu ainda pude ter o prazer de assistir How to Train Your Dragon 2 com a tecnologia. Tinha que assistir à nova odisseia de Mr. Nolan com os padrões de qualidade mais altos possíveis. E valeu cada centavo!"

Um adendo: não é o melhor filme do Nolan, isso não é. Mas nem assim deixa de ser uma experiência visual fantástica e interessante em seus conceitos.

"Existe uma mensagem por trás de Interstellar: todos os dias nós lidamos com pequenos incômodos que não deveriam nos incomodar tanto assim; deveríamos aprender mais a sermos criaturas da quinta dimensão. Acabei de voltar do cinema e me pus a pensar nessas coisas. Como de costume, os filmes de sci-fi, e especialmente agora este, de Nolan, tem um grande impacto na forma como vejo a vida. Claro, sem querer desmerecer filmes clássicos, já assisti milhares deles em minha vida, mas volto a afirmar aqui: já passou da hora da academia dar a Nolan um Oscar! 

Eu vou ainda mais longe e vou dizer que Interstellar é possivelmente seu melhor filme desde Inception e o filme vai ainda mais longe do que Inception no que concerne a abordagem teórica e técnica dos assuntos científicos abordados, comparando-se com Gravity, este aqui tem muito mais a ver com a realidade das viagens espaciais do que o filme de Cuarón que é um drama espacial. Gosto de ambos, fui assistir Gravity ano passado e voltei do filme impressionado, mas puxa, esta história dos irmãos Nolan conseguiu meu respeito da mesma forma.

Fui assistir este filme duas vezes no IMAX e quanto mais eu assisto, mais eu gosto dele, especialmente em relação à ideia do hipercubo da quinta dimensão que é uma ideia fantástica, lidando com viagem no tempo de uma forma muito inteligente. "Do not go gentle into that good night" (Não adentre gentilmente a boa noite), eu simplesmente não consigo tirar este poema de Dylan Thomas de minha cabeça. Um filme muito bem pensado e realizado. Espero que ganhe pelo menos um ou dois Oscars no ano que vem. Eu recomendo altamente este novo filme dos Nolan. Fantástico em todos os sentidos."

Interstellar (2014)
Título em português BR: Interestelar
Nota: 9,5 / 10

Direção: Christopher Nolan
Produção: Jordan Goldberg, Jake Myers, Christopher Nolan, Lynda Obst, Emma Thomas, Kip Thorne, Thomas Tull
Roteiro: Jonathan Nolan, Christopher Nolan
Trilha sonora: Hans Zimmer

Estrelando: Matthew McConaughey, Mackenzie Foy, Bill Irwin, Anne Hathaway, Michael Caine, Josh Stewart, Casey Affleck, Jessica Chastain, Matt Damon, Ellen Burstyn, John Lithgow, Timothée Chalamet

Trailer:

2 comments:

  1. Sensacional análise Ricardo, tanto quanto o filme, que foi espetacular em sua composição e concepção. É um filme que te faz perder-se no tempo assim como na historia, 2 horas e 40 minutos que se passaram diante dos olhos e te deixam confuso, se vc está a frente de seu tempo ou se relativamente o tempo parou para você. É um filme que te deixa anestesiado de tantas facetas e surpresas que ele dá e nos deixa com o excelente final. Nota 10 pra resenha Nota 10 para o filme Nota 10 para a trilha sonora. Valeu a pena esperar pelo Bluray

    ReplyDelete
  2. Eu amo Matthew McConaughey. Tem muito estilo e personalidade. O último que eu vi foi Ouro E Cobiça, na minha opinião, foi um dos melhores filmes de drama que foi lançado. O ritmo é bom e consegue nos prender desde o princípio, cuida todos os detalhes e como resultado é uma grande produção, um filme que se converteu em um dos meus preferidos. Sem dúvida o veria novamente! É uma boa opção para uma tarde de filmes.

    ReplyDelete