Thursday, July 13, 2017

CD: Pure Inc. - Pure Inc.

Nota: 10 / 10

Há 14 anos atrás, havia uma banda suíça que acompanhei de 2003 a 2007. Segundo informação da Wikipedia alemã, diz lá que ela existia desde 1994, mas não tinha discos lançados. As razões do porquê a banda acabou, encerrou as atividades, eu sinceramente desconheço, mas eu sei que, a primeira vez que eu a escutei, olha, a sensação foi semelhante a andar na melhor montanha russa do mundo. Fiquei extasiado. Descobri ela pelo Whiplash.net, e passei a acompanhá-la. Hoje, me peguei nostálgico, e resolvi trazer a vocês este discaço de Hard Rock.

O que me deixou mais perplexo, é que mesmo o pessoal mais ligado no universo do Rock como eu, não se recorda desta banda. No Youtube, por exemplo, há muito pouco sobre ela. Isso me motivou a trazer ela ao conhecimento de todos, quem sabe, um dia, os caras resolvam retornar!

O disco de estreia dos suíços é uma porrada atrás da outra, Hard Rock do mais alto calibre, melodias fortes, pesadas, guitarras carregadíssimas, rufantes, um vocalista foda, que soa um meio termo entre Sammy Hagar e Chris Cornell, e uma bateria com igual energia.

Ainda não sabe se está com vontade? Então vem aqui ver comigo a forma que a banda se apresenta, colega, extraído do próprio Facebook deles: "use 10 gramas de Led Zeppelin, 20 gramas de Alice in Chains, 30 gramas de Black Label Society e 40 gramas de Soundgarden, bem batido e misturado, e eis a explosão PURE INC." Olha, não sei quanto a você, mas esse é um shake que eu tomaria com gosto e ainda lamberia os beiços por mais!

Sabe quando a gente diz que uma banda inicia um disco chutando a porta? Pois é, eleva isso ao cubo, amigo, e com uma marreta gigante! Ouça "Fear My Eyes", a faixa de abertura e me diga se você não tem vontade de bater cabeça e sair dirigindo em alta velocidade por aí! O vocal tem um alcance bem generoso, Gianni Pontillo não poupa esforços e grita do alto de seus pulmões. "Genious" vem logo em seguida com a mesma energia.

Oi? Os destaques, você pergunta? Cara, o disco inteiro é o destaque, da primeira à última nota! Estou apenas lhe dando razões para você ir atrás.

Você tem outras faixas igualmente pesadas e fantásticas, dignas das bandas clássicas de Rock, como a melódica "Next to You" e a fantástica "T.O.T.", cujos riffs e arranjos me dão aquele arrepio bacana de satisfação quando ouço algo realmente empolgante. A faixa "Believin'" ainda me faz acreditar que a banda misturou mais alguma coisa no shake deles, algo como... Scorpions, por exemplo! Apenas escute. E a pedrada que fecha o disco, "Falling Season", nos delicia em seus aproximados sete minutos de duração, com música pesada, enérgica, e de proporções épicas.

Os dois únicos momentos em que a banda descansa com coisas mais leves, são na introspectiva "Piece of My Mind" e a bonita balada "Promise", única e exclusivamente! O resto do disco é uma avalanche de ótimos riffs, melodias marcantes e muito peso e força musical. Com muita categoria, o Pure Inc. havia, em 2004, iniciado uma promissora carreira.

Eu ouvia falar bem pouco deles, pelo que me lembro. Mesmo no Whiplash.net, eu via pouca coisa sobre eles, incluindo aí a resenha deste disco, que me fez descobri-los. Depois disso, eu os acompanhei até o segundo álbum, e pronto, não ouvi mais falar deles por uns anos, até que em 2012, eu consegui ouvir os outros dois discos, que também são bons, mas não tem aquele fulgor sonoro dos dois primeiros.

Talvez uma hora eu fale um pouco sobre o ótimo segundo disco deles, mas no momento, eu vou te recomendar o seguinte, cara: curte Hard Rock sério, de alto padrão? Curte música pesada de qualidade? Então, cara, vai atrás deste discaço agora! No Spotify tem. Aproveita este momento para descobrir, mesmo que tardiamente, uma excelente banda de Rock, que acabou se perdendo um pouco pelo tempo e se separou, mas nunca foi esquecida por este amante do gênero que vos fala.

Pure Inc. (2004)
(Pure Inc.)

Tracklist:
01. Fear My Eyes
02. Genius
03. Piece Of Mind
04. On The Verge
05. Next To You
06. Promise
07. T.O.T. (Turn of the Tide)
08. Black Tea
09. Believin'
10. Falling Season

Selo: AFM Records

Pure Inc. é:
Gianni Pontillo: voz
Sandro Pellegrini: guitarra
Andreas Gentner: baixo
Dave Preissel: bateria

Discografia:
- IV (2010)
- Parasites and Worms (2008)
- A New Day's Dawn (2006)
- Pure Inc. (2004)

Facebook: Pure Inc. Official

No comments:

Post a Comment