Monday, August 28, 2017

FILME: Batman & Harley Quinn (Batman e Arlequina)

Nota: 7 / 10

Posso parecer que estou louco, mas esta animação me fez sentir como se estivesse dormindo e, ao acordar, me vejo no final dos anos 90 de novo. Ou início dos anos 2000. Foi uma animação absolutamente movida pela nostalgia, pela paixão a um trabalho primoroso que deu muito certo, e pelos anos e anos que Bruce Timm esteve brilhantemente no comando do Batman.

Parece até que o tempo não passou. E apesar desta animação estar atrelada à série DCUAOM, ela também se qualifica como um retorno ao DCAU, que havia acabado em 2006. Os traços dos desenhos são idênticos, cuidadosamente reproduzidos aqui. Isso sem falar nas inúmeras referências! Pena que pára por aí. Apesar da nostalgia, a história é fraca.

Sunday, August 20, 2017

EDITORIAL: Descontinuação - O Canto do Cisne

Pessoal, é o seguinte: primeiramente, eu gostaria de dizer que pensei muito mesmo, antes de tomar esta decisão. Pensei mesmo. Inclusive, tinha decidido isso ainda ano passado, mas voltei atrás e resolvi caminhar um pouco mais pra ver até onde iria. Só que chegou num estado de coisas que eu não consigo mais suportar. Estou descontinuando a sessão CANTO DO CISNE do meu blog.

Friday, August 18, 2017

NO CINEMA: War For The Planet Of The Apes (Planeta dos Macacos: A Guerra)

Nota: 9,5 / 10

Matt Reeves simplesmente fechou a conta com categoria e muita profundidade! Não houve um momento sequer deste terceiro prelúdio da saga Planet of the Apes que eu achei fora de lugar. Tudo se encaixava, tudo se completava... e se conectava. Ao final, temos o link perfeito para o filme de 1968, de Franklin J. Schaffner.

Dirigido com primor, e escrito com grande competência, War for The Planet of the Apes, o oitavo filme da série, e o terceiro prelúdio da história é um filme pesado, dramático, e muito intenso. Há boatos por aí que um quarto filme está em produção, mas eu acho que não há necessidade. A história fecha muito bem aqui e dá a deixa para o filme de 68 com primor. Só se forem mostrar a macaquização do mundo, só pode. Enquanto esperamos vamos checar este excelente terceiro prelúdio.

Tuesday, August 15, 2017

HQ: Gotham By Gaslight (Gotham City 1889)

Nota: 8 / 10

Este é um conto bem pouco usual do Batman. Escrito em 1989, ele é uma história não-canônica, que se passa em um "e se..." tipo de universo. Aqui, o autor tenta imaginar o Batman, se ele tivesse sido criado na época vitoriana, em 1889.

A ideia é sensacional. A execução é só ok. Existe outra história do Batman que se passa neste universo vitoriano, Master of the Future, de 1991, escrita pelo mesmo autor, e é bem mais legal do que essa, mas como vai sair uma animação deste conto do morcego ano que vem, resolvi apresentá-lo a vocês.

Brian Augustyn se empenha em nos trazer as repercussões que o homem-morcego traria se um dia se deparasse com o desafio de enfrentar um certo assassino londrino famoso. A atmosfera parece algo saído de qualquer boa história de Hercule Poirot ou Sherlock Holmes.

Monday, August 14, 2017

CD: Brutal - Dr. Sin

Nota: 10 / 10

Descobri o Dr. Sin pelo álbum Insinity, exatamente na mesma época que lançavam o álbum Dr. Sin II, em 2000. Imediatamente fui capturado pelo som deles. Que Hard Rock maravilhoso eles faziam naqueles discos! Tive a grata surpresa de ver que eram uma banda brasileira, e então comecei a segui-los. Claro, não graças à mídia "especializada"; veículos como a rádio e a TV nunca fizeram coisa alguma por eles, muito pelo contrário, dava-lhes o desprezo total e absoluto, mas mesmo assim, eles seguiam em frente. O Brutal, por sua vez, me deixou em êstase! Vamos conferir então o segundo trabalho deles, de 1995. 

Thursday, August 10, 2017

MATÉRIA: DCEU - Origens Secretas: Aquaman


Chegou a hora de vermos o herói da DC que eu menos acho graça. Nunca fui tão chegado no Aquaman, e não escondo. Apesar de reconhecer que ele tem um traje legal e poderes bacanas, sempre achei o personagem meio... meh... até gostava dele quando via no desenho dos Superamigos, mas nunca vi muita utilidade para ele fora d'água. Minha opinião sobre ele até mudou um pouco para melhor, depois de eu ler dois arcos de história do personagem e assistir um filme animado, mas mesmo assim, é o personagem da DC que eu menos tenho interesse. Mas ele está aqui, então vamos conhecer.

Ator: Jason Momoa

Friday, August 4, 2017

NO CINEMA: Dunkirk (Dunkirk)

Nota: 9 / 10

O grande diretor Christopher Nolan, que fez Memento (Amnésia), a obra-prima Inception, Interstellar e a ótima trilogia do Batman, retorna com este fantástico e autêntico retrato de um dos momentos mais importantes da história mundial. Sim, desta vez temos um filme do diretor baseado em fatos reais.

Quando é imposto um cerco a tropas de aliados ingleses e franceses da Bélgica na Segunda Guerra Mundial, um grupo de soldados ficam acuados na ilha de Dunkirk, bombardeada por soldados alemães, fato que faz com que lutem pela sua sobrevivência.

Sendo fã de longa data do diretor, desde o filme Memento, fui conferir mais este trabalho dele. E que experiência intensa!