Tuesday, March 20, 2007

CD: Satriani Live! - Joe Satriani

Joe Satriani é mesmo uma figura tarimbada no rock instrumental. Autor das músicas instrumentais mais legais dos últimos tempos, o careca sabe o que deve ser feito com uma guitarra em uma mão habilidosa. Muitos se preocupam em tocar rapidinho, mas Joe tem coisas que muita gente esquece ao compor: criatividade e paixão. Joe sabe como prender sua atenção. Não é "aquele babaca que faz música de exercício pra guitarrista". O cara tem musicalidade saindo pelos poros, e sabe como empunhar o instrumento para tirar bons riffs e solos marcantes em uma música, praticamente fazendo você cantar o solo junto. Joe é um artista facilmente colecionável, e sua presença é cool sem soar forçado ou cair no ridículo.

Infelizmente todas essas qualidades não fazem desse um novo lançamento ao vivo dos mais marcantes. Não me leve a mal, suas performances neste disco ao vivo de turnê de seu novo álbum Super Colossal estão literalmente colossais, e todas as músicas novas são executadas com louvor. Porém, as boas surpresas do disco ficam somente no campo do material inédito, que corresponde à quase uma hora de duração do show. Explico depois.

Assim, tenho o prazer de destacar as performances arrebatadoras de novidades como a empolgante "Redshift Riders", a marcha "Super Colossal" de Mr. Satch e sua dançante "Just Like Lightning", bem como novidades bacanas como "One Robot's Dream" e a inspiradíssima "Made of Tears", e a vibrante e contagiante "Crowd Chant", com uma platéia bem empolgada. Já era hora de Satch compor um hit para cantarmos junto com ele!

O erro de Mr. Satch neste lançamento porém está justamente no set de músicas de seus discos posteriores. Coisas pra lá de interessantes como o seu material mais recente de álbums como Strange Beautiful Music ou Is There Love in Space? ficaram lamentavelmente de fora. Aqui Joe prefere se prender ao seu material mais antigo de álbums como Surfing with the Alien, The Extremist e Flying in a Blue Dream. Nada errado com isso, mas uma variada no seu set viria e muito a calhar, pois já vimos Joe executar essas músicas antigas uma centena de vezes.

Claro que você, um fã de carteirinha de nosso ilustre e simpático careca, assim como eu, vai querer comprar mais esse lançamento, tanto em CD quanto em DVD, pois Joe está sempre em forma e despejando música boa para nós. Mas que poderia ter sido um pouco mais variado o set deste show, isso poderia.

Satriani Live! (2006)
(Joe Satriani)
Nota: 7 / 10

Tracklist:
Disco 1
01. Flying In A Blue Dream
02. The Extremist
03. Redshift Riders
04. Cool #9
05. A Cool New Way
06. Satch Boogie
07. Super Colossal
08. Just Like Lightnin'
09. Ice 9
10. One Robot's Dream

Disco 2
01. Ten Words
02. The Mystical Potato Head Groove Thing
03. The Meaning of Love
04. Made of Tears
05. Circles
06. Always With Me, Always With You
07. Surfing With The Alien
08. Crowd Chant
09. Summer Song

Selo: Red Ink

Discografia:
- Black Swans and Wormhole Wizards (2010)
- Professor Satchafunkilus and the Musterion of Rock (2008)
- Satriani Live! (2006)
Super Colossal (2006)
- Is There Love in Space? (2004)
- Strange Beautiful Music (2002)
- Additional Creations (2000) - EP
- Crystal Planet (1998)
- Joe Satriani (1995)
- Time Machine (1993)
- The Extremist (1992)
- Flying in a Blue Dream (1989)
- Dreaming #11 (1988) - EP
- Surfing with the Alien (1987)
- Not of This Earth (1986)
- Joe Satriani (1984) - EP

Site oficial: www.satriani.com

No comments:

Post a Comment