Monday, March 4, 2019

RECOMENDAÇÃO: 5 discos para quem não curte Carnaval

Pensaram que eu tinha sumido no Carnaval? Bom, estou só aproveitando o descanso, uma vez que eu costumo... é... "pular" o Carnaval. Sabe o que quero dizer. E como eu não sou o único que não aprecia o Carnaval, decidi fazer indicações. Aqui vão 5 indicações de música pra você que não é muito da turma do skindô-skindô e pra você que não quer ver a Mangueira entrar. São discos que eu tenho ouvido recentemente, tanto coisas novas quanto nostálgicas, e acho que vai trazer um brilho especial para muitas pessoas neste feriado.

1) The Way of the Fist (2007)
   (Five Finger Death Punch)

Rapaz, eu descobri por acaso isso daqui, juro que não conhecia! Hora que eu coloquei para escutar e aquele som saiu da caixa direto para meus tímpanos, fiquei abobado! Que disco maravilhoso! É porrada atrás de porrada! Trash Metal de respeito, como eu não ouço faz muito tempo! Quanto mais eu escuto esse grupo americano, mais eu fico doido, cara! Estou em um caso de amor com o play do Spotify lá no perfil deles, porque estou ouvindo a discografia do grupo agora, disco a disco. Não é uma banda muito velha, lançou este disco aqui em 2007, e foi a estreia deles. A faixa "The Bleeding" está rolando direto no meu som, no último volume até, quando minha filha não está por perto, hahaha! Se você curte um som pesadíssimo, com altas doses de agressividade, sem frescura, sem delicadeza, só porrada regada a letras cruas e palavrões, uma atrás da outra, vai atrás disso agora! Olha o nome da banda: "o soco mortal de cinco dedos". Como você não vai ficar pelo menos interessado em escutar uns caras com um nome desse!?


2) ZAPPAtite - Frank Zappa's Tastiest Tracks (2016)
   (Frank Zappa)

Essa é uma das compilações mais malucas que eu já vi. Bom, pensando melhor, a obra do Zappa é maluca em si mesma, então até faz sentido. Pra você que nunca ouviu falar desse cara, foi um dos guitarristas e compositores mais influentes do mundo musical. Eu confesso que não sou de ficar escutando muito a obra dele, mas eu vez ou outra me desafio a ouvir coisas que eu normalmente não escuto, faz com que você mantenha a cabeça aberta para novas possibilidades. Engraçada até a forma como as faixas são divididas. Você tem o Zappa na capa, vestido como dona-de-casa, e atrás você tem três sessões de cardápio: aperitivos, entradas e sobremesas. Clássicos do músico de álbuns consagrados como Joe's Garage, Apostrophe, e outras das principais obras do guitarrista estão aqui para você degustar. Se você curte um lance diferente, ouça, vai pelo menos te divertir.


3) Twilight Theater (2010)
   (Poets of the Fall)

Este eu até tenho resenha no blog, acesse para ler. Trata-se de uma das melhores bandas da atualidade, infelizmente ainda pouco conhecida no Brasil, e que precisa de mais projeção. O Poets of the Fall se enquadra mais na categoria de Pop Rock, e o som deles é tão legal, que você se pega voltando e escutando a mesma coisa várias e várias vezes. Este quarto disco deles é um dos que mais marcou a trajetória da banda, até hoje entre os meus cinco favoritos, e você definitivamente precisa conhecer. Faixas com melodias que variam desde o Rock até a suavidade das baladas acústicas, músicas inesquecíveis como "War", "Given and Denied" e "Smoke and Mirrors" ficarão tocando no seu disk-jóquei mental por dias a fio no REPEAT. Você navegará pelas melodias e arranjos brilhantes do grupo finlandês e mergulhará nas letras poéticas e maravilhosas que acompanham essas melodias. Uma vez que você começar a escutar, eu garanto, vai querer conhecer tudo que eles tem.


4) If I Can Dream (2015)
   (Elvis Presley with the Royal Philharmonic Orchestra)

O sonho maior de Elvis Presley era tocar seus sucessos com uma orquestra. Este sonho nunca chegou a se realizar quando ele estava vivo, então essas gravações escolhidas a dedo foram selecionadas e remixadas com a instrumentação da orquestra. É um disco absolutamente maravilhoso, impecável. Mistura as performances eletrizantes do Rei do Rock e o som cativante da Royal Philharmonic Orchestra. Grandes temas clássicos como "Burning Love", "Bridge Over Troubled Water", "In the Ghetto", sucessos Gospel como "How Great Thou Art" e "An American Trilogy" e performances eletrizantes como em "Steamroller Blues" irão te levar em uma viagem inesquecível! Você não vai se arrepender. Se não conhece este disco, cara, vai atrás, é música da mais altíssima qualidade. Bom... tudo que vem do Elvis é da mais altíssima qualidade.


5) Rádio Pirata - ao vivo (1986)
   (RPM)

Para terminar, uma recomendação brasileira. Este é o disco que me apresentou ao Rock, quando eu tinha meus 8 anos de idade. Foi o primeiro disco de vinil que eu tive na vida também, e até hoje eu o escuto em casa, e hoje em dia ouço junto com minha filha, ela adora. Para mim, este é o show de Rock mais clássico e icônico que existe no Rock brazuca, e não existe qualquer outra banda que eu recomendaria para alguém que queira conhecer o Rock nacional. O RPM é o responsável por três discos clássicos da discografia brasileira, este aqui, o primeiro disco deles, e o segundo. Depois disso, não há muito para mim o que recomendar deles, o essencial está aqui. O grupo também é responsável por, pra mim, a melhor introdução já feita no Rock nacional, a introdução da faixa "Revoluções por Minuto". Cara, eu piro sempre que escuto aquilo! Aquele tecladinho do Schiavon, aquela batida da bateria do Paulo P.A., aquilo chega até a arrepiar os pelos do braço! Outros clássicos nacionais, como "Alvorada Voraz", "Olhar 43", "Flores Astrais" ou a ótima "Rádio Pirata" também estão presentes, e vão fazer você viajar para uma época no Brasil que a música brasileira explodia em criatividade, ousadia e qualidade.

------------

Feitas as recomendações, desejo a todos um bom feriado, e depois, se acharem legal, comentem as recomendações. Até breve!

No comments:

Post a Comment