Monday, July 23, 2018

NO CINEMA: Hotel Transylvania 3: Summer Vacation

8,5 / 10
Terceiro filme da franquia Hotel Transylvania é divertidíssimo e a melhor e mais madura parte da cinessérie!

Confira minha opinião!

Título brasileiro: Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas
Direção: Genndy Tartakovsky
Elenco de vozes original: Adam Sandler, Andy Samberg, Selena Gomez, Kevin James, Fran Drescher, Steve Buscemi, Molly Shannon, David Spade, Keegan-Michael Key, Jim Gaffigan, Kathryn Hahn, Asher Blinkoff, Chris Parnell, Joe Jonas, Chrissy Teigen, Mel Brooks, Aaron LaPlante, Michelle Murdocca, Genndy Tartakovsky, Joyce Arrastia, Sadie Sandler, Sunny Sandler, Tara Strong, Libby Thomas Dickey, Patrick Harpin, Craig Kellman, Joe Whyte, Jaime Camil, Brian T. Delaney, Robin Atkin Downes, Jessica Gee-George, Fred Tatasciore Silvestre, Carlos Saldanha


Bem, pelo menos eu consegui assistir a um dos filmes da série no cinema. Eu havia perdido os outros dois filmes da série, o primeiro porque não consegui ver mesmo, foi uma questão de escolha. O segundo, em 2015, justamente porque eu havia perdido o primeiro, e não foi possível eu ver nem um, nem outro. Aí, no começo deste ano, eu segui o conselho de um amigo, e comprei uma caixa de DVDs com os dois filmes, achando também que eles seriam um bom veículo para apresentar à minha filha de 2 anos, daqui alguns anos, os elementos de terror de forma divertida. Acabou que eu me diverti bastante! Não é o meu tipo de filme de animação, mas eu acabei me divertindo, ainda mais conhecendo o histórico dos personagens em suas versões originais assustadoras.

Pois bem, decidi que este ano eu iria ver o terceiro nos cinemas, muito embora eu não esperasse pegar uma versão legendada com o áudio original em inglês. No fim do dia, eu consegui fazer algo raro, aproveitando o recesso da escola de inglês que eu dou aula: enquanto minha esposa trabalhava no banco, eu fui ver a versão legendada, a única que havia em um dos cinemas da cidade, e à noite, levei ela e dois sobrinhos meus para ver a versão dublada em outro! Foi muito bacana.

Este terceiro Hotel Transylvania acabou se tornando o meu verdadeiro "zing" da franquia. Enquanto com os outros dois eu apenas me diverti, com este aqui, eu senti que a narrativa foi um pouco mais além, evoluiu. Para mim, é o melhor dos três filmes, porque a trama não fica só centrada em elementos de agora, ela trás coisas lá do século XIX para a narrativa, e mostra uns pequenos momentos em que esses monstros, muito embora ocupem nesta série um papel de sátira, se apresentem de forma mais sombria e até dramática, sem é claro, abrir mão da diversão que é marca registrada desde o primeiro.

Na trama, vemos os monstros em uma viagem de trem, enquanto uma entidade misteriosa vem para caçá-los. Este é um integrante da família Van Helsing, Abraham. Drácula enfrenta ele e o coloca no seu lugar. De forma cômica, são mostrados outros confrontos que tiveram, estabelecendo que os Van Helsing nunca conseguiram pegar o vampirão. Corta para o presente, em que numa decisão para fugir da rotina, os monstros deixam o hotel deles para partirem em uma viagem num cruzeiro marítimo com parada no Triângulo das Bermudas e destino à cidade perdida de Atlântida. A sequência deles no voo com os Gremlins é uma das mais divertidas do filme. As piadas possuem o timing cômico certinho, muito bem colocadas, foi tranquilamente o filme da série que eu mais ri. Um dos personagens monstros, o monstro de espinhos pontudos está se casando, e na hora do baile, Drácula se sente solitário, vendo o Frankenstein, a Múmia, o Homem Invisível e mesmo sua filha dançarem. Uma noite, em seu quarto, ele começa a querer paquerar, e é aí que a viagem acontece. E o que acontece nela? Drácula... ééé... "zingou". Se apaixonou de novo, após tantos anos, pela comissária de bordo do navio do cruzeiro. Só que ela é tataraneta de advinha quem? Isso mesmo! O Van Helsing daquela noite fatídica do século XIX. POIS É.

A partir daí, você já sabe. Ah, e o tataravô dela também está no meio da bagunça. Como? Oras, ele substituiu suas partes corporais por mecânicas e com isso se manteve mais de um século vivinho. Sim, é bem mentiroso neste nível! Mas também, para uma história com monstros do universo de terror, tá valendo! Nada de anormal considerando as leis deste mundo. Enfim, o tataravô dela fica projetando todas as ações da tataraneta durante o cruzeiro, e ela finge ser uma boa servente da monstraiada, mas o que eles querem mesmo é acabar com todos eles, inclusive com o seu antigo rival, o Drácula. E eis o twist da história, para complicar mais ainda as coisas: a filha de Van Helsing começa a ter um... isso, um "zing" com o vampiro.

Desta forma, rola o lance shakesperiano e os dois se veem entre a cruz e a espada, principalmente a moça. Ficar com Drácula ou acabar com ele? Este imbróglio vai durar até o gran finale (e realmente é um final bem pomposo), enquanto os monstros aprontam todo tipo de palhaçadas! O geleia verde, por exemplo, vomita um rebento; o neto do Drácula consegue um cachorro gigantesco; Frankenstein tem vício por jogar e perde partes do corpo por isso nas apostas. Tudo isso, entre várias outras palhaçadas divertidíssimas! Diversão monstruosa que vai agradar a todos, principalmente as referências musicais do final, que contam com Beach Boys, Bobby McFerrin eee... Los Del Rio! Os nerds grandinhos vão sacar minha referência! Eu não quero estragar a surpresa final, você tem que assistir!

Enfim, como eu disse lá no começo, este pra mim é o melhor filme da série! Os roteiristas começaram apenas com roteiros divertidos, mas aqui, a franquia chega com um pouquinho mais de maturidade. Sorte do Adam Sandler e sua trupe, que anda meio mal das pernas nos filmes de carne e osso. Ah, e leve toda a família junto para assistir! Eu fui na segunda vez, dublada, com minha esposa e meus sobrinhos, e todo mundo se mijou de rir! O cinema então veio abaixo com o filme! Recomendo, e ainda te aviso: compre pipoca grande, refri, docinho, e leve a família, que a diversão é para todos! Blá, blá, blááááá!!

Hotel Transylvania 3: Summer Vacation (2018)
Produção: Michelle Murdocca, Carey Smith
Roteiro: Michael McCullers, Genndy Tartakovsky (baseado em personagens criados por Todd Durham)
Trilha sonora: Mark Mothersbaugh e Tiësto (DJ)

Elenco da dublagem brasileira:
Alexandre Moreno, Fernanda Baronne, Mckeidy Lisita, Mauro Ramos, Mônica Rossi, Jorge Lucas, Miriam Ficher, Marcelo Garcia, Reginaldo Primo, Márcio Simões, Flávia Saddy

Outros filmes desta cinessérie:
Hotel Transylvania 3: Summer Vacation (Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas) (2018)
- Hotel Transylvania 2 (Hotel Transilvânia 2) (2015)
- Hotel Transylvania (Hotel Transilvânia) (2012)

Trailer:




Trailer dublado:

1 comment:

  1. Eu assisti duas vezes no cinema e adorei demais. Vale muito a pena assistir, é um dos Melhores filmes de Adam Sandler o desenho é ótimo. Tem uma trilha maravilhosa e como todos os filmes dele da para assistir com toda a família e rir um tempo. O Adam Sandler é um dos meus atores favoritos.

    ReplyDelete