Friday, May 26, 2017

NO CINEMA: Pirates of the Caribbean: Salazar's Revenge (Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar)

Nota: 8 / 10

Ahoooooy, marujos de água doce! Após muito tempo, temos desembarcando o quinto filme da série Pirates of the Caribbean! Eu sou absolutamente aficionado por essa série do pirata Jack Sparrow! Estava aguardando com muita ansiedade para novamente navegar em águas perigosas na companhia dos piratas e assombrações.

Eu queria ter feito um especial sobre a série cinematográfica, mas o tempo não me deixou. Uma hora eu tento fazer. Jamais perderia a oportunidade de falar sobre uma de minhas séries favoritas de filmes. Claro, que não são nenhumas obras-primas, inclusive tem filmes da série que são bem abaixo da média. Mas o conceito em si me apaixona, a aventura de Sessão da Tarde, então eu me animo todas as vezes que sai um novo filme da série, sempre maluco para ouvir aquele tema maravilhoso de pirata tocando!

Okay, seus marujos asquerosos, pulguentos e repugnantes, aqui vai um breve resumo das minhas impressões dos filmes anteriores. Primeiro, The Curse of the Black Pearl: fantástico, uma verdadeira obra bucaneira de grandes proporções, divertida e muito legal; segundo, Dead Man's Chest: ótimo também, divertido, outra bela aventura bucaneira; terceiro, At World's End: eu gosto... sei que tem muitas falhas, e peca pelo excesso de personagens e situações, além da extravagância exagerada de efeitos especiais, tudo isso prejudica o foco e o andamento, mas... mesmo assim, eu gosto, tem situações muito divertidas nele; quarto, com novo diretor, On Stranger Tides: também divertido, e tenta voltar ao básico, reduzindo drasticamente o tamanho da trama e dos personagens, mas não vai muito longe, apesar disso, eu acho bacana, principalmente pelo Barba Negra.

E agora... Salazar's Revenge, após ficarmos seis anos sem um novo filme! Caramba, é muito tempo! O engraçado é que o pôster do filme parece até ter sido feito pelo Jack, pois o título está diferente! O Jack macaco, não o Jack... Jack... é, você entendeu... savy? Ok, uma explicação: antes, o título do filme iria ser Dead Men Tell No Tales, mas depois, na última hora, mudaram para Salazar's Revenge. Se perguntarem para mim, eu manteria o primeiro, mas enfim, a questão é que os pôsteres finais do filme acabaram saindo com o título anterior, como este que eu postei na capa da resenha.

E assim, embarcamos todos para mais pirataria em alto mar! Içar âncoras e velas, vamos lá seus molengas, hahahahaha!

A trama inicia mostrando um personagem lááá da primeira trilogia; isso mesmo, Will Turner, de volta com sua maldição, aquela que ficou com ele após o final do terceiro filme. Nos é revelado que o filho dele, Henry Turner, tentou resgatar o pai ainda moleque, só que o pai não quis sair do Holandês. Corta para nove anos depois, e conhecemos uma mulher que se diz astróloga, Carina Smyth. Então, após algum tempo de suspense, Jack entra no filme, dormindo dentro do cofre de um banco que ele iria assaltar, e então começa a diversão! Que saudades desse cara! Enfim, ele topa com Carina e os dois são capturados para enforcamento e Jack para a guilhotina, mas são resgatados por Henry. Mais a frente, o bom e velho Capitão Barbossa também entra na diversão, e todos começam a ir atrás de algo.

Jack está atrás de... adivinhe... um tesouro, óbvio! Mas pra isso ele precisa do glorioso mapa que nenhum homem consegue ler. Aí a coisa se complica, porque nenhum marujo conseguia ler mapas mesmo! Enfim, Henry vai atrás de resgatar seu pai, ele ficou sabendo de uma forma de quebrar a maldição dele. Carina embarca na aventura porque ela também está atrás de seus parentescos, e se junta aos bucaneiros para navegarem, pilharem, saquearem, e se meterem em enrascadas.

Só que, no meio de tudo isso, está também o fantasma do pirata Salazar, e sua trupe de mortos-vivos; Salazar planeja se vingar de Jack, por causa de algo que o Chapolim Colorado dos sete mares aprontou com ele anos atrás. Aí Salazar sequestra o Barbossa e os dois começam a negociar para tentar atrapalhar a vida do Jack, afinal, cabeças podem rolar nessa bagunça toda.

A aventura é muito bacana, muito divertida. Claro, este filme ainda comete pecados, não é, de forma alguma, bom como os dois primeiros da série eram; mas tem muitas qualidades legais que fazem valer a pena a assistida. Os diretores são a dupla Joachim Rønning e Espen Sandberg, diretores de um filme norueguês muito bom de 2012 chamado Kon-Tiki, que eu assisti em 2013 justamente para ver se a dupla era boa mesmo de serviço. Gostei muito do filme deles, também de navegação, mas aqui em Salazar's Revenge, eles se limitam a seguirem a fórmula, sem ousarem tanto.

Enfim, apesar disso, a aventura mesmo assim ainda é muito bacana, e diversão garantida. Se você estiver procurando fugir um pouco dos problemas e embarcar em algum escapismo por boas duas horinhas de pura comédia e diversão, então eu recomendo que você assista! O filme recupera muitos elementos da trilogia original de Gore Verbinski, inclusive contando com as aparições relâmpago do Orlando Bloom, como eu já mencionei, e da Keira Knightley, retornando aos papéis de Will Turner (com a mesma atuaçãozinha canastrona) e Elizabeth Swann. Tem também o retorno triunfal do navio Pérola Negra, que eu achei sensacional! Minha emoção ao ver o navio sair da garrafinha e crescer imponente na água de novo foi emoção digna de fã mesmo.

Um pouco de spoilers abaixo, desculpem, eu tenho que mencionar isso, caso já tenha visto o filme, é só marcar o texto, se não viu ainda, pule a linha marcada e vá para o último parágrafo.

------------- SPOILER ZONE -------------
A única coisa que eu achei triste, foi terem dado um fim no capitão Barbossa. Eu consigo entender os motivos, mas eu simplesmente adorava este personagem, e achei que, pelo menos neste filme, isso não era necessário. Me partiu o coração vê-lo afundar lá junto com Salazar e seus asseclas, especialmente porque a filha dele, no final, acaba sendo a Carina, mas enfim, vida de pirata, não é? Uma saudação especial a Geoffrey Rush, que nos trouxe muitas alegrias estes anos todos na série!
------------- SPOILER ZONE -------------

Por fim, desta vez, contamos com uma palhinha também rápida de outro músico clássico famoso; estou me referindo a Paul McCartney, ex-Beatle, fazendo aqui o tio de Jack Sparrow! Desta vez o Keith Richards acabou ficando a escanteio, mas quem sabe ele não aparece no sexto filme da franquia? Já pensou, a família Sparrow reunida no filme que vem? Macacos me mordam! Ah, como que eu sei que vai ter um sexto filme? PORQUE EU NÃO SAÍ CORRENDO PARA FORA DA SALA COMO SE FOSSE TIRAR A MÃE DA FORCA! Na cena pós-créditos, amigão, tem a deixa para o próximo filme, e parece que outro personagem clássico vai dar as caras, então se preparem! E não percam essa tremenda navegada novamente no universo dos bucaneiros da Disney, uma aventura bacana, e muito divertida.

Está aí, mais um filme bacana da série. E enquanto estiverem dispostos a fazerem, podem contar com minha presença em cada sequência, pois eu nunca me canso desses filmes! Ou eu simplesmente deveria dizer... YOO-OHH--OHHH... A PIRATE'S LIFE FOR MEEE!!

Pirates of the Caribbean: Salazar's Revenge (2017)
Título em português BR: Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar

Direção: Joachim Rønning, Espen Sandberg
Produção: Jerry Bruckheimer, Terry Rossio
Roteiro: Jeff Nathanson, Terry Rossio
Trilha sonora: Geoff Zanelli

Estrelando: Johnny Depp, Geoffrey Rush, Brenton Thwaites, Kaya Scodelario, Javier Bardem, Kevin McNally, Golshifteh Farahani, David Wenham, Stephen Graham, Angus Barnett, Martin Klebba, Adam Brown, Giles New, Orlando Bloom, Keira Knightley, Paul McCartney, Delroy Atkinson, Danny Kirrane, Anthony De La Torre, Lewis McGowan, Alexander Scheer

Outros filmes desta cinessérie:
Pirates of the Caribbean: Salazar's Revenge (Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar) (2017)
- Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides (Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas) (2011)
- Pirates of the Caribbean: At World's End (Piratas do Caribe: No Fim do Mundo) (2007)
- Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest (Piratas do Caribe: O Baú da Morte) (2006)
- Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl (Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra) (2003)

Trailer:

No comments:

Post a Comment