Monday, July 10, 2017

MATÉRIA: DCEU - Origens Secretas: Flash (Barry Allen)


Reiniciando. Hora de darmos uma olhada no Flash, um personagem que já teve várias identidades. Em Justice League, e também nos outros filmes que ele vai aparecer, este é o segundo Flash, Barry Allen, criado após o advento do primeiro Flash, Jay Garrick, que foi criado por Gardner Fox em 1940. É por isso que detalhei a identidade dele no título da matéria. Após a morte de Barry Allen nas HQs, existiram outros que vestiram a roupa do velocista, como Wally West e Bart Allen, mas Barry sempre foi o mais famoso e popular de todos. Barry viria a ressurgir após algumas sagas e voltar ao seu papel de velocista. Como o personagem nos filmes do DCEU é Barry, vou falar somente dele.

Ator: Ezra Miller
Alguns dados sobre o personagem antes:

Criadores: Robert Kanigher, Carmine Infantino

Ano de criação: 1956

Primeira aparição: Showcase #4.

I- DESCRIÇÃO E ORIGEM:

Barry Allen é um investigador forense da polícia na cidade de Central City, e não tem fama de ser muito rápido com as coisas. Sua mãe foi assassinada quando ele ainda era criança, fato que o fez querer virar um agente da polícia e investigar evidências de crimes, o que só foi facilitado mais ainda devido ao seu grande interesse em química. Só que, em uma tempestuosa noite, enquanto estava no seu laboratório e a chuva caia e relampejava, o garoto foi atingido por um raio através de um condutor de eletricidade, enquanto mexia com substâncias químicas.

II- PODERES:

Logo após ser atingido, ele começou a notar que podia perceber o mundo de forma mais rápida. O raio tinha lhe dado velocidade sobre-humana, e a capacidade da intangibilidade. Ele podia atravessar a barreira do som a pé, chegando até a andar sobre as águas ou a viajar no tempo, e também atravessar paredes enquanto vibrava suas moléculas corpóreas. Dessa forma, ele desenvolveu um traje vermelho que fosse resistente ao atrito (que nas HQs ele guarda dentro de um anel, só Deus sabe como) e assim ele decide usar de seus novos poderes e super-velocidade para ajudar as pessoas, tornando-se assim, o Flash.

III- INIMIGOS E ALIADOS:

Outros também quiseram obter os poderes de Barry. Por exemplo, o professor Zoom, Eobard Thawne, também conhecido como o Flash Reverso; ele encontrou a roupa de Barry numa cápsula no século XXV, e foi capaz de absorver os poderes de Barry e reverter as cores da roupa; também há o Flash Negro, que é um aspecto sombrio do poder da velocidade, e que acaba se materializado em um novo inimigo. Um vilão do Flash que já chegou a aparecer no filme Suicide Squad é o australiano Capitão Bumerangue e outros dos inimigos mais recorrentes do Flash são o Mestre dos Espelhos, o Trapaceiro e o Capitão Frio (não confundir com Victor Fries, o Senhor Frio do Batman).

Mas ele não tem somente vilões. Iris West é sua namoradinha nas HQs, que eventualmente acaba virando a esposa de Barry. Também se destaca Ira West, pai adotivo de Iris, e pessoa também próxima a Barry; além, é claro, de seus companheiros da Liga da Justiça e de seu sidekick, Wally West, que primeiramente se torna o Kid Flash e depois assume o lugar de Barry como o velocista escarlate.

IV- FILMES E SÉRIES:

Filme animado:

- Justice League: The Flashpoint Paradox (2013).

Séries em live action com John Wesley Shipp (1990) e Grant Gustin (2014):

- The Flash (1990-91);
- The Flash (2014-hoje).

Série animada:

- The Superman/Aquaman Hour of Adventure (1967-68). (três episódios solo)

Suicide Squad (2016);
- Justice League (2017).

VI- OBRAS RECOMENDADAS:

FILME: Justice League: The Flashpoint Paradox (2013)
             (Liga da Justiça: Ponto de Ignição)


Como nunca houve filme solo de Flash, resolvi pegar este que é centrado nele. E é um ótimo filme, ainda que o título esteja sob o nome da Liga da Justiça. Após a DC Animation ter decidido abraçar a ideia de fazer adaptações baseadas nos Novos 52, cada filme da Liga da Justiça ficou sendo desculpa para apresentar um personagem da equipe, e este foi o primeiro desta nova proposta.

A trama, centrada em Barry Allen, mostra o que acontece quando o Flash resolve voltar no tempo para salvar sua mãe de ser assassinada, e aí ele vê que tudo foi mudado a sua volta; Batman é Thomas Wayne e quem morreu foi o Bruce, Kal-El existe mas nunca virou o Superman, Aquaman e Diana são rivais do mal em uma luta para dominar o planeta, e Barry não é mais o Flash. Barry então tem que fazer com que tudo volte ao normal.

É um filme emocionante, que mostra muito do velocista escarlate, então quem quiser conhecê-lo melhor, aqui está uma de suas melhores aventuras.

SÉRIE: The Flash (2014-hoje)
            (Flash)


Eu fiquei bastante relutante em colocar esta série com Grant Gustin aqui; primeiro porque apesar de ser divertida, ela não é perfeita - longe disso, tem vários problemas; segundo, porque há personagens que foram criados só para a série.

Mas enfim, eu vou colocar, porque além de não termos qualquer outra produção de respeito do Flash, esta série apresenta muitos personagens que nunca foram apresentados ao grande público da forma adequada, até mesmo no antigo seriado com John Wesley Shipp.

Também resolvi colocar porque ela apresenta uma parte considerável da galeria de vilões do Flash de forma até satisfatória, bem como as habilidades do velocista, além dela servir como um bom comparativo com a versão Ranger Vermelho do Ezra Miller. Há episódios muito legais, e há outros que são terríveis, mas vale a assistida para conhecer melhor o velocista em sua encarnação mais popular.


HQ: Flashpoint (2011)
      (Ponto de Ignição)

Terminei de ler esta saga do universo DC e pensei comigo mesmo "cara, essa, possivelmente, é a melhor história com Barry Allen que já escreveram!" Eu simplesmente adorei cada momento, e quem a leu, podem acreditar que também a colocam entre as 5 melhores envolvendo o velocista.

Ela foi otimamente adaptada no filme animado mencionado acima, mas, como já era de se esperar, há vários elementos dela que não aparecem no filme. Fora que se você visitar as HQs periféricas que saíram dela, vai saber em detalhes como que o universo se reorganizou, verá os outros Flashes, como Jay Garrick, por exemplo, o Doutor Destino, verá o início da rixa entre as amazonas e os habitantes de Atlântida, e ainda por cima, verá os universos da Vertigo e da Wildstorm se mergirem com o universo da DC.

Tudo isso porque o sem-noção do Barry resolveu bagunçar a linha do tempo! Brincadeiras a parte, é uma história sensacional que você tem que conhecer na fonte, as HQs.

Fique atento para a edição do mês que vem! Próxima parada: Aquaman.

Leia mais:
Edição anterior: Mulher-Maravilha
ESPECIAL: DCEU - Origens Secretas

No comments:

Post a Comment